Consumidor procura por snacks e dá preferência aos saudáveis

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Reportagem SA Varejo -

Produtos até então pouco consumidos em casa, se tornam estrelas do lanche da tarde

Fotos: Divulgação

Snacks, sim. Se forem saudáveis, melhor. Muitos desses produtos, que eram pouco consumidos em casa, agora são demandados para o lanche da tarde, sobretudo os que têm apelo à saudabilidade. Sorte, por exemplo, da Latinex Brands, que investiu em uma linha de biscoitos de arroz e cereais integrais ricos em fibras e sem glúten. Com eles e outros produtos da linha Fit Food, viu suas vendas crescerem.

A empresa afirma que tem buscado opções mais saudáveis, leves e neutras para combinar com os principais sabores. A Latinex comenta ainda que terá novos lançamentos neste ano, todos ligados a opções saudáveis, sem frituras ou aditivos.

VAREJO: MAIOR VISIBILIDADE
Téder Senis, gestor de compras da rede Confiança, afirma que os itens com menos sal e açúcar e isentos de glúten e lactose vêm fazendo sucesso. “Aumentamos a visibilidade no ponto natural, agrupamos as categorias e utilizamos materiais de comunicação e checkstands como exposição adicional”, afirma. Um exemplo de resultado alcançado é o aumento de vendas no segmento de granolas.

30% Crescimento da Latinex no 1º semestre de 2021 sobre o 1º sem. de 2020

50% Expectativa da fabricante para 2021

20% Alta nas vendas de granolas no Confiança no último ano

Cafés. Dia a dia mais gourmet

Também houve um avanço grande no consumo de café premium e em cápsula. “A gourmetização dessa bebida está cada vez mais presente, principalmente nos lares. Acompanhamos essas mudanças ampliando a categoria e incluindo no portfólio acessórios para diferentes formas de preparar o café”, conta Téder Senis, gestor de compras do Confiança. A rede também incrementou a comunicação nas gôndolas para facilitar a jornada de compra do shopper.

Segundo o gestor da varejista, ensinar o consumidor a beber esses cafés especiais é fundamental para manter o crescimento do setor.

COMO AUMENTAR VENDAS DE CAFÉ

A fabricante 3Corações dá algumas dicas para o varejista:

  • Exposição nas gôndolas seguindo fluxo de valor das subcategorias: cápsulas, cappuccino, café com leite, café solúvel, grãos, cafés especiais e gourmet, regulares, depois acessórios e filtros
  • “Fazer cross merchandising dos cafés com corredores da padaria, bolos e leite também funciona”, afirma Diogo Oliveira, gerente de categoria da indústria

Segundo ele, o consumidor quer saber origem, tipos de grãos e diferentes formas de preparo. Além disso, a necessidade de rapidez na preparação tem impulsionado a categoria de cápsulas, para a qual o varejo deve dedicar maior espaço

A 3Corações tem tentado se diferenciar com introdução de produtos em subcategorias ainda pouco exploradas, caso de Drip Coffee (café em pó de dose única) e o termogênico Ultra Coffee.

CONTEÚDO EDUCATIVO

A Coffee++, que tem apenas dez meses de existência, é uma das empresas que têm investido em conteúdo educativo em pontos de venda e mídias digitais. “Investimos 80% da nossa verba em marketing digital e já chegamos às principais redes de supermercados com produtos de altíssima qualidade”, diz Leo Montesanto, CEO e fundador da empresa. A Coffee++ pretende fazer pelo menos um lançamento por mês até o fim do ano, sempre com produtos diferenciados.

22% Foi o avanço em cafés premium na rede Confiança

15% Alta dos cafés especiais (mercado geral)

15% Alta de cápsulas no Confiança

Chocolate e biscoito. Sortimento e execução

O hábito de consumir lanches em casa tem impulsionado ainda as categorias de biscoitos e chocolates, que exigem do varejo dedicação por terem muitos itens. E, para ajudar o supermercado, a Mondelez criou uma proposta de Loja Perfeita, programa que engloba a recomendação de execução de categorias de forma isenta, baseada em pesquisas.

EM CHOCOLATES

A indústria trabalhou em conjunto com um grande varejista definindo o sortimento ideal e espaço dos produtos de acordo com sua representatividade nas vendas.

“No caso de chocolates temos exemplo de um grande varejista que viu crescer a categoria ao executar o planograma das lojas de acordo com ocasião de consumo dos produtos: para consumo próprio, para consumo compartilhado ou para presentear”, conta Marcelo Paiva, diretor de vendas no Brasil.

