Para rede especializada, loja autônoma oferece o dobro da margem de um supermercado tradicional

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Sheila Hissa - redacao@savarejo.com.br -

Onii tem plano agressivo de expansão e processo para definir mix assertivo, essencial para o sucesso do formato


Foto: Divulgação
 

Definitivamente as lojas autônomas de condomínios começam a explodir no Brasil como uma forma de se aproximar ainda mais do cliente, de otimizar custos e de garantir melhores margens. O modelo também se espalha por clínicas, hospitais, clubes, faculdades, empresas e construtoras. São lojas que exigem muita tecnologia e pouca mão de obra.

Boa parte dessas unidades é iniciativa de jovens digitais com uma ideia na mão e alguns algoritmos na outra. A Be Honest, parceira do Supernosso (veja link para matéria no final do texto) é um exemplo. E a Onii , startup de tecnologia para o varejo, é outro. Sem DNA no setor, a empresa opera a maioria das lojas instaladas, mas existem outros modelos.

É possível, por exemplo, a startup ceder a tecnologia e a exploração do ponto em um condomínio, cujo contrato já foi celebrado. O negócio fica nas mãos de um morador ou um empreendedor, que paga pelas licenças de uso e recebe todo o apoio para operar com eficiência. Construtoras como a Cirella dão sua marca às lojas projetadas em seus prédios, e a operação fica 100% com a Onii.

Números importantes

300 lojas já foram instaladas em 16 Estados pela Onii
10% a 12% Margem média das lojas autônomas, contra 5% de uma loja tradicional
500 novas unidades previstas

Fonte: Empresa

Na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, a empresa ergueu a primeira loja com um empreendedor local e desenvolve programas de capacitação a moradores para que operem lojas em condomínios de luxo no Morumbi, bairro vizinho. A empresa oferece treinamento sobre o modelo de negócio e a operação – precificação, layout, como expor os produtos, etc.

Mix assertivo

Antes de a operação ser iniciada, um questionário circula entre os futuros usuários para que apontem os produtos mais desejados. Essas indicações são confrontadas com informações do banco de dados para então se definir a estrutura básica. Com as vendas e as sugestões rotineiras dos clientes, por meio do aplicativo da Onii, vão sendo feitos ajustes para tornar o sortimento mais atraente. Afinal, se trata sempre do mesmo público, com suas necessidades bem marcadas.

Em geral, o sortimento é de indulgência e conveniência: cerveja e outras bebidas, frios fatiados, queijos, snacks, carne para churrasco, gelo, carvão, refeições prontas.

Conrado Rantin, cofundador e responsável por operações e trade da Onii, avisa que qualquer mudança no perfil dos usuários pode ter impacto sobre o mix. “Num condomínio de 70 apartamentos, quando o melhor cliente se muda, isso tem importância. É diferente de uma loja convencional onde a falta de um consumidor é compensada pela entrada de vários outros”, diz. “Imagine se entra no prédio uma família de veganos. É preciso incluir novos itens rapidamente e de forma cirúrgica”, acrescenta.

Modelos de negócio

Onii Market é um dos modelos com área média de 10 m2 a 30 m2 e sortimento de 400 a 800 SKUs
Onii Box – máquinas de venda, com 2 a 6 metros lineares e 150 a 300 SKUs

Como ocorre com o varejo tradicional, a loja autônoma também viabiliza parcerias com a indústria, seja para ganhar enxoval, instalar um refrigerador ou receber orientação sobre a melhor exposição

Desafio do modelo

  • O maior desafio é a logística, porém Conrado lembra que o modelo está amadurecendo e abrindo novas frentes para equilibrar a operação
  • Os operadores podem tanto receber os produtos direto da indústria quanto de distribuidores e atacadistas. Cada um escolhe o jeito mais competitivo de operar
  • Furtos e compras não registradas ou registradas de maneira errada ocorrem, mas com impacto pequeno sobre a margem. Segundo o executivo da Onii, não vale a pena investir em tecnologia tipo Amazon Go, porque é caríssima e a operação não justifica o investimento. “O que temos garante a identificação dos desvios e permite ações de correção”, assegura Conrado

 

LEIA MATÉRIAS COMPLEMENTARES:

Matéria publicada originalmente na revista SA Varejo de janeiro/2022

775 lojas de proximidade abertas nos últimos quatro anos

Segmento que mais cresce no GPA, proximidade ganha papel cada vez mais estratégico

Proposta de conveniência com preço de super nas lojas de proximidade do Bahamas

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