Carrefour e GPA já adotam plataformas de retail media

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Alessandra Morita -

Conheça três soluções disponíveis no Brasil para conectar a indústria a dados do varejo, tornando a publicidade mais assertiva. Veja também quais os resultados práticos


Foto: Adobe Stock

Soluções de retail media que conectam a indústria a dados do varejo, permitindo maior assertividade na publicidade dentro e fora das redes, começam a ser adotadas no Brasil. Carrefour e GPA são exemplos práticos disso. Mas quais as plataformas disponíveis no Brasil? Newtail, relenvanC e Bornlogic são algumas soluções encontradas por aqui.

Newtail

A empresa tem uma boa experiência envolvendo indústrias e redes regionais, como Zona Sul (RJ) e ABC (MG). Sua solução integra os sistemas das varejistas, como CRM, catálogos, etc. e inclui um mapeamento de todos os pontos de publicidade disponíveis, assim como a precificação deles. “Disponibilizamos esses ativos para a indústria, que pode selecioná-los de acordo com a sua estratégia. A solução garante a execução da ação e a visibilidade da performance da campanha”, explica Gabriel. “Antes, o fornecedor fazia, por exemplo, um disparo de e-mail e não sabia muito bem quantas pessoas haviam sido impactadas e, entre elas, quantas compraram. A adesão à plataforma muda esse cenário”, completa. Segundo o CEO da Newtail, convém lembrar que é possível para um varejo fazer parte da solução mesmo sem ter um CRM. O mesmo ocorre com indústrias de menor porte. “É como fazer um aporte no Google, mas, no caso da plataforma, plugamos o fornecedor a varejistas que colocam ali seu inventário de mídia para as indústrias anunciarem seus produtos. Esse modelo favorece as pequenas indústrias porque oferece capilaridade”, afirma

relevanC

A partir dos dados dos consumidores oriundos de um programa de fidelidade, por exemplo, a empresa seleciona o público potencial para a campanha e distribui para outras plataformas de mídia, como redes sociais, que vão impactar os consumidores selecionados (confira no tópico Retail Media + CRM: como funciona). A solução permite saber de quanto foi o aumento de vendas para a marca a partir da ação. Nesse sentido, há ainda outro diferencial, que consiste na metodologia utilizada pela empresa. Ela isola um grupo de clientes com as mesmas características dos consumidores selecionados expostos à campanha. Durante 14 dias, os dois grupos são acompanhados, inclusive em suas visitas às lojas físicas, o que permite mensurar o resultado da ação off e online

Bornlogic

A empresa conta com uma plataforma que fornece dados de varejistas que são seus clientes para as indústrias. Elas conseguem, a partir da solução, ter acesso a campanhas e anúncios de maior sucesso dos seus produtos nessas redes. Com isso, os fornecedores podem entender quais formatos de ações elevam mais as vendas e promover campanhas cooperadas, entre outros benefícios. Também nesse caso a plataforma permite mensurar os resultados das ações realizadas.

Na prática, os resultados aparecem. Confira:

Pernod: alta nas vendas e no tíquete médio


Foto: Divulgação

A iniciativa consistiu em a relevanC segmentar na base de clientes identificados do GPA pessoas com mais de 18 anos que consumiam a marca Pernod, de bebidas destiladas. A partir disso, foi criada uma campanha de comunicação fora do e-commerce da varejista, envolvendo as redes programáticas parceiras da empresa de retail media. Ao clicar na comunicação, os usuários eram direcionados para uma loja da Pernod dentro da página de comércio eletrônico da bandeira Pão de Açúcar. A iniciativa contribuiu para novas conversões de vendas. Confira os principais resultados mensurados da ação.

Principais resultados

14,5% Aumento nas vendas de produtos da Pernod para clientes do GPA

15,6% Crescimento do número de compradores

5% de alta no tíquete médio

Fonte: relevanC

Ambev: avanço na participação de bebidas prontas

A partir da plataforma da Newtail, a Ambev realizou na rede Zona Sul (RJ) uma ação para o Beefeater G&T, um gin tônica em lata lançado em parceria com a Pernod. Para a campanha, foram selecionados os consumidores com perfil para serem impactados por meio digital e nas lojas. Abaixo os resultados alcançados com a iniciativa.

O uso de dados nas campanhas permite otimizar o retorno sobre o investimento realizado pelas indústrias

Resultados alcançados no Zona Sul

20% Aumento nas vendas no período da ação, comparado aos últimos 3 meses

5 pontos percentuais de crescimento em participação na categoria de bebidas prontas na varejista

3 vezes maior o ganho de share do lançamento no RJ em comparação à média das demais regiões

4 vezes mais vendas nas lojas ativadas em relação às demais filiais

Fonte: Newtail

Matéria originalmente publicada na    edição de Janeiro/Fevereiro da   SA Varejo   .

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