Quando incluir um novo produto? Esse software reduz erros ao gerenciar o sortimento

Avaliação:

(1 Avaliação)

Conteúdo Patrocinado por Centric Software -

Otimização do mix evita dinheiro parado no estoque e garante mais rentabilidade

Foto: iStock

É o momento de criar um corredor só para os produtos saudáveis ou a prioridade agora é ampliar a seção de itens para pets? Tenho marcas demais nas categorias de bebidas ou a boa rentabilidade compensa o baixo giro de alguns SKUs? Dúvidas como essas fazem parte da rotina do varejo alimentar, e a forma como essas questões são resolvidas pode significar resultados bem diferentes ao final do mês.

A responsabilidade de gerenciar corretamente o sortimento ficou maior no cenário atual, marcado pela alta da inflação e por mudanças intensas no comportamento de compra do shopper. Executar bem esse trabalho, no entanto, é algo complexo em um setor que trabalha simultaneamente com dezenas e dezenas de categorias. Quem pode ajudar toda a cadeia de distribuição brasileira a tornar mais simples e assertiva a definição das estratégias para o mix é a Centric Software, empresa fundada no Vale do Silício que é referência em Gestão do Ciclo de Vida do Produto (PLM, do inglês Product Lifecycle Management).

A Centric atende mais de 500 clientes em 32 países e registra taxa de retenção de 99%. Muitos deles são varejistas que geralmente iniciam a parceria com foco na gestão do ciclo de itens de marca própria, porém com o tempo passam a utilizar o software de PLM para gerenciar também outros produtos, definindo planos para o sortimento e o abastecimento das lojas.

O resultado tem sido menos dinheiro parado nos estoques, mais vendas e boa rentabilidade. Com o ambiente de planejamento característico do sistema, é possível saber previamente como qualquer produto – seja de marca própria ou de marca nacional – vai se comportar no sortimento de cada loja e quanto será preciso vender para manter determinada margem na categoria, apenas para citar alguns exemplos.

O plano de sortimento que integra o software de Gestão do Ciclo de Vida do Produto da Centric permite análises com alto nível de granularidade: por departamento, por linha de produto, por SKU, região, loja, etc. São muitos os resultados proporcionados na gestão do mix por parte de supermercados e seus fornecedores, conheça alguns deles:

Benefícios para o sortimento do varejo

- Maior sucesso na introdução de produtos;

- Otimização do sortimento para impulsionar o crescimento dos negócios;

- Viabilização de um mix multicanal, com determinados produtos posicionados somente no e-commerce ou apenas nas lojas físicas;

- Apoio ao desenvolvimento de marca própria;

- Impulsionamento nas margens obtidas.

Vantagens para a indústria

- Gerenciamento eficiente do portfólio de produtos;

- Ganhos de margem;

- Atualização do portfólio de itens sazonais e edições limitadas;

- Possibilidade da ampliação da distribuição a novas regiões.

Clique aqui e solicite uma demonstração do software de Gestão do Ciclo de Vida do Produto da Centric!

Leia também:

Como não errar nas estratégias de marca própria

Revolucione a gestão das marcas próprias

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade