Evite erros no seu cadastro

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Fernanda Vasconcelos - redacao@savarejo.com.br -

Ao automatizar o processo de cadastramento, rede catarinense zerou inconsistências e acumulou mais informações para conhecer melhor os hábitos de compra dos produtos

 

Caminhões com mercadorias devolvidas por incoerência de dados entre o pedido e o cadastro. Esse era um dos problemas enfrentados pelo Mundial Mix , 19 lojas em Santa Catarina e com previsão de abrir mais sete neste ano. Segundo Júlio Cesar Lohn, diretor comercial, uma das divergências mais comuns eram as dimensões das caixas de embarque. A isso somavam-se outras, como sabor, tamanho e peso do produto, que divergiam das informações cadastradas pela rede. Esse cenário, recorrente há dois anos, já não existe mais na varejista, que eliminou esses problemas a partir da adoção de uma ferramenta da Simplus . “Só vemos ganhos com o uso dessa solução”, afirma Lohn.

Trata-se de uma tecnologia gratuita para o autosserviço, já que é a indústria quem arca com o custo. Para torná-la acessível a todos os fornecedores, o Mundial Mix conta com uma política diferente para os de menor porte. “Se for empresa pequena, o fabricante paga o valor correspondente ao uso do Simplus apenas uma vez, para cadastrar seu produto, em vez de mensalmente”, explica o diretor comercial.

A ferramenta evita intervenção humana, diminuindo a incidência de erros, pois é integrada ao ERP do varejo. Dessa forma, autosserviço e fornecedores acessam a mesma base de informações, que é baixada automaticamente para o sistema de gestão do varejista. No Mundial Mix, a tecnologia faz com que o cadastramento, que demorava em torno de uma semana para ser concluído, seja realizado em alguns minutos.

“O problema da padronização no cadastramento é cultural e de falta de processos. Não é uma questão financeira nos supermercados. Em geral, o varejo coloca pessoas  pouco qualificadas para executar o cadastro, sem perceber que problemas com informações erradas podem causar prejuízos enormes, vindos, por exemplo, de rupturas”, analisa Cláudio Dias de Melo, Sócio e consultor responsável pela gestão de produtos da consultoria   360 Varejo .

Além disso, a plataforma reúne todo tipo de informação necessária para gestão de um supermercado, inclusive fotos – que ajudam na confecção de tabloides e na venda pelo e-commerce –, além de dados sobre tributação e características de cada item. São ao todo 1200 atributos, de todas as áreas, disponíveis na solução. Desse total, 160 dizem respeito a dados de produtos vendidos no varejo alimentar. É um número bem maior do que os 59 campos normalmente utilizados pelo setor, o que contribui para uma melhor gestão das categorias e, até mesmo, das compras. “No caso dos vinhos, por exemplo, se usássemos apenas as informações básicas que um supermercado costuma adotar no cadastro, não conseguiríamos detalhar o tipo de uva ou a procedência da bebida. Isso nos ajuda a conhecer melhor os hábitos, o que contribui para vender novos tipos de vinhos e para darmos sugestões de acompanhamentos”, explica Lohn. Ele enfatiza que todos esses dados vêm direto da plataforma e que, atualmente, a única informação incluída manualmente é o preço. “Nesse caso, treinamos mais a equipe e pedimos maior atenção”, finaliza o diretor comercial.

“Ao utilizarmos no cadastro um número maior de informações sobre um produto, conseguimos mais detalhes sobre hábitos de compra. No caso de vinhos, isso nos possibilitou vender novos tipos da bebida e oferecer complementos”, afirma Júlio Cesar Lohn, diretor comercial do Mundial Mix.

SIMPLUS - vantagens da solução

  • Permite inclusão de cerca de 160 informações sobre produtos vendidos no varejo alimentar. Elas vão desde cor, sabor, tamanho da embalagem e foto até dimensões das caixas de embarque e pallets e dados tributários, entre outros
  • Automatiza o cadastramento dos dados na base do varejo, pois a solução é integrada ao ERP. As informações são acessadas diretamente do fornecedor
  • Oferece como uma das vantagens o fato de todas as áreas do varejo e da indústria obterem as informações de um mesmo “local”, o que evita divergências
  • Tem custo zero para o varejo, pois a despesa pela utilização da plataforma é paga pela indústria
  • Agiliza o cadastramento e conta com com dados sempre atualizados. Os produtos são organizados por categorias

Leia também

Parte 2:  Conheça ferramentas para um cadastro eficiente

Parte 3:  E-commerce vive situação crítica no cadastro dos produtos

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