Promotor de vendas assume papel mais estratégico no PDV

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Reportagem SA Varejo -

Com grande parte do consumo migrando para o lar, esse profissional se tornou ainda mais relevante na linha de frente, atuando além da reposição de produtos, garante Claudirene Matos, da Allis

Foto: iStock 

Mais exigente, analítico e seletivo, o consumidor tem sinalizado constantemente que alterou seus padrões e preferências na hora de decidir as compras. "A decisão não é mais pautada somente no preço ou qualidade. O atendimento, as soluções que o produto traz para a vida do consumidor, as facilidades oferecidas, além da experiência com o produto ou serviço, tudo isso se tornou decisivo para compra, e com isso o ponto de venda, vêm ganhando muita relevância", analisa Claudirene Matos, superintendente de operações de Field Marketing da Allis

Com esse cenário, aliado às facilidades de compras online e ao redirecionamento que o marketing tem feito em merchandising, a figura do promotor de vendas também precisou se reinventar e passou a ser ainda mais relevante no trade, explica a especialista. "O processo de mudança do papel desse profissional no PDV, que já vinha acontecendo há algum tempo, foi acelerado por conta da pandemia da Covid-19. Uma vez que com o distanciamento, a necessidade de fazer compras rápidas e a preocupação com questões de segurança e higiene, também fizeram o consumidor mudar seu comportamento de compra", afirma.  

Todas essas mudanças exigiram atualizações do trade e dos profissionais que atuam no varejo. As novas ações dos promotores de venda passaram a ter um papel muito mais estratégico nos estabelecimentos. Esse profissional passou a atuar ainda mais na linha de frente, pois o shopper passou a ficar mais tempo dentro de casa, e começou a consumir mais no lar, inclusive incluindo novos itens na cesta de compras. "Isso faz com que o promotor se torne o principal link entre o shopper e a indústria, desde o ponto de vista de produto, necessidades de novas soluções ou até a melhor forma de expor e comunicar o produto no ponto de venda", detalha superintendente de operações de Field Marketing da Allis. 

Um outro aspecto relevante é que, estando em casa, muitas pessoas adotaram o modelo ‘Do it yourself’, ou em português, faça você mesmo. Isso ocorreu em várias categorias, desde alimentação, já que muita gente passou a cozinhar no período, até limpeza do lar, autocuidado, jardinagem, entre outros exemplos. Esse comportamento criou uma nova demanda nos estabelecimentos. "Com isso, os promotores, que são os profissