Baby boomers estão abertos a novas tecnologias no varejo

Avaliação:

(2 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Especialista explica como modelos de negócio automatizados, como os minimercados autônomos, chamam a atenção desse público

Foto: Stock Adobe

Levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, mostra que empreendimento automatizado, que dispensa a necessidade de funcionários, vem ganhando a preferência de trabalho dos brasileiros. Diante desse formato de empreendedorismo, os minimercados autônomos se destacam.

De acordo com Douglas Pena, CRO da Minha Quitandinha, rede de minimercados autônomos, a solução é benéfica tanto para quem empreende, ao proporcionar a redução de custos e burocracias operacionais, quanto para os consumidores, que ganham uma experiência de consumo prática e personalizada. Ele lembra que a iniciativa passou a se fortalecer com o surgimento da Covid-19, mas ainda tem grande notoriedade no pós-pandemia. Inclusive, o que inicialmente contemplava apenas condomínios, vem expandindo a atuação para complexos comerciais.

O executivo chama a atenção ao fato de que pessoas de meia-idade se mostraram abertas a essa tecnologia. “As lojas autônomas representam uma disrupção no serviço de conveniência, o que nos faz pensar que a solução tende a agradar os mais jovens. No entanto, identificamos que gerações mais seniores, como os baby boomers, que nasceram entre os anos de 1945 a 1970, também enxergam vantagens nessa experiência. Atualmente, a faixa-etária dos nossos usuários varia de 18 a 50 anos, de ambos os gêneros”, explica.

Conheça alguns dos motivos que tornam os minimercados receptivos a qualquer geração de consumidor.

Economia de tempo

As lojas autônomas ficam disponíveis em prédios residenciais ou comerciais durante 24 horas nos sete dias da semana. “Nesse formato de conveniência, não há a necessidade de aguardar o horário comercial para ter acesso a itens essenciais. E também não é preciso gastar tempo com deslocamento, busca por vagas de estacionamento, e tempo de espera nas filas”, explica o CRO.

Autonomia 

Como todo o processo de compra é feito com o auxílio de tecnologia e não de um atendente, a experiência proporciona uma sensação maior de autonomia. “O autoatendimento é sinônimo de independência, o que acaba agradando até as pessoas mais seniores que, muitas vezes, se veem perdendo a autonomia no dia a dia em tarefas consideradas mais simples”, revela o executivo.

Personalização 

As compras nos minimercados são feitas digitalmente, o que permite a geração de dados de consumo. Dessa forma, a franquia é capaz de identificar, armazenar e analisar os padrões dos consumidores a fim de proporcionar um mix de produtos personalizados. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:    LinkedIn   ,    Instagram    e    Facebook        

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade