Rede recupera R$ 115 mil usando Inteligência Artificial para corrigir erros de execução

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Reportagem SA+ -

Ficou claro que ruptura de estoque é o que mais gera impacto negativo na receita

Foto: Divulgação

A rede Althoff Supermercados passou a contar com a Involves Doors , ferramenta de abastecimento inteligente de Involves, para identificar erros nos processos. A ruptura de estoque está entre os problemas que mais geram impacto negativo na receita de empresas do varejo. No entanto, boa parte das rupturas não acontecem no caminho da indústria até a loja, mas sim no trajeto que o produto percorre do depósito até a gôndola. De acordo com dados da Involves, 15% dos SKUs de uma loja sofrem pelo menos uma indisponibilidade de gôndola por mês. Com o uso da solução, a rede conseguiu recuperar mais de R$ 115 mil em vendas em três meses, o que representa 1,7% do faturamento da rede.

A solução identifica, entre outros recursos, possíveis rupturas de gôndola ou problemas na disposição dos SKUs no PDV. Inicialmente, a rede implementou a tecnologia em 4 das suas 11 lojas e, em três meses de uso, identificou 8.977 problemas de execução que afetavam as vendas. A ferramenta consegue detectar mais de 20 tipos diferentes de erros, como estoque virtual, falta de etiqueta de preço nos produtos e ruptura na gôndola.

O Involves Doors usa inteligência artificial para detectar comportamentos fora do padrão em cada SKU e dispara alertas diários para que a equipe de reposição verifique os produtos e resolva os problemas identificados pela ferramenta o mais rápido possível. Ao final de cada dia, a inteligência artificial do Involves Doors faz a “varredura” nos dados de vendas e de estoque da loja. 

O responsável pelo gerenciamento de categorias do Althoff Supermercados, Amauri Mallet, explica que a ferramenta facilita o trabalho da equipe de abastecimento, pois aponta com precisão os itens que devem ser monitorados naquele momento. “O Involves Doors é muito útil porque ajuda o repositor a não ter que ficar procurando trabalho no chão de loja. Basta ele seguir as missões sugeridas diariamente pela ferramenta para manter o PDV organizado e em dia”, explica.

O head de produtos de varejo da Involves, Otávio Senna, destaca que o aplicativo funciona como um organizador da rota de reposição dentro do estabelecimento - o que aumenta a produtividade. “O sistema  organiza as tarefas de cada profissional de acordo com a árvore mercadológica de cada rede. Em vez de ficar percorrendo os corredores procurando possíveis rupturas ou problemas de má disposição dos SKUs a olho nu, o profissional tem uma atuação muito mais assertiva”, afirma. Além das missões sugeridas pelo sistema, repositores da loja podem criar novas missões à medida que encontram produtos com erros de execução.

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