ESG: conheça iniciativas de Carrefour, Assaí, Cepêra e M. Dias Branco

Avaliação:

(0 Avaliações)

Tatiane Pamboukian - tatiane.pamboukian@savarejo.com.br -

Exemplos mostram que muito pode ser feito para termos um planeta mais limpo e menos desigual

Cada vez mais indústrias avançam nas questões relacionadas à responsabilidade ambiental e social. Na Cepêra já ocorrem diversas ações nesse sentido, conheça 4 delas:

  • Tratamento de efluentes da fábrica, sendo parte da água reutilizada para irrigação
  • Plantio de eucalipto que depois é utilizado na queima da caldeira para gerar vapor
  • Utilização de lenha para a caldeira originária de plantio de madeira de reflorestamento
  • Realização de parcerias, como com a Eu Reciclo e a Boomera, para a destinação de resíduos, o que é um desafio

Para não repassar o investimento nas práticas de ESG ao preço dos produtos, a Cepêra está implantando novas ações aos poucos e evoluindo a cada ano, além de fazer parcerias para viabilizar algumas delas.


Foto: Divulgação

Um exemplo é a transformação de embalagens plásticas laminadas, que, por terem um valor menor no mercado da reciclagem, acabam sendo descartadas nos aterros. “Com os resíduos provenientes dos laminados, fizemos porta-utensílios e paletes, que são utilizados em nossas fábricas”, conta Décio da Costa Filho, CEO da empresa. A companhia também uniu o útil ao agradável, escolhendo, há mais de 20 anos, o licenciamento do Senninha para uma de suas linhas, já que a verba com royalties seria revertida para o Instituto Ayrton Senna.

M. Dias Branco: doação de alimentos e ações sustentáveis

Na M. Dias Branco,  2.320 toneladas de alimentos foram doados em 2022, beneficiando mais de 100 instituições beneficentes em todo o Brasil. São doações regulares nas regiões operadas pela empresa

3.600 pessoas (mais de 95% mulheres) se beneficiaram de cursos profissionalizantes no setor alimentício oferecidos pela M.Dias Branco em 2022

“Queremos ajudar as famílias a gerar renda, abrindo seu negócio ou se profissionalizando para possíveis empregos como em padarias, restaurantes ou lanchonetes”
TIAGO TIMBÓ - Gerente de comunicação, cultura e sustentabilidade da M. Dias Branco

Energia eólica
Em complexo com três parques eólicos, a M.Dias, em parceria com a Omega Energia, é responsável pela geração de 18 MW dos 97,2 MW gerados

Alguns compromissos públicos da agenda de sustentabilidade da M.Dias Branco até 2030

  • Zerar o envio de resíduos para aterros sanitários
  • Utilizar 90% de energia renovável do escopo 2
  • Diminuir as emissões de gases de efeito estufa com metas baseadas em ciência
  • Priorizar marcas de produtos com selo carbono neutro
  • Chegar a 80% de compras de fornecedores locais
  • Reduzir em 50% o desperdício de produtos
  • Impactar 150 mil pessoas pelo programa de fomento ao empreendedorismo e profissionalização no setor alimentício

No varejo, Carrefour é uma das empresas com forte atuação em ESG

Mais de 10,5 milhões de refeições complementares, por meio de doações para combate ao desperdício

600 alunos formados em 2022 pelo projeto Escola Social do Varejo*

Mais de 2 mil pessoas beneficiadas em projetos de apoio à alimentação saudável, empregabilidade e empreendedorismo

60% dos resíduos gerados recebem um destino: compostagem, biodigestor ou doação

* Projeto que tem o intuito de oferecer o primeiro emprego formal para jovens em situação de vulnerabilidade

Metas para 2025

  • Aterro Zero, o que significa dar um destino adequado a todos os resíduos de embalagens gerados
  • Tornar 100% das embalagens reutilizáveis, recicláveis ou biodegradáveis para os produtos das marcas próprias do Carrefour
  • Aumentar a participação de mulheres em cargos de lideranças, que hoje é de 38,78% – a meta global do Carrefour é ter 40% das posições-chave (diretores e diretores seniores) ocupadas por mulheres

"Fazemos ainda ações para compensar as emissões que não temos como evitar"
SUSY YOSHIMURA - Diretora de sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil

Assaí foca na redução de emissões de carbono e segue com plano de sustentabilidade dentro das práticas de governança

  • 92% das lojas já são mercado livre de energia, aumentando a participação de energia renovável limpa em nossa matriz de consumo energético. Com a migração, optamos pela aquisição de uma energia mais limpa, que contempla fontes como eólica, solar, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas
  • 117 lojas possuem sistemas de climatização automatizados instalados unidades, o que permite a redução do consumo de energia e a redução da emissão de gases no Escopo 2

"A nossa jornada para reduzir as emissões de carbono (escopos 1 e 2) em 38% até 2030 é um trabalho gradativo e que já tem conquistado importantes reconhecimentos públicos (a melhoria de nossa posição no CDP e Selo Ouro no Registro Público de Emissões do Programa Brasileiro GHG Protocolo"

FÁBIO LAVEZO - Gerente de Sustentabilidade e Investimento Social do Assaí Atacadista 

  • 17 toneladas de pilhas e baterias coletadas
  • 14 toneladas de lâmpadas coletadas
  • 300 toneladas coletadas de embalagens em geral

374 mil famílias foram beneficiadas com doação de alimentos por meio de mais de 300 instituições, totalizando o equivalente a cinco milhões de pratos de comida

Energia solar

A usina solar fotovoltaica, implantada na loja do Assaí de Rio Verde (GO) – totalizando sete usinas em operação-, possui 2.160 painéis solares, com uma capacidade de autogeração de 1,1 GWh por ano 

"Sabemos do nosso importante papel como agente transformador e, diariamente, buscamos ampliar e aperfeiçoar o nosso jeito de fazer negócio para a construção de uma sociedade cada vez mais responsável, sustentável e inclusiva. E todo esse modelo de negócio do Assaí é operado sob as regras do Novo Mercado, o mais alto grau de governança corporativa da B3. Essas e outras ações têm fortalecido as nossas condutas e são reconhecidas pelos nossos stakeholders e clientes, como o ingresso da Companhia no ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial – da B3, uma carteira de seletas companhias comprometidas com a geração de valor e impactos positivos na sociedade"

FÁBIO LAVEZO - Gerente de Sustentabilidade e Investimento Social do Assaí Atacadista 

Matéria originalmente publicada na edição de Janeiro/Fevereiro da   SA Varejo .

LEIA TAMBÉM:

Encantamento do consumidor começa na indústria e envolve 4 pontos-chave

Básico bem-feito. Esse é o primeiro passo para o varejo encantar o consumidor

Conheça a próxima onda na colaboração de dados

Carrefour e GPA já adotam plataformas de retail media

Nenhum supermercado ou fornecedor cativa o público sem fazer essa lição de casa

Presente no dia a dia do brasileiro, o supermercado representa bem mais que um local de compras

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  ,   Instagram   e   Facebook 

 

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade