Levantamento indica que fidelização aumenta tíquete médio

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Reportagem SA+ -

Atacarejos apresentaram maior gasto por shopper


Foto: Adobe Stock

No primeiro semestre do ano, o IFEV (Índice de Fidelidade e Engajamento do Varejo) que mensura as dinâmicas de engajamento e fidelização dos clientes com base na análise do ticket médio mensal, apresentou um crescimento de 3,3 p.p em relação ao mesmo período de 2022

O dado foi fornecido pela pesquisa Shopper Report que analisa o comportamento de consumo no varejo alimentar, idealizada pela Bnex . Em relação às redes, os supermercados e atacarejos também apresentaram um crescimento de 10,8% e 7,7%, respectivamente. Porém, em contrapartida, os hipermercados tiveram uma queda de 25,4%.

Segundo representantes da empresa, durante os meses nos quais os varejistas lançam campanhas promocionais ativas, especialmente aquelas associadas ao aniversário da rede, o indicador IFEV apresenta um aumento notável, da mesma forma que nos meses em que a atividade promocional é menos intensa, o IFEV tende a diminuir.

Tal dado reforça a importância de oferecer estimular aos shoppers, que por sua vez buscam por incentivos para engajar suas compras.

Dentre os clientes fidelizados, ou seja, aqueles dentro de programas de fidelidade ou clubes de desconto, houve um aumento de 7,5% no faturamento de forma geral. Os supermercados se destacaram com o maior aumento de faturamento, quase 10%, seguido pelos hipermercados com 6,8% e o cash & carry com 3,3%. 

Já no caso dos clientes não fidelizados o crescimento foi menor. De forma geral, foi observado um acréscimo de 4,7%, e o destaque foram os hipermercados com um aumento de 5,2%, seguido pelos atacarejos com 4,8% e por último os supermercados, com apenas 1%. 

Durante o período de 12 meses, entre julho de 2022 e junho de 2023, o ticket médio teve seu maior registro nos atacarejos, tanto entre fidelizados quanto não fidelizados, com uma média de R$281,37 e R$144,13. Em seguida vieram os hipermercados com uma média de R$ 150,6 e R$ 53,11 entre fidelizados e não fidelizados. 

Por último, com o menor ticket estão os supermercados apresentando uma média de R$ 112,7 entre os fidelizados e R$ 49,88 entre os não adeptos aos programas fidelização. Tal dado demonstra a diferença entre esses dois tipos de consumidor. 

Em todas as redes, dezembro foi um dos meses com o gasto médio mais elevado entre clientes fidelizados, e no primeiro semestre de 2023, junho apresentou o maior gasto médio nos atacarejos e supermercados.

Diante aos dados, Evandro Alampi, Head de Inteligência da Bnex, afirma que o segundo semestre de 2023 se desenha como um período desafiador, mas também repleto de oportunidades para aqueles que estão dispostos a abraçar as mudanças e inovações necessárias para o sucesso contínuo.

“Em um cenário onde a evolução é constante, é fundamental que os varejistas permaneçam atentos às oscilações do mercado, conheçam as  transformações do comportamento  dos shoppers e respondam com agilidade para garantir a trajetória positiva do seu negócio”,  discorre Alampi.

Para Eduardo Donoso, Head de Marketing da Bnex, é preciso entender que os clientes têm necessidades e momentos diferentes, e isso reflete diretamente no incentivo promocional a ser aplicado a cada um deles.

“Nossas análises mostram que cerca de 12% dos consumidores irão realizar compras mesmo sem uma oferta de atração, mas o restante (88%) precisa ser incentivado por ofertas de atração de frequência. Entretanto, os produtos a serem trabalhados e os percentuais de desconto podem ser bem diferentes”.

Ainda segundo Donoso, a personalização das ações promocionais traz uma realidade comercial nova, e são mais relevantes. “Para aumentar as vendas sem impactar as margens se faz necessário uma nova cultura comercial. Uma evolução de um passado de promoções e ofertas massivas para uma nova realidade de ativações direcionadas, mais relevantes e atrativas para cada cliente”, afirma o Head de Marketing.

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