Seara planeja expandir mercado de empanados com novos consumidores e produtos

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Alessandra Morita - alessandra.morita@savarejo.com.br -

Objetivo da empresa é se tornar líder da categoria, que passa a contar com 30 itens em linha. Ações colaborativas também estão nos planos


Foto: Divulgação


A Seara completa uma década da sua incorporação pela JBS neste ano. De lá para cá, a empresa multiplicou seu faturamento e se tornou líder em diversas categorias, sendo na de congelados uma das conquistas mais representativas. Mas, na visão da empresa, agora é hora de buscar a liderança também no mercado de empanados.

Para atingir o objetivo, a aposta é alta e envolve desde um investimento bilionário na fábrica de Rolândia, no Paraná ( clique aqui e leia a matéria ), até um plano de comunicação robusto que pretende alcançar o consumidor em toda a sua jornada. 

O projeto passa ainda pelo lançamento de 10 novos itens de empanados, totalizando 30 SKUs. Eles visam atender os mais variados momentos de consumo e oferecer uma experiência semelhante à das hamburguerias e de outros formatos de foodservice, além de contemplar atributos buscados pelo brasileiro.

Uma das novidades são as coxinhas de asa de frango nas versões crocante e apimentada e crocante e suculenta. Segundo Gabriela Pontin, diretora executiva de negócios de alimentos preparados da empresa, as inovações da linha de empanados consistem no maior lançamento da Seara no ano. Com isso, a ideia é atrair novos consumidores, o que deve resultar no crescimento desse mercado. 

Categoria em novo patamar

Entre os executivos da empresa, a palavra de ordem é “ressignificar a categoria”. “Esse é um prato tradicional nos lares brasileiros. O consumo só não é maior porque falta variedade de produtos e opções de alta qualidade. A nova linha da Seara vem para resolver essa demanda do consumidor”, afirma João Campos, CEO da empresa.

Para se ter uma ideia, os empanados estão presentes em 33% dos lares brasileiros, contra 54% dos Estados Unidos e 66% do Reino Unido. Já os frangos como um todo têm uma penetração de 90% dos domicílios no País. Segundo Rafael Palmer, diretor de marketing da Seara, o mercado de empanados apresenta crescimento anual de 7% e movimenta R$ 2,9 bilhões. Nesses produtos, o tíquete médio é 15% superior aos itens congelados não empanados. 

Estímulo à demanda

Para alcançar o consumidor, o plano de comunicação da nova linha foi desenhado para atingir todos os pontos de contato da sua jornada, como explica Frank Pflaumer, CMO da Seara. De acordo com ele, ativações importantes acontecerão durante o Big Brother Brasil e o festival de música The Town, que acontecerá em setembro na cidade de São Paulo.

O ponto de venda também será contemplado com iniciativas. Além disso, segundo Rafael Palmer, diretor de marketing, poderão ocorrer as chamadas collabs (ações realizadas em parceria por duas empresas). Para isso, foi implementada na fábrica de Rolândia uma área destinada a produtos de parceiros da Seara. Colaboração, aliás, é um ponto importante reforçado por Gabriela Pontin: “Acreditamos muito nisso e contamos com um centro de tecnologia e inovação para clientes e parceiros de todo o tipo”, conclui a executiva. 

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