Como lidar com o estresse

Avaliação:

(1 Avaliação)

Reportagem SA Varejo -

A psicóloga Maria Elisa Moreira ensina a obervar três aspectos e encontrar mecanismos para melhorar o equilíbrio neste momento tenso

Medo de contágio pelo novo Coronavírus. Incertezas sobre a vida financeira. Estado prolongado de ansiedade. Dúvidas sobre o tempo de duração de tudo isso. Fatores estressantes não faltam neste momento. 

Nos atendimentos voluntários que realiza, a psicóloga Maria Elisa Moreira tem se apoiado em um estudo da Universidade de Harvard, segundo o qual três aspectos ajudam as pessoas a lidarem melhor com o estresse em situações como a que vivemos atualmente. Ela detalhou em entrevista a CNN Brasil :

1. Analise como estão seus pensamentos

Para isso, Maria Elisa sugere imaginar uma régua que vai de 0 a 100 em cada lado. Dessa forma, reflita se os pensamentos pendem mais para o lado positivo ou negativos. Em situações de crise ou estresse, ter pensamentos negativos não ajuda, conforme lembra a especialista. O importante, explica, é ter essa consciência e, ao perceber que os pensamentos intrusivos começam a fazer parte do seu repertório, está na hora de pender para o lado dos pensamentos mais positivos. 

2. Registre suas emoções

Outra recomendação é de registrar as próprias emoções, notando se anda mais irritado, com raiva, medo, angústia. Vale notar até mesmo eventuais manifestações físicas que esses sentimentos possam expressar. 

3. Atenção aos comportamentos e ações

Aqui a orientação é ficar atento na forma pela qual você vem lidando com as pessoas e com as situações. 

De acordo com a psicóloga Maria Elisa Moreira, fazer o checklist desses três aspectos ajuda a realizar um pequeno diagnóstico. "Se você estiver com tendência de mais negativismo, irritabilidade e ações inadequadas, procure centrar-se em você, encontre mecanismos para isso dentro da sua realidade", recomenda. Para cada pessoa, essas mecanismos podem significar o ato de meditar, rezar, praticar atividade física, visitar um museu virtualmente, ouvir música, apenas para citar alguns exemplos.

"Tendo consciência dessa tríade, nos tornamos pessoas mais equilibridadas, mesmo diante das adversidades que estão impostas", garante  Maria Elisa Moreira.  

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                         LinkedIn                        ,                        Instagram                        e                        Facebook                        !

Fonte: CNN Brasil

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade