Wesley Filho é novo presidente global de operações da JBS e Gilberto Xandó fica responsável pela JBS Brasil

Avaliação:

(7 Avaliações)

Reportagem SA+ -

João Campos assume a Seara no Brasil, que terá também Alexandre Almeida na diretoria

Foto: Divulgação

A JBS acaba de promover uma grande mudança na sua cúpula. O CEO global da companhia Gilberto Tomazoni decidiu realizar as mudanças para não perder o que considera ser um diferencial da companhia, o detalhe minucioso. Com isso, Wesley Filho, de 30 anos, assume como presidente global de operações com foco em Hemisfério Sul, sendo responsável também pelos ativos da JBS na Austrália, que ante fica sob o guarda-chuva da JBS EUA, e inclui a divisão de aquicultura e a estratégia global para plant based.

Já André Nogueira, que era CEO da JBS EUA, assume uma posição mais estratégica, assumindo a posição de presidente global de operações, com foco em América do Norte, e será par de Wesley Filho. Os dois executivos vão responder a Tomazoni.  

“Essas mudanças são de caráter gerencial. A ideia é dar foco no detalhe. Aliás, essa gestão do detalhe é uma das virtudes da companhia. O objetivo é ter condições de acelerar nosso processo de crescimento, especialmente M&A, e de net zero. Essa posição existia no passado”, disse Tomazoni durante teleconferência.

Nogueira teve um papel fundamental na reestruturação da Swift, comprada em 2007, naquele que é o maior case de turnaround da indústria frigorífica americana. Egresso do Banco do Brasil, o carioca foi CFO do JBS USA e também conduziu as operações na Austrália.

A promoção de Wesley Filho mexe na Seara que vinha sendo comandada por ele há dois anos, em período marcado por um agressivo plano de expansão fabril e contínuo ganho de market sobre a rival BRF. A partir de janeiro, João Campos assume como CEO da Seara. O executivo, que está na empresa há dois anos, era diretor-executivo de alimentos preparados.

Para o seu lugar, a JBS trouxe de volta Alexandre Almeida, que comandou o laticínio Itambé quando pertencia à J&F e teve uma curta passagem pela BRF em 2018, fica com a posição de diretor de alimentos preparados da Seara.

Gilberto Xandó, que liderou a Vigor — ele é chairman de PicPay, Ypê e membro do conselho da JBS —, vai ficar responsável pelos negócios da JBS no Brasil, respondendo a Wesley. Os chefes de Friboi e Seara, que perfazem mais ou menos 25% do faturamento da companhia, vão se reportar a Xandó.

Foto: Divulgação

As mudanças também acontecem na América do Norte. Nogueira vai passar o bastão de CEO nos EUA para Tim Schellpeper, que estava à frente do negócio americano de carne bovina, o mais importante para a companhia. Com mais de 30 anos na indústria frigorífica, Schellpeper já comandou as operações da Smithfield e veio para a JBS em 2017, depois de muita insistência de Nogueira.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                           LinkedIn                                                                                          ,                                                                                          Instagram                                                                                          e                                                                                          Facebook   

Fonte: Valor Econômico

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade