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(2 Avaliações)Conteúdo Patrocinado por Centric Software - 13/10/2021
Otimização do mix evita dinheiro parado no estoque e garante mais rentabilidade
Foto: iStock
É o momento de criar um corredor só para os produtos saudáveis ou a prioridade agora é ampliar a seção de itens para pets? Tenho marcas demais nas categorias de bebidas ou a boa rentabilidade compensa o baixo giro de alguns SKUs? Dúvidas como essas fazem parte da rotina do varejo alimentar, e a forma como essas questões são resolvidas pode significar resultados bem diferentes ao final do mês.
A responsabilidade de gerenciar corretamente o sortimento ficou maior no cenário atual, marcado pela alta da inflação e por mudanças intensas no comportamento de compra do shopper. Executar bem esse trabalho, no entanto, é algo complexo em um setor que trabalha simultaneamente com dezenas e dezenas de categorias. Quem pode ajudar toda a cadeia de distribuição brasileira a tornar mais simples e assertiva a definição das estratégias para o mix é a Centric Software, empresa fundada no Vale do Silício que é referência em Gestão do Ciclo de Vida do Produto (PLM, do inglês Product Lifecycle Management).
A Centric atende mais de 500 clientes em 32 países e registra taxa de retenção de 99%. Muitos deles são varejistas que geralmente iniciam a parceria com foco na gestão do ciclo de itens de marca própria, porém com o tempo passam a utilizar o software de PLM para gerenciar também outros produtos, definindo planos para o sortimento e o abastecimento das lojas.
O resultado tem sido menos dinheiro parado nos estoques, mais vendas e boa rentabilidade. Com o ambiente de planejamento característico do sistema, é possível saber previamente como qualquer produto – seja de marca própria ou de marca nacional – vai se comportar no sortimento de cada loja e quanto será preciso vender para manter determinada margem na categoria, apenas para citar alguns exemplos.
O plano de sortimento que integra o software de Gestão do Ciclo de Vida do Produto da Centric permite análises com alto nível de granularidade: por departamento, por linha de produto, por SKU, região, loja, etc. São muitos os resultados proporcionados na gestão do mix por parte de supermercados e seus fornecedores, conheça alguns deles:
Benefícios para o sortimento do varejo
- Maior sucesso na introdução de produtos;
- Otimização do sortimento para impulsionar o crescimento dos negócios;
- Viabilização de um mix multicanal, com determinados produtos posicionados somente no e-commerce ou apenas nas lojas físicas;
- Apoio ao desenvolvimento de marca própria;
- Impulsionamento nas margens obtidas.
Vantagens para a indústria
- Gerenciamento eficiente do portfólio de produtos;
- Ganhos de margem;
- Atualização do portfólio de itens sazonais e edições limitadas;
- Possibilidade da ampliação da distribuição a novas regiões.
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