Vendas totais do Mercado Livre no Brasil sobem 21,9% no quatro trimestre

Avaliação:

(2 Avaliações)

Reportagem SA+ -

A taxa média de expansão no GMV foi de pouco mais de 20% por trimestre em 2022

Foto: Divulgação

O Mercado Livre encerrou o quatro trimestre de 2022 com crescimento de 21,9% nas vendas totais (GMV, da sigla em inglês) do Brasil, ante o mesmo período de 2021. A soma inclui transações com produtos de lojistas em sua plataforma e tem sido foco de atenção do mercado desde que a venda no varejo online passou a cair no país. Na América Latina, o GMV foi de US$ 9,6 bilhões, sendo que o Brasil responde por 45% desse total.

A receita líquida, que difere do GMV pois considera montantes da empresa com suas vendas e outros ganhos, subiu 28% (em reais).Os números mostram taxa de expansão na média no GMV de pouco mais de 20% por trimestre de 2022 (no acumulado de janeiro a dezembro, alcançou 21%).

Embora o ritmo tenha ficado abaixo do registrado em anos anteriores à pandemia, a empresa informou que o avanço de outubro a dezembro de 2022 deve ser analisado dentro do contexto de piora do ambiente de consumo, e de crescimento do grupo acima do mercado.

A empresa destaca ainda que está “num cenário competitivo de rápida mudança no país” no curto prazo. Sobre o assunto, André Chaves, vice-presidente sênior e executivo de relações com investidores, diz que o cenário “macro” continuou pressionado no ano passado, com restrições em consumo, crédito mais escasso e inadimplência mais elevada no setor. Ele afirma que os atrasos em pagamentos se normalizaram após enxugamento na oferta de crédito em 2022. “Para nós, o ponto chave é que, apesar desse quadro, crescemos em GMV e em receita acima do mercado, ou seja, ganhamos ‘share’, e com maior rentabilidade no Brasil no quarto trimestre”, disse.

Na América Latina, o lucro líquido da companhia foi de US$ 164,7 milhões de outubro a dezembro, após prejuízo de US$ 46,1 milhões um ano antes. A empresa vem crescendo mais em receita do que na quantidade de itens adquiridos por clientes, que ficou estável no quarto trimestre.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn Instagram  Facebook 

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade