Vendas de hiper e supermercados caem 6,5% em fevereiro

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Reportagem SA+ -

Alagoas, Espírito Santo e Pará são os estados com as maiores quedas


Foto: Adobe Stock

Em fevereiro, houve uma queda de 6,5%, em relação ao mesmo período do ano passado, no volume de vendas de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo.

O dado pertence à 14ª edição do Índice de Atividade Econômica, um estudo promovido pela Stone Varejo em conjunto com o Instituto Propague,  que apresenta dados mensais de movimentação dos varejistas. Dentro da análise são consideradas as operações via cartões, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo. O objetivo é mapear mensalmente os dados de pequenos, médios e grandes varejistas e divulgar um retrato do setor nacional.

Apenas três estados se destacam com resultados positivos no mês, foram eles o Acre (2,8%), Piauí (1,8%) e Mato Grosso do Sul (0,3%). Já os estados que apresentaram as maiores baixas foram Alagoas (18,4%), Espírito Santo (10,4%), Pará (9,3%), Pernambuco (8,6%), Rio Grande do Sul (7,5%) e Santa Catarina (6,7%).

Para Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, o levantamento indica que há uma continuidade da tendência de cautela para o primeiro trimestre de 2024. “Porém, os resultados ainda não são o suficiente para confirmar alteração da tendência. Dessa forma, é necessário acompanhar os próximos meses para confirmar a mudança dessa trajetória”.

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