Café da manhã e lanches: público quer encontrar solução completa

Avaliação:

(0 Avaliações)

Fernanda Vasconcelos - redacao@savarejo.com.br -

Agrupar produtos similares no mesmo corredor é uma das dicas para vender mais


Foto: iStock

As refeições intermediárias, que acontecem antes e depois do almoço e do jantar, impõem ao varejista o desafio de criar uma solução de consumo completa. Saiba o que dá para fazer

O café da manhã sempre foi um momento de consumo importante. Porém, com mais gente em casa, o lanche da tarde também tem garantido seu protagonismo. Em ambos, a amplitude de itens disponíveis é uma comodidade ao consumidor. Entretanto, pode se tornar um problema para o varejo, que precisa gerenciar muitos SKUs. A solução é combinar categorias geradoras de tráfego, como leite, pão e cafés, com itens mais rentáveis, como geleias e sucos. Somam-se a eles produtos como frios, embutidos e iogurtes, que preenchem os mais diversos atributos procurados pelo consumidor – de saudabilidade à versatilidade.

“Há algum tempo venho recomendando aos meus clientes criar soluções de consumo, que facilitem a vida do consumidor, deixando similares e complementares agrupados nos corredores. Isso eleva a rentabilidade da loja e o tíquete médio”, diz Alessandra Lima, CEO da Mind Shopper, especializada em gerenciamento por categorias.

Para ela, o ideal seria o varejo criar corredores de café e lanche, nos moldes do “cantinho do bebê”, onde tudo está agrupado. “Sugiro, por exemplo, que os cafés torrados e solúveis fiquem ao fundo de um corredor, enquanto cappuccinos, achocolatados e outras bebidas mais rentáveis ao varejo estejam na frente”, diz a consultora. “Ao lado, o corredor de pães industrializados pode levar contar, no caminho do shopper, com os espalháveis, além de geleia e pasta de amendoim.”

Emiliano Sperandio, também consultor especialista em gerenciamento de categorias da CMS Trade Marketing, acrescenta que o ideal seria todos esses produtos ficarem perto da padaria da loja. “A pandemia tornou o consumidor mais assertivo, sem tempo e com receio de ficar circulando nos supermercados. Daí ser imprescindível o agrupamento, mostrando as opções disponíveis para o café e lanche.”

Ficam as dicas

Veja como trabalha o Lopes Supermercados e os insights da CMS Trade Marketing. Avalie o que faz sentido na sua loja

Exposição Dupla

Segundo os consultores, como o hábito de encontrar os produtos de café da manhã agrupados ainda não é comum a todos os consumidores, o melhor é garantir a dupla exposição. Emiliano Sperandio, da CMS, exemplifica a necessidade falando das torradas, que estão cadastradas na maior parte das lojas como itens de padaria, mas são mais vendidas no corredor de biscoitos salgados. Isso porque são vistas como coringa na falta de pão, no complemento de um lanche e até mesmo dependendo do espalhável, entre outros.

Mais próximo do shopper

“Procuramos sempre priorizar a solução que melhor atende o shopper, reunindo as categorias envolvidas o mais próximo possível. Em nossa loja inaugurada no Tatuapé (SP), temos a exposição de cafés, achocolatados e leites próxima da padaria, onde temos nossa própria produção. No caso dos pães industrializados, também mudamos a exposição de acordo com a segmentação, e não por marcas, pois o cliente avalia se é integral, branco ou bisnaga para depois escolher a marca. Os bolinhos, snacks e outros itens de lanche também ficam próximos à padaria”, declara Márcio Santana, Diretor comercial da rede Lopes Supermercados (SP).

Leia também:

Consumidor procura por snacks e dá preferência aos saudáveis

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                        LinkedIn                                                                       ,                                                                       Instagram                                                                       e                                                                       Facebook    

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade