Segmento que mais cresce no GPA, proximidade ganha papel cada vez mais estratégico

Avaliação:

(3 Avaliações)

Sheila Hissa - redacao@savarejo.com.br -

Entenda o apetite da companhia por crescimento nesse formato e como ele tem evoluído na companhia


Foto: Divulgação

 

Uma das empresas pioneiras no modelo, o GPA  tem cerca de 238 lojas de proximidade divididas sobretudo em duas bandeiras: Mini Extra e Minuto Pão de Açúcar, além de uma unidade Pão de Açúcar Fresh, inaugurada em outubro do ano passado.

Nenhum dos modelos se posiciona como as tradicionais lojas de conveniência, mais comumente localizadas em postos de gasolina. “Somos o mercadinho de bairro onde o cliente consegue resolver sua compra de carne, verdura, padaria, perecíveis”, afirmou Paulo Epaminondas, diretor de operações de formatos especializados do GPA na live de entrevistas da SA Varejo, em 15 de setembro último. “Nossa ideia é ser o melhor vizinho do bairro. Queremos concorrer com os pequenos varejos de até 5 checkouts”, acrescentou. O executivo disse ainda que cabem muitas lojas em São Paulo, capital e interior, áreas altamente verticalizadas com grande densidade de pessoas. Já existem planos para lojas em Santos, Guarujá, Campinas, Jundiaí, etc.

Números importantes

13 trimestres de crescimento em duplo dígito do formato
12% Avanço em mesmas lojas no 3º trimestre de 2021 sobre igual período de 2020
59% Alta no 3º trimestre sobre os mesmos meses de 2019

Fonte: Release de resultados do GPA do 3º trimestre

 

Boa rentabilidade
“Com estrutura econômica bem saudável, o Minuto deixa resultado bom para a companhia”, afirmou Paulo Epaminondas, diretor de operações de formatos especializados do GPA no programa Papo de Varejo, em setembro passado

Perfil

Foco no público A e B
6 mil itens, entre básicos e linhas de consumo gourmet
63% dos tíquetes identificados – maior assertividade na revisão regular do sortimento e na quantidade de reposição
CD exclusivo para o formato em São Paulo, multicategoria, com 56.000 m2, facilitando composição da carga e diminuindo custos

Plano de expansão agressivo

14 lojas inauguradas nos últimos dois anos
+ 17 lojas entregues até dezembro/2021
+ 100 lojas nos próximos três anos
Vai acelerar principalmente no Estado de São Paulo em cidades como Campinas, Sorocaba, Jundiaí, Santos, Guarujá


“Tivemos recuperação dos modelos office e de passagem em 2021 em relação a 2020, mas, como a base era bem pequena, continuamos distantes do que tínhamos antes da pandemia”
Paulo Epaminondas
em live da SA Varejo. Ele ressaltou, contudo, que a empresa continua acreditando na fórmula e é só uma questão de tempo e ajustes.

 

Em tempo de espera

As lojas de proximidade do GPA localizadas em endereços com grande número de empresas (office) e as que estão em locais de grande fluxo de pessoas (de passagem) sofreram bastante com a pandemia e estão com as inaugurações congeladas até segunda ordem. Ainda não está claro para o GPA como será o fluxo de pessoas nas empresas e ruas, já que a Covid persiste e ainda não se conhece a composição de trabalho das empresas, se domiciliar, em escritório ou ambos

 

LEIA MATÉRIAS COMPLEMENTARES;

Matéria publicada originalmente na revista SA Varejo de janeiro/2022

775 lojas de proximidade abertas nos últimos quatro anos

Proposta de conveniência com preço de super nas lojas de proximidade do Bahamas

Varejista vê nas franquias de lojas contêineres impulso ao segmento de proximidade

Para rede especializada, loja autônoma oferece o dobro da margem de um supermercado tradicional

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                                         LinkedIn                                                                                                        ,                                                                                                        Instagram                                                                                                        e                                                                                                        Facebook

 

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade