Vendas de Salgadinhos podem crescer 20%. Saiba como

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Conteúdo Patrocinado por PepsiCo -

Ajustes no ponto natural potencializam os resultados da categoria

A gôndola é fundamental para os resultados de salgadinhos. Além de destinar espaço correto, o racional de exposição precisa estar alinhado ao shopper da categoria.

Quando isso acontece, há oportunidade real de aumentar em até 10% o valor gasto por quilo pelos clientes, o que impacta em avanço em torno de 20% no sell-out. Os dados são de estudos internos da líder de mercado PepsiCo, que capitanea o Gerenciamento por Categorias em snacks e compartilha algumas dicas para potencializar o ponto natural de salgadinhos nas suas lojas.

O passo inicial é tornar o mix mais assertivo e relevante. Afinal, a a gôndola não é elástica e o sortimento deve contemplar produtos que realmente atendam às necessidades e aos desejos dos consumidores, incluindo lançamentos, que têm papel relevante no crescimento contínuo das vendas.

Nos projetos de GC implantados pela PepsiCo, tem sido comum uma redução em torno de 10% a 15% na quantidade de itens, e o resultado é de ganho médio de cobertura superior a 10 pontos percentuais. 

Em termos de organização da gôndola, a imagem acima mostra o melhor racional de execução. Repare que os produtos voltados ao público adulto abrem o fluxo. Deve ser assim para estimular o contato dos shoppers com itens de maior valor agregado.

Outro cuidado eficiente na geração de rentabilidade é uma proporção equalizada, no ponto natural, de espaço entre biscoitos e salgadinhos. Afinal, é uma categoria com maior valor agregado, e destinar espaço e mix adequados está associado à diminuição na ruptura.

Além disso, oferecer o mix de produtos relevante ao seu público aumenta a chance de fidelização à loja. Nos projetos de GC da PepsiCo em supermercados e atacarejos, esse ajuste tem gerado ótimos resultados.

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