Avaliação:
(2 Avaliações)Reportagem SA+ - 26/10/2023
No Brasil, as vendas brutas alcançaram o valor de R$ 28,2 bilhões com destaque para os atacarejos
Foto: Divulgação
O Carrefour apresentou um bom desempenho na América Latina durante o 3º trimestre deste ano, com alta de 19,1% nas receitas, a EUR 3,61 bilhões. Enquanto isso, na França, seu país de origem e maior mercado, o faturamento alcançou EUR 10,7 bilhões e representou uma alta de 2,1% no ano.
O dado foi divulgado pela empresa por meio do Fato Relevante que trazia os resultados de vendas do período entre agosto e outubro de 2023. Com o título “Vendas resilientes em meio à deflação alimentar”, o arquivo também demonstra o total de vendas da companhia durante os meses analisados, que somou EUR 23,6 bilhões – uma alta de aproximadamente 7% em relação ao anual.
Ao ignorar os efeitos cambiais e não recorrentes a alta apresenta um crescimento ainda mais expressivo com 9%.
Resultados nacionais
No Brasil, as vendas alcançaram cerca de EUR 534,39 milhões (o equivalente a cerca de R$ 28,2 bilhões), uma queda de 3,9% na comparação anual.
Em termos de canais, o Cash & Carry apresentou os mesmos resultados de vendas de 2022, enquanto o Varejo teve uma queda de 15,3%. Contudo, o Sam 's Club apresentou uma alta nas vendas brutas de 9,3%.
Ainda por segmento, as vendas brutas do Cash & Carry atingiram R$ 19,7 bilhões, sendo R$ 17,7 bilhões nas lojas Atacadão e novas lojas orgânicas e R$ 2 bilhões em lojas convertidas do antigo Grupo BIG. O canal digital apresentou um crescimento, representando 6,2% das vendas do Atacadão – um aumento significativo de penetração em relação ao ano passado (2,8% no 3T 22).
Este período também foi marcado por três inaugurações neste segmento, levando a rede a alcançar a meta de abertura de 15 atacarejos em 2023, sendo que parte deles foram fruto da conversão de antigos hipermercados Carrefour e lojas do Grupo BIG.
No Varejo as vendas brutas atingiram R$ 7 bilhões, resultado da redução de 17% na área de vendas devido a conversão de 32 lojas de varejo.
“Além disso, durante o trimestre tivemos impactos negativos nas vendas nas redes de supermercados Todo Dia, Nacional e Bom Preço, resultante da migração dos sistemas de TI de suas lojas da antiga plataforma do Grupo BIG para a do Carrefour. Esses impactos foram temporários e deverão se normalizar nos próximos meses”, afirmam representantes da rede no documento.
Contudo, as bandeiras de varejo registraram um recorde de penetração da marca própria com 21,2%, um aumento de 1.4 p.p. em relação ao 3T 22.
Já no Sam’s Club as vendas brutas alcançaram R$ 1,5 bilhão, e os clientes omnicanal apresentaram os maiores gastos perante os clientes puramente online ou offline. As vendas digitais representaram 6% das vendas totais do formato e nos últimos 12 meses foram inauguradas 5 novas lojas da bandeira.
Um dos desafios apontados pelo varejista neste trimestre foi a pressão da redução da inflação de alimentos. Neste contexto, também foram apresentadas as metas financeiras para 2023, dentre elas o crescimento no Ebitda, lucro operacional recorrente e geração líquida de fluxo de caixa.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook