Bebidas geram oportunidades de avanço no tíquete médio nesta Páscoa

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Lúcia Helena de Camargo - redacao@savarejo.com.br -

Venda fracionada de vinhos é uma das iniciativas que podem ajudar. Conheça também os destaques das importadoras e vinícolas

A Páscoa é a principal data sazonal do varejo alimentar no primeiro semestre. E nesse período vale aproveitar o ainda crescente hábito do brasileiro de consumir produtos como vinhos e espumantes para trabalhar mix, sugestões de consumo e exposições casadas durante toda a Semana Santa.

Harmonizações com alimentos típicos do período, pontos extras e, sempre que possível, ambientação são as principais iniciativas recomendadas pelos fornecedores de bebidas para o período de Páscoa nas lojas físicas. Ações no online também entram nas recomendações de muitas empresas para o varejo. Afinal, vinhos e cervejas especiais ganharam ainda mais adeptos após a pandemia – cenário que ainda predomina. Conheça as sugestões de importadoras e fabricantes para a data neste ano.

Garibaldi



Foto: Divulgação

Destaques na data
A principal aposta são os espumantes. Entre eles, a linha Garibaldi VG Extra Brut, branco e rosé. “É nosso produto mais Premium, que passou por um reposicionamento de marca no ano passado. A mudança será validada agora, durante a Páscoa, com os pedidos dos varejistas”, diz Maiquel Vignatti, gerente de marketing da Cooperativa Vinícola Garibaldi. A empresa cita ainda como boas opções os vinhos frisantes, recomendados devido à temperatura ainda alta na data, além do Merlot e Prosecco, considerados alternativas para acompanhar os pratos tradicionais.

Novidade
Produtos “ice”: são mais leves, com pouco ou nenhum álcool, para serem tomados com gelo, nas versões branca, rosé e sem álcool. Em breve, a linha ganhará mais um item, o sem álcool rosé.

Dicas

  • Aproximar espumantes de chocolates. Segundo Vignatti, a Garibaldi conta com o projeto Taça & Trufa, cujo objetivo é proporcionar ao consumidor uma experiência que combina a degustação de espumantes e vinhos com trufas artesanais. “Assim, a ideia é que o varejista monte degustações casadas, firmando parcerias com fabricantes de vinhos e chocolates. Isso pode gerar bons resultados”, avalia.
  • Apostar em ambientação com música
  • Criar ilhas e terminais com produtos que podem compor a refeição comemorativa
  • Exibir, no ponto de venda e no site, vídeos curtos que promovam harmonizações e combinações entre vinhos e alimentos de Páscoa, para gerar o desejo no consumidor.

Vinícola Aurora


Foto: Divulgação

Destaques na data
“Temos um portfólio bem abrangente de produtos com ótimo potencial de venda para o período. Para acompanhar peixes, sugerimos vinhos brancos como o Chardonnay e Riesling, da linha Varietal, que têm um excelente custo x benefício, ou até mesmo os espumantes tipo brut, como o Aurora Prosecco ou Aurora Brut”, explica Hermínio Ficagna, diretor superintendente da Vinícola Aurora. Menciona ainda os vinhos das linhas Varietal e Reserva e os espumantes da linha Procedência; além do vinho de sobremesa, o Colheita Tardia, nas versões branco e tinto, que, segundo a fabricante, casa muito bem com chocolates e outros doces. “É uma bebida que agrada desde os iniciantes até os consumidores mais experientes”.

Novidade
Para a Semana Santa, a Aurora vai lançar dois sabores da bebida Keep Cooler em lata, uma versão de suco de uva integral gaseificado em lata e o vinho Gran Reserva Touriga Nacional safra 2020.

Dicas
A Aurora oferece uma série de ferramentas e iniciativas para o varejo:

  • Diversidade de rótulos e produtos
  • Promoções cruzadas
  • Incentivo ao consumo de vinho nacional, com sugestões de harmonizações
  • Dicas de presentes para a festa
  • Produção de encartes temáticos específicos para a data
  • Preços competitivos e logística bem planejada
  • Bonificações em compras futuras

Cantu Importadora

Destaques na data
A Cantu Importadora decidiu focar a vedete da mesa de Páscoa, o bacalhau, trazendo, para acompanhá-lo, uma gama de vinhos portugueses, nicho no qual é especializada. “Os vinhos verdes são brancos leves, têm menos álcool e harmonizam muito bem com o prato”, diz Emil Lecamp, gerente de marketing da Cantu. Ele lembra que os vinhos do Porto também possuem bom potencial de vendas nesta época. “São perfeitos para acompanhar os chocolates”, diz.

Também merecem atenção do varejista
A empresa também vai trabalhar a divulgação dos campeões de venda: Levity branco; Ciconia verde e tinto; a linha Quinta de Bons Ventos, nas versões fresh, branco e tinto; Herdade de São Miguel branco e tinto; e Poças Tawny, vinho do Porto. E fará promoções da chilena Ventisquero.

Dicas

  • Manter durante a pré-Páscoa pelo menos um ponto extra de exposição na entrada da loja, perto dos caixas, para expor os vinhos e produtos relacionados à data
  • Divulgar as harmonizações para o consumidor, incentivando a compra conjunta. Lecamp recomenda que o varejista entenda seu público e invista nesse tipo de serviço por intermédio de parcerias com produtores de conteúdo
  • Posicione, nas gôndolas naturais, os vinhos brancos portugueses perto do bacalhau. E coloque os vinhos do Porto com os chocolates, criando “cross-selling” a partir das sugestões de consumo e harmonização desses produtos
  • Aposte em degustações, como as que estão nos planos da Cantu para o varejo, pois geram vendas adicionais

E-Commerce
A Cantu recomenda que, nesse canal, o varejista utilize ferramentas de “push” (notificações que aparecem na tela), com dicas de harmonização. “O objetivo é vender a solução completa para a ceia de Páscoa, com um alimento e um vinho, além de colocar em evidência as garrafas com maior valor agregado, em espaços como um banner na home ou uma vitrine principal de Páscoa com ofertas”, explica Emil Lecamp, gerente de marketing da Cantu.

Veroni



Foto: Divulgação

Destaques na data
Para a empresa, produtora de vinhos rosé, momentos como a Páscoa são propícios às vendas da bebida em geral. “Datas específicas são uma ótima oportunidade para alavancar vendas. O consumidor, via de regra, está mais aberto às compras. E como a Páscoa não é feita só de chocolate, mas também um momento de reunião com família e amigos, o varejo pode apostar em produtos que dialogam com ocasiões de descontração e leveza, típicos de um feriado”, afirma Lívia Marques, CEO da Veroni

Dicas

  • Criar promoções diferentes diariamente, para conquistar o consumidor que frequenta o estabelecimento
  • Potencializar vendas utilizando técnicas e iniciativas de marketing online, offline e dentro das lojas. “É importante criar as ações com antecedência e estipular o tempo que elas ficarão no ar. É essencial permitir que o consumidor consiga se programar para realizar a compra”, alerta
  • Incentivar promoções que deem brindes aos consumidores, como ovos e kits de Páscoa, é uma das sugestões da Veroni
  • Oferecer frete grátis na venda online quando for possível

70 % do trabalho relacionado à produção de vinhos da Veroni, localizada no Chile, é feito por mulheres. Além disso, a vinícola não utiliza nenhum produto de origem animal em seu processo de fabricação

Casa Flora



Foto: Divulgação

Destaques na data
A empresa aposta nas vendas de vinhos brancos e verdes, pela tradição histórica de consumo de bacalhau. Entre eles, estão o Monsaraz Rosé; o Carolina Reserva Sauvignon Blanc, que combina com peixes mais leves ou frutos do mar; Beaujolais Abel Pinchard, recomendado com pratos mais leves, não tão condimentados, ou mesmo para ser servido com algum aperitivo de entrada.

Também merece atenção do varejista
A cerveja alemã Paulaner Salvator. “Ela foi criada pelos monges exatamente com a intenção de passar pelo período da Páscoa, uma vez que praticavam o jejum. É complexa, encorpada, denominada ‘pão líquido’: a perfeita combinação para este período de gastronomia particular”, comenta Alexandre Grigoleto, gerente de marketing da empresa.

Dicas

  • Disponibilizar profissionais para levar informação de qualidade ao consumidor. “Temos visto consumidores ávidos por conhecimento sobre vinhos. É interessante explicar a origem de cada uva, harmonizações e formas de consumo”, sugere Grigoleto
  • Indicar, por meio de promotores, produtos com excelente relação entre qualidade e preço. “Segundo algumas leituras de mercado, o consumidor teve perda de poder de compra. Ou seja, ele buscará oportunidades e situações mais econômicas para continuar a consumir os itens de sua cesta”, explica o gerente de marketing
  • Nessa linha de comportamento do consumidor, realize promoções de preços no estilo ‘de/por’. “Elas têm o papel de evidenciar o ganho ao shopper. Mas é importante que a promoção seja bem marcada, para que de fato seja entendida como uma oportunidade, e não apenas um novo preço”, afirma.
  • Realize ações promocionais por meio dos programas de fidelidade. De acordo com Grigoleto, eles têm sido vistos pelos consumidores como forma de buscar vantagens incrementais na compra

Venda fracionada de vinho ou degustação ajudam a elevar tíquete médio

Foto: Divulgação

Degustar para muitos consumidores é um fator decisivo de compra. A Enosolutions oferece um sistema que otimiza a experiência, pois a venda de vinho fracionado permite que o consumidor prove mais de um vinho na mesma ocasião. O equipamento mantém as garrafas vedadas, de maneira que o vinho siga preservado por semanas.

O que são: “As máquinas comercializadas pela Enosolutions ficam em supermercados e adegas. Permitem que o consumidor tenha contato com sabores inéditos, o que aumenta muito a possibilidade de criar novos apreciadores de vinho e dessa maneira gerar receitas para o estabelecimento”, diz Marcos Tadeu Cesare, diretor da empresa.

Como funciona: cada vez que serve uma taça, o sistema insere gás alimentar na garrafa, protegendo o conteúdo da oxigenação natural. Assim, suas propriedades se mantêm por mais de três semanas a partir da abertura da garrafa. “Ou seja, é como se acabasse de ter sido aberto; o cliente bebe um vinho sempre revigorado e fresco”, assegura Cesare.

Vantagens: ao preservar o vinho, o equipamento elimina desperdícios, de acordo com o fornecedor. “A solução combina as necessidades do consumidor com as do empresário”, ressalta Cesare. Outro benefício é a visibilidade: “Um dispenser bem posicionado no setor de vinhos ou na área gourmet informa ao cliente que ele pode pedir uma taça ou até uma pequena prova, para decidir qual garrafa comprar”, afirma.

Varejistas que utilizam: Angeloni, Grupo Pátio, Zona Sul, Hortifruti Natural da Terra, Vianense, Prezunic, entre outras.

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