Natal: Presença digital nunca foi tão importante

Avaliação:

(0 Avaliações)

Alessandra Morita - alessandra.morita@savarejo.com.br -

E-commerce e ações de marketing no canal online ganham peso nas estratégias do varejo e da indústria neste fim de ano

 

O digital vai ser uma presença marcante neste período de Festas. Tendência acelerada pela pandemia, tanto o e-commerce quanto iniciativas de marketing ao consumidor final estão na pauta do varejo e da indústria. Entre os supermercadistas, a sondagem de SA Varejo com 110 varejistas sobre o fim do ano constatou que 77,6% pretendem realizar ações digitais, o que passa por redes sociais, sites, lives, degustações virtuais, etc. É importante lembrar que a escolha dessas plataformas não exclui as atividades em loja. Aliás, em muitos casos envolvem on e offline. Já entre os supermercados que operam e-commerce, que explodiu desde o início da quarentena, a expectativa é de que as vendas sejam, em média, 54% superiores às do Natal de 2019.

54% alta média nas vendas esperada pelos supermercados que operam e-commerce neste fim de ano

CO-BRANDING

O digital faz parte da estratégia da Bauducco de rejuvenescimento da marca, uma vez que permite o relacionamento com novos públicos. “No Natal deste ano, exploraremos co-branding com grandes marcas, também queridas dos consumidores, como M&Ms, da Mars, e Nutella, do Grupo Ferrero”, conta Rogério Pires, gerente nacional de trade marketing da fabricante. “Também investiremos em mídias de varejistas em todo o Brasil, via planos regionais, utilizando ferramentas de CRM, lives e aplicativos”, completa.

APOIO A DIGITALIZACAO DO VAREJO

Desenvolvido durante a pandemia, o portal “ Loja Seara” é destinado ao consumidor final, porém fazendo o direcionamento dele a redes de varejo. O canal, que tem tido boa aceitação, pode ser uma plataforma para ajudar os varejistas neste fim de ano na venda de itens típicos do período. “Por meio de tecnologia de geolocalização, apoiamos nossos parceiros com esse modelo de negócio, ajudando a movimentar a economia local e oferecendo uma solução prática, conveniente e acessível”, afirma José Cirilo, diretor de marketing e trade da Seara Alimentos .

PIONEIRISMO

Com 3 lojas na região de Campinas, o Dalben tem sido pioneiro na realização de ações omnichannel, que integram os canais on e off. Em sua participação no 17º Webinar de SA Varejo, realizado no final de agosto, Fernanda Dalben, diretora de marketing, disse que a empresa acredita em uma comunicação mais lúdica neste ano, sensibilizando o consumidor e resgatando valores. “É como estamos trabalhando desde o Dia das Mães, quando focamos a mensagem ‘amor de mãe conecta’. Vamos entrar com ação promocional, sem priorizar tanto preço, no estilo venha e compre, mas com outra pegada”, afirmou. A rede tem se destacado por iniciativas como a “Loja ao Vivo” (foto abaixo), em que, durante uma live de demonstração, os produtos são vendidos pelo e-commerce da rede.

 

“Temos trabalhado intensamente com o varejo no desenvolvimento das vendas digitais. ao longo dos últimos 2 meses, nos reunimos individualmente com mais de 40 varejistas, em encontros chamados ‘e-days’, para alinhar o joint business plan digital com cada um. temos metas de vendas e planos de ação digitais compartilhados com todos esses clientes”

CLAUDIO VICENTINI
Diretor de trade marketing, B2C e Merchandising da Nestlé

 

LEIA TAMBÉM:

Natal: as Festas serão do varejo alimentar

Carnes natalinas: novos hábitos e previsão de vendas

Promoções de Natal precisam ser mais inteligentes

Oito novidades dos fornecedores para este Natal

Bauducco e Nestlé revelam expectativas e estratégias para o fim do ano

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Guia de Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade