Páscoa traz reforço nas vendas de alimentos com valor agregado

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Alessandra Taraborelli - redacao@savarejo.com.br -

Há uma imensidão de produtos para serem trabalhados, mas os peixes e os azeites vêm se destacando pelos atributos alinhados às tendências de consumo, a exemplo da saudabilidade

Ingredientes para preparar uma infinidade de pratos, azeitonas, diversos itens dos hortifrútis, conservas, as tradicionais colombas, bolos, sobremesas. A lista de oportunidades é quase tão ampla quanto a do Natal e Ano Novo. Mas os diferenciais do sortimento no período têm sido os peixes, incluindo o bacalhau, e os azeites. As apostas dos fornecedores nessas duas categorias são positivas, como veremos nesta reportagem. Cabe ao varejista avaliar o que faz sentido para seu negócio.


Foto: iStock

Bacalhau
O bacalhau é um dos produtos mais consumidos na Páscoa, assim como os chocolates (veja matéria nesta edição). Neste ano, há o desafio dos preços, o que exigirá do varejista estudar mais detalhadamente a categoria x o perfil e momento vivido pelos consumidores de suas lojas. Um ponto que não deve ser esquecido é que o produto gera um alto tíquete médio. Levantamento da Horus, obtido a partir das notas fiscais de compra no varejo alimentar, mostra que:

R$ 61,25 Tíquete médio do produto na Páscoa passada

1 unidade É comprada, em média, no período

Pescado
Visto até há algum tempo como um produto de consumo esporádico, o pescado vem ganhando a mesa dos consumidores que estão cada vez mais preocupados com a saúde e qualidade de vida. Diante desse cenário, as indústrias de pescados estão otimistas com as vendas para a Páscoa, uma das datas mais importantes para o setor. Confira como três fornecedores estão se preparando.


Foto: Divulgação

1. Bem Fresco

300 % Projeção de crescimento nas vendas em relação à média dos demais meses do ano

Para alcançar esse avanço, a Bem Fresco vai apostar na continuidade da consistência nos fundamentos e de uma boa preparação para o período. “Com todos os impactos causados pela pandemia na cadeia de fornecimento e pela inflação que vem sendo notada no País, estamos focados em garantir um bom abastecimento e boas condições comerciais para garantir excelentes resultados para os nossos parceiros varejistas”, diz Rafael Rocha, diretor comercial e de marketing da companhia.

Ajuste na estratégia
O executivo ressalta ainda que a alta do frete por conta do avanço do câmbio fez a empresa apostar mais nos produtos nacionais. “Nesse sentido, pescados nacionais não tão populares, como a Truta, Mapará, Surubim, Pescadinha, Pirarucu e Tambaqui são ótimas oportunidades”, acrescentando ainda que o camarão teve pouca variação de preços desde o início da pandemia e tem boa oferta de produção sustentável e de qualidade. “Seu preço está muito competitivo quando comparado ao de outras proteínas que tiveram grande aumento neste período, sendo uma excelente oportunidade para 2022”, explica.

Planejamento das compras
Rocha, da Bem Fresco, chama a atenção para o planejamento do varejista. “Como as vendas aumentam muito em um período muito pequeno de tempo, quem não se planejar bem, com certeza irá perder vendas nos quarenta dias entre o Carnaval e o Domingo de Páscoa. O abastecimento feito com antecedência permite garantir uma venda maior desde a Quarta-Feira de Cinzas até a Sexta-Feira da Paixão e ainda pode gerar vendas incrementais daqueles consumidores que compraram os produtos por impulso antecipadamente, consumiram antes da hora e querem comprar novamente”, sugere.

2. Costa Sul

30% Projeção de crescimento para os pescados nacionais em relação à média dos demais meses

25% Projeção de crescimento para os pescados importados em relação à média dos demais meses

Lançamentos da Costa Sul para a Páscoa

Filé de Mapará: peixe da região norte do Brasil, filé de carne branca, sabor suave e sem espinhas. Pacote de 800 g

Abadejo (Congro Rosa): importado da Argentina, é vendido na forma de filés mais finos, bons para fritar ou assar

Nova Linha Pré-Frita (Empanados): nova embalagem 800 g Steak e Peixitos e Tirinhas (produção nacional, somente tilápia)

Filé de Cação: filé sem pele e espinhas e preço competitivo

Bacalhau Desfiado: produto importado de Portugal, carne de bacalhau dessalgado desfiado, sem pele e sem espinhas. Pacote de 500 g

Ações e venda online
Para o Diretor de Marketing Paulo Pscheidt, também é importante investir em promoções e no e-commerce. “Iniciamos recentemente uma parceria com uma das maiores plataformas de compras online de supermercados. Utilizaremos a Páscoa para divulgar essa parceria e temos uma expectativa de crescimento acelerado nesse canal, que, apesar das limitações de transportes climatizados, já possui uma boa representatividade para a categoria”, diz.

“Além do bacalhau, o consumo de pescados vem crescendo muito no Brasil, isso acaba gerando uma grande oportunidade para as linhas de filés em geral, principalmente para as espécies de salmão, Merluza e Tilápia”
Paulo Pscheidt - Diretor de marketing da Costa Sul

3. Seara


Foto: Divulgação

100 % É quanto a categoria costuma crescer no período em relação aos demais meses

Sortimento e comunicação
A Seara vai investir na comunicação e fortalecimento do mix de produtos lançado recentemente. A empresa entrou nesse segmento em fevereiro de 2021 e, em agosto, teve uma segunda onda de lançamentos. “Agora, completando um ano desde que entramos na categoria, a Seara já possui um dos portfólios mais variados do mercado”, afirma Sandro Facchini, diretor de categoria de pescados. A empresa possui um mix de 24 itens, entre eles o filé de Tilápia, linha de bacalhau e salmão. Todos contam com certificações ASC/ MSC, que garantem a criação e produção sustentável. “Também fazem parte do portfólio a linha de empanados integrais de carnes, filé de merluza, camarões, frutos do mar e pescada amarela.

Execução e ativações
Para potencializar as vendas nesta época, o diretor da Seara avalia que ativar e expor de forma correta, trazendo visibilidade para a categoria e facilitando a jornada do comprador, é fundamental. “Além disso, é preciso apostar no digital e CRM para informar ao consumidor sobre os produtos disponíveis e iniciativas. A Seara conta ainda com um pacote de ativações de trade com troca de brindes. Já a estratégia de degustação contribui ainda mais para o giro dos produtos nas lojas dos nossos parceiros”, afirma.

Atrair novos consumidores
Facchini afirma que é essencial focar a variedade e ativações no e-commerce. “A Quaresma é a data em que os clientes estão completamente abertos ao consumo de pescados e se dispõem a experimentar novas opções. Com um trabalho bem planejado é possível conquistar novos consumidores que se manterão após a data. Para isso, é importante garantir que todo o mix esteja cadastrado no e-commerce, que as ativações estejam sendo comunicadas, aproveitar para educar o consumidor sobre a categoria e, ainda, trazer receitas e conteúdos relevantes”, conclui.

Azeites


Foto: Divulgação

A expectativa de alta nas vendas do período é entre 15% e 20% sobre 2021, segundo o Grupo Sovena. Por isso, um primeiro passo nesse sentido é ajudar o shopper nas suas escolhas.

Cargill
Em azeites, diz Natália Rodrigues Germano, analista de marketing de Azeites da Cargill, é importante facilitar o entendimento do shopper com uma gôndola organizada, rótulos virados para a frente e uma clara separação entre os diferentes tipos de azeites. O espaço para o Extra Virgem Clássico deve ser maior, pois é o item de maior venda e melhor performance em resultado.

Natália reforça ainda que o azeite tipo Único ou Original também deve contar com destaque na exposição. Além disso, a gôndola deve ser organizada conforme o posicionamento de valor, alocando os itens premium nas prateleiras superiores. Já as versões clássicas podem ficar à altura dos olhos do shopper, enquanto os produtos de menor desembolso devem ocupar as prateleiras inferiores. “O Azeite Extra Virgem Orgânico também performa muito bem no setor de Saudáveis”, afirma a executiva.

Sovena
O Grupo, dono do Azeite Andorinha, lançou recentemente o Azeite Andorinha Extra Virgem Projeto Revoa. O produto terá 100% de seu lucro revertido para negócios sociais que visam promover uma alimentação de qualidade a quem mais precisa. Também já está disponível o Andorinha Extra Virgem Primeira Colheita, edição 2021/2022, um azeite de baixa acidez, extremamente aromático e fresco, feito com as primeiras azeitonas da safra. Loara Costa, diretora de marketing e trade marketing do grupo Sovena, reforça a importância de ter os produtos bem organizados no ponto natural, de preferência à altura dos olhos, uma vez que oferecem maior rentabilidade.

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