Sorvete é o item que mais encolheu em meio à tendência de reduflação

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Reportagem SA+ -

60% de todas as categorias que crescem em volume têm o tamanho unitário menor em comparação com o ano anterior


Foto: Adobe Stock

Nos últimos anos, devido ao aumento da inflação, diversas indústrias adotaram estratégias de reduflação para manter a média de preços de seus itens e evitar que os compradores abandonem suas marcas. Dentre os produtos que mais foram afetados por esse movimento na América Latina, se destaca o sorvete que teve uma queda de 17% no tamanho em relação ao último ano.

Os dados são da Kantar , empresa de dados, insights e consultoria; e também revelam que o leite em pó, refrigerantes, biscoitos doces e salgadinhos foram categorias fortemente afetadas pelo movimento. 

O estudo ainda demosntra que a compra de itens em embalagens reduzidas ocorre principalmente em cestas de compra com maior frequência, e segundo os dados 60% de todas as categorias que crescem em volume têm o tamanho unitário menor em comparação com o ano anterior – algo que indica que a estratégia é efetiva, sobretudo na categoria de alimentos e bebidas. 

Dessa forma, segundo representantes da Kantar, os consumidores seguem buscando as melhores oportunidades na hora de fazer compras e estão dispostos a mudar para produtos menores no caso de reposições mais frequentes.

Em um movimento contrário, os itens que mais aumentaram de tamanho foram aromatizadores de ambiente, iogurte, sucos concentrados, absorventes higiênicos e sabão para roupas. Diferente dos produtos afetados pela reduflação, o aumento das embalagens é mais acentuada nas categorias de cuidado pessoal e do lar, pois esses itens normalmente usam tamanhos maiores para oferecer maior durabilidade e menor preço por peso ou unidade.  

O local de compra também pesa para a variação de tamanho da embalagem, seja essa para maior ou menor. No caso dos absorventes femininos, por exemplo, o número de viagens para compra em atacarejos é 7% maior e o tamanho adquirido cresce 9%.

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