Dia das Mães deve aumentar em 2,5% as vendas no varejo alimentar

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Reportagem SA+ -

Especialista traz cinco dicas essenciais para lucrar com a data


Foto: Adobe Stock

Em 2024, o Dia das Mães será comemorado no dia 12 de maio e, segundo especialistas, essa é uma das datas mais importantes para o varejo alimentar. Para se ter uma ideia, é esperado que a data aumente em 2,5% as vendas no setor este ano

O dado pertence a Leandro Rosadas, economista especializado em gestão de supermercados, que ainda ressalta a importância do planejamento estratégico para atender a alta demanda e superar as expectativas de vendas.

Há dois anos, foi registrado um aumento de 18% das vendas na época, porém, no último ano, houve uma queda de 4,2%, segundo o ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado). Tendo em vista esses resultados, Rosadas separou cinco dicas essenciais para evitar prejuízos e aumentar o potencial de vendas. Confira abaixo:

Exposição e ilha de presentes

Segundo o especialista, destacar buquês de flores e outros pequenos presentes na entrada do supermercado ajuda a captar a atenção do cliente e seduzi-lo para a loja. Além disso, criar seções dedicadas a presentes dentro do supermercado também induz a escolha dos clientes e facilita a decisão de compra.

Como ideia para os itens presenteáveis além das flores, Rosadas indica kits específicos e cestas de café da manhã.

"Essa é uma forma de oferecer conveniência, uma experiência em família e ainda aumentar o seu tíquete médio. Outra aposta para esse período e que foge do tradicional é elaborar kits de vinhos, de produtos fitness e até de itens de beleza para presentear”, orienta.

Cross-merchandising  

A técnica de cross-merchandising pode ser benéfica para diversas estratégias, e no Dia das Mães isso não é diferente. Sendo assim, o especialista indica posicionar produtos complementares próximos um dos outros para aumentar o desejo de compra do cliente e, respectivamente, o tíquete médio no supermercado, garantindo o crescimento das vendas. 

“É uma estratégia simples de organização da loja, mas que pode ocasionar no aumento de até 50% das vendas”, explica o economista. 

Eventos de degustação

Promover degustações de pratos que podem ser preparados para o almoço de domingo também é uma forma para atrair os consumidores. “Essas ações também ajudam a aumentar o volume de vendas de ingredientes específicos”, complementa o especialista. 

Extensão do horário de funcionamento

Por fim, de acordo com Rosadas, é cultural em nosso país deixar as compras para última hora. Por isso, promover a extensão do horário de funcionamento pode ser um grande diferencial para levar um maior fluxo de clientes para a loja e, consequentemente, aumentar as vendas.

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