Bauducco e Nestlé revelam expectativas e estratégias para o fim do ano

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Alessandra Morita – alessandra.morita@savarejo.com.br -

Indústrias detalham quais produtos de seus portfólios tendem a ser protagonistas nas Festas

A Bauducco espera um Natal com bons resultados neste ano. A aposta está na segmentação e na antecipação de novos momentos de consumo e numa distribuição nacional que vai do pequeno ao grande varejo de todo o País. Para se ter uma ideia, os Panettones estão disponíveis nas lojas físicas e online desde a segunda quinzena de agosto. “Queremos levar às pessoas uma mensagem de esperança e otimismo, além, é claro, de muito sabor e carinho”, ressalta Rogério Pires, gerente nacional de trade marketing da Bauducco.

DIVERSIFICAÇÃO DO PORTFÓLIO

Em termos de sortimento, a companhia lembra que a versão frutas é o ícone do Natal. “Mas acreditamos que os Chocottones serão os protagonistas do ano. São produtos que ampliam a conexão com o público jovem e reforçam a questão da indulgência no segmento de chocolates”, explica Pires. Outra linha importante é a Mini M&Ms, que passa a ser comercializada nacionalmente, além de abrir as vendas sazonais.

Também faz parte da estratégia da empresa planos regionais de desenvolvimento de categorias. “O objetivo é ampliar nossa participação no Nordeste e no Sul e intensificar a nossa presença no Sudeste”, diz o gerente nacional de trade marketing.

75 milhões de unidades É a produção de Panettones da Bauducco neste ano

3 pilares da estratégia da empresa

  • Segmentação do mix e recomendação de acordo com o canal e perfil da loja
  • Foco na exposição em pontos estratégicos da loja, além de material de ponto de venda para ampliar a visibilidade dos produtos e a conversão de compras
  • Ativações com o objetivo de oferecer soluções ao shopper, por meio de parcerias ou trabalhando o conceito de presentear

NESTLÉ: FORÇA DO CONSUMO NO LAR

Com as pessoas ficando mais em casa, a fabricante acredita que marcas como Kit Kat, Negresco, Leite Moça, Creme de Leite Nestlé, Nescafé, Nescafé Dolce Gusto e Starbucks serão impulsionadas, assim como a linha de panetones. “O lar continuará tendo um papel especial, como tem sido nos últimos seis meses”, comenta Claudio Vicentini, diretor de trade marketing, B2C e Merchandising da Nestlé . “Mesmo com a reabertura gradativa, as pessoas estão saindo menos, evitando lugares mais fechados ou com muita gente. Dentro desse contexto, as famílias vão procurar produtos e marcas certas para caprichar em suas comemorações em casa”, acrescenta. O executivo lembra ainda que, nesse período de pandemia, muitos consumidores têm visto no ato de cozinhar uma atividade social. Tendo como base esse hábito do brasileiro, Vicentini afirma que a empresa está preparada para atender o crescimento da demanda no fim do ano. A taxa esperada pelos varejistas na sondagem realizada por SA Varejo (quase 12% nas vendas gerais da loja) está alinhada ao ritmo de expansão da companhia no varejo nos últimos cinco meses. “Temos revisado constantemente nosso planejamento operacional para manter todo o varejo brasileiro bem abastecido”, diz o executivo.

“Os brasileiros procurarão produtos e marcas de qualidade para suas celebrações em família, pois o final do ano é uma época especial”

CLAUDIO VICENTINI
Diretor de trade marketing, B2C e Merchandising da Nestlé

64% das pessoas estão cozinhando novas receitas na quarentena. A atividade se tornou um hobby, segundo pesquisa do CLab, laboratório de pesquisas da Nestlé

53% das pessoas pretendem manter esse hábito após o fim da pandemia

179% crescimento da plataforma “Receitas Nestlé” de jan. a jun/2020 em acessos diante do novo hábito de cozinhar em casa. O site foi revisado e adequado aos temas mais procurados na pandemia

 

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