Como não errar nas estratégias de marca própria

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Conteúdo Patrocinado por Centric Software -

Com sede no Vale do Silício, Centric Software chega ao Brasil com plataforma que cuida de todas as etapas do ciclo de vida dos produtos. Entenda como funciona e confira os benefícios.

Foto: iStock

As vendas de itens de marca própria acumulam sólido crescimento nos últimos anos. Com a pandemia, esse avanço se tornou ainda mais expressivo: dados da Kantar mostram que esses produtos já estão presentes em um a cada três lares brasileiros e conquistaram 2,2 milhões de novos shoppers no primeiro semestre do ano passado.   

Das grandes redes de atuação nacional aos players regionais, uma boa estratégia de marca própria ajuda a fidelizar o público e a garantir receita com boa rentabilidade em diversas categorias. Mas o que muitos empresários do setor ainda não sabem é que o caminho para o sucesso na gestão das marcas próprias ficou mais curto. Já é possível entender de modo bem mais claro quais produtos realmente devem ser lançados, em que faixa de preço e com quais níveis de rentabildade. Melhor: a jornada que começa na concepção de um novo item até seu lançamento e execução no PDV pode ficar muito mais simples, rápida e barata.

Tudo isso porque a  Centric,  com sede no Vale do Silício, passa a atender as empresas brasileiras com seu software de Gestão do Ciclo de Vida do Produto (PLM, do inglês Product Lifecycle Management). Utilizado em 32 países por mais de 480 companhias de segmentos do varejo e da indústria, o recurso cuida, de ponta a ponta, do processo de desenvolvimento de qualquer produto, promovendo a integração de todas as áreas e pessoas envolvidas, inclusive fornecedores, por meio de uma fonte de dados única, abrangente e atualizada em tempo real.

Na prática, o software PLM da Centric concentra todas as informações dos produtos desde antes do lançamento. Para varejistas, marcas e produtores de alimentos e bebidas, tem sido uma ferramenta importante para acelerar o lançamento de novos produtos, gerenciar portfólios de forma eficaz e melhorar as margens. Não por acaso, é utilizado por redes supermercadistas como Auchan, Kroger, Monoprix e Tesco. Essas empresas não abrem mão do software porque percebem ao menos 9 benefícios:

1. Processo de desenvolvimento de produtos fica melhor e mais rápido 

Garante agilidade e flexibilidade para acompanhar as mudanças nos hábitos dos consumidores. 

2. Colaboração se torna mais eficiente entre as equipes

Times internos e externos passam a "falar a mesma língua" pois usam a mesma plataforma que registra e organiza todas as etapas do trabalho, também integrando outros softwares já tradicionais, como ERP, para evitar redundância de dados e promovendo uma fonte única da verdade.

3. Redução de custos

O software da Centric se baseia nas melhores práticas do mercado, evitando erros e gastos desnecessários. Todas as cotações de matéria-prima, por exemplo, são feitas dentro da plataforma, o que evita surpresas relacionadas ao custo de um produto.  

4. Aumento de receita

Ao realizar a gestão de todo o ciclo dos produtos, fica mais simples entender quais itens geram bons resultados e onde estão as novas oportunidades. Com isso, nada é lançado sem a certeza de que vai agregar faturamento e margem.

5. Total conformidade com regras locais

Atualizado constantemente, o software já considera exigências legais. Quem o utiliza não passa por situações como a necessidade de fazer recall de um lote de produtos por falta de informação no rótulo, entre outras situações semelhantes.

6. Clientes mais satisfeitos 

A boa gestão da marca própria se reflete no mix das lojas, que passam a contar com produtos alinhados às reais expectativas do público. A experiência de compra fica mais completa e isso gera fidelização.  

7. Impulso à inovação disruptiva

Em vez de simplesmente reagir a movimentos da concorrência, o software PLM da Centric permite que sua empresa lidere a corrida pela inovação em produtos. Sabe aquela nova categoria que começa a despontar como tendência de consumo? Seu supermercado/indústria pode desenvolver e colocar nas gôndolas antes da concorrência.   

8. Sustentabilidade ao alcance de todos

Produtos ecológicos ganham popularidade porque os consumidores desejam, cada vez mais, comprar alimentos e outras mercadorias produzidas de forma transparente, ética e sustentável. Ter um sortimento alinhado a esses anseios torna seu supermercado atrativo a um grupo de pessoas disposta, inclusive, a pagar mais por itens com essas características.

Se no passado era complexo desenvolver linha de produtos com esse apelo, hoje a sustentabilidade está ao alcance da sua empresa. O software de Gestão do Ciclo de Vida do Produto da Centric permite à sua equipe de aquisição gerenciar de forma eficiente toda a comunicação com os fornecedores, as propostas e as cotações, além de monitorar a conformidade para atender às práticas de sustentabilidade e aos padrões internacionais. É possível, por exemplo, definir limites aceitáveis de qualidade do produto de forma a avaliar o desempenho do fornecedor.

Tudo isso sem onerar o projeto, já que outro recurso permite ajustar os portfólios na hora para reduzir o risco de desperdício de estoque e evitar apostas em itens que se tornam obsoletos com rapidez.   

9. Rastreabilidade

Quem utiliza o software consegue visibilidade total sobre a gestão do ciclo de cada produto E isso envolve, claro, a rastreabilidade dos ingredientes e da cadeia de produção, o que permite comprovar as informações de rótulos. É que no controle de qualidade e no recurso regulador do Centric PLM, o laboratório está diretamente integrado ao fluxo de trabalho do PLM, e o acesso aos limites, controle de mudança, rastreamento de ingredientes e reconciliação de rótulos são aprovados por meio de avisos automáticos de software e aplicação para evitar danos à reputação da marca devido a problemas de conformidade.

Clique aqui e solicite uma demonstração do software de Gestão do Ciclo de Vida do Produto da Centric!

Para entender melhor como a Centric Software pode ajudar a sua empresa, confira o vídeo:

 

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