44% Alta nas vendas de chocolates nesse varejista em 2021 sobre o ano passado

EM BISCOITOS

A recomendação da Mondelez também é expor a categoria conforme a árvore de decisão. Além disso, a empresa reforça a importância de uma definição correta do mix, como mostra um estudo realizado pela fabricante. “Em outro importante varejista, que segmentava a exposição em suas lojas por fabricante, foi proposta uma organização das gôndolas com base na árvore de decisão de compra, que tem como primeiro critério a ocasião de consumo: salgados, doces e saudáveis. Com a implementação em todas as lojas, as vendas da categoria do varejista cresceram duas vezes mais que as vendas da região onde atua”, afirma Paiva. Ele conta ainda que uma série de iniciativas em conjunto com os clientes tem sido tomada para acelerar o desenvolvimento de snacks, que são categorias com potencial de crescimento e rentabilidade no mix das lojas.

13% dos itens de biscoitos representam 80% das vendas da categoria

40% É a taxa de conversão no e-commerce quando é feita, no momento de o consumidor fechar a compra, a sugestão para adquirir produtos como Trident, Bis ou Halls, segundo a Mondelez

Pães. Multiplicando o consumo

Informações que ajudem o consumidor na decisão de compra são cada vez mais importantes nas categorias de pães. Elas podem estar espalhadas, por exemplo, pelo caminho percorrido por ele até chegar ao corredor da categoria, segundo a Bimbo . Para isso, podem ser utilizados os materiais disponibilizados pelos fornecedores. “A ideia é tentar alcançar o máximo de clientes do supermercado”, avalia Renata Araújo, head de marketing da Bimbo. Esse tipo de ação é importante sobretudo num momento em que as pessoas querem fazer escolhas rápidas no ponto de venda.

INOVAÇÃO NO FOCO

A Bimbo vem apostando no lançamento de produtos alinhados às novas necessidades dos consumidores. Foram várias inovações, entre elas:

Salmas: biscoito de milho assado, vegano, sem glúten, não tem conservantes artificiais, baixo nível de gorduras totais, 0% colesterol e 66 calorias por pacote. Inicialmente está sendo distribuído em São Paulo, Rio de Janeiro e nos Estados do Sul

Bisnaguito Milho: em versão mini, à base de milho, reúne os principais atributos valorizados pelos consumidores: praticidade, sabor e maciez. Vem em embalagem de 300 g

Ana Maria Churros: produzido com leite condensado Moça, atende os consumidores que procuram a praticidade de um lanche ou uma sobremesa. O bolinho está disponível em embalagem de 35 g

DIGITAL COM VAREJO

As marcas Pullman e Plusvita ganharam plataformas de e-commerce, pelo qual os consumidores podem comprar mais de 70 produtos. No final da compra, o cliente é direcionado, por meio de geolocalização, para o varejo mais próximo dele. Disponível para todo o Brasil, o serviço visa oferecer maior conveniência ao shopper.

100 mil É a expectativa da Bimbo em número de consumidores com o seu recémlançado e-commerce

Pães de hot dog e de hambúrguer elevaram as vendas durante a pandemia, uma vez que as pessoas estão fazendo mais lanches em casa

Promoções da indústria. Ampliando resultados

Em outra frente para ajudar o varejo a vender mais, a Nestlé criou a promoção “Compra que volta”, que permite ao cliente ganhar prêmios no formato cashback com a aquisição de dois produtos diferentes da marca. Segundo a empresa, houve uma diminuição no tempo em que o consumidor permanece na loja, por isso sua sugestão é realizar ações de sampling, utilizando o delivery para o consumidor ver as novidades. E, novamente, a dupla exposição, por exemplo, pensando em quem foi buscar o Nescau para o café da manhã receber uma oferta de Leite Moça para o doce da tarde.

Já a Bauducco finalizou no mês passado sua promoção “Família do seu jeito Bauducco”, que envolveu todos os produtos da marca. Além disso, a empresa vem focando o JBP (Joint Business Plan) com clientes regionais e nacionais. Trimestralmente são realizados encontros com varejistas e distribuidores, que reúnem os times de diversas áreas da empresa para tratar conjuntamente dos planos para o período.

15% Aumento de vendas com a promoção “Família do seu jeito Bauducco”, de junho a agosto

30 mil Número de lojas envolvidas: 80% mais do que na ação anterior com Sandy & Júnior, em 2019

1,6 milhão de produtos foram cadastrados no site da promoção

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