775 lojas de proximidade abertas nos últimos quatro anos

Avaliação:

(7 Avaliações)

Sheila Hissa - redacao@savarejo.com.br -

Os dados foram levantados pela Geofusion com exclusividade para SA Varejo. Nos últimos anos, o segmento ganhou subformatos, o que tem ampliado as oportunidades de mercado


Fotos: Divulgação
 

 

Há poucos anos era fácil classificar as lojas de proximidade. Basicamente eram unidades pequenas, localizadas em pontos estratégicos, que ofereciam sortimento de reposição e/ou conveniência. Esse conceito persiste, mas agora tem filhotes com público-alvo, posicionamento e planos de negócio diferentes. Outra novidade: essas lojas já não surgem apenas das mãos do varejista tradicional. Passaram a mobilizar empresas de tecnologia, construtoras, condomínios.

Não é à toa que o número de unidades continua em permanente avanço. A Geofusion , empresa de inteligência geográfica, analisou 100 redes de diferentes regiões do País, com no mínimo 10 lojas cada, e constatou que elas têm investido pesado em novas unidades.


775 Lojas de proximidade abertas nos últimos quatro anos

O avanço das aberturas no formato de proximidade é consistente, segundo a Geofusion. O destaque é o salto de 40% que houve em 2020 em comparação ao ano anterior. A pandemia e os novos hábitos foram combustíveis que aceleraram o crescimento do modelo.

 

O que os dados mostram

As informações da Geofusion reforçam que a expansão do modelo de proximidade é um movimento intenso. Ele reflete a preocupação do setor em chegar cada vez mais pertinho do consumidor e atendê-lo com itens de reposição, indulgência e, até certo nível, de abastecimento.

Há ainda a questão da comodidade, uma necessidade intensificada pela pandemia, já que o brasileiro passou a procurar também maior segurança sanitária. Porém é a vida atribulada e a valorização de tempo livre que têm oferecido cada vez mais espaço para essas lojas pequenas. As grandes compras de abastecimento continuam fomentando atacarejos e supermercados, enquanto as unidades de proximidade mantêm um enorme potencial de exploração em vários cantos do País.

Quatro empresas refletem o futuro promissor. Duas delas, GPA e Onii (lojas autônomas), participaram da live Papo de Varejo, transmitida quinzenalmente pelas redes sociais da SA Varejo, cujas informações reproduzimos nesta reportagem (acesse pelo link:  https://www.youtube.com/watch?v=O9sY2dunUrY&t=890s ). Trazem os ainda os exemplos das mineiras Bahamas e Supernosso , que igualmente inovam em sua atuação.

As lojas de proximidade complementam a estratégia de omnicanalidade das redes, entrando em bairros de diferentes perfis de consumo. Permitem ainda a expansão de subformatos com menores exigências imobiliárias e custos de operação inferiores aos dos demais modelos, de acordo com técnicos da Geofusion, empresa especializada em soluções baseadas em inteligência geográfica de mercado


Participação dos Estados no total de inaugurações do modelo

A maior fatia fica com São Paulo, que responde por 57,7% do potencial de consumo de alimentos em domicílio na região Sudeste.

 

LEIA MATÉRIAS COMPLEMENTARES:

Matéria publicada originalmente na revista SA Varejo de janeiro/2022

Segmento que mais cresce no GPA, proximidade ganha papel cada vez mais estratégico

Proposta de conveniência com preço de super nas lojas de proximidade do Bahamas

Varejista vê nas franquias de lojas contêineres impulso ao segmento de proximidade

Para rede especializada, loja autônoma oferece o dobro da margem de um supermercado tradicional

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                                         LinkedIn                                                                                                        ,                                                                                                        Instagram                                                                                                        e                                                                                                        Facebook

 

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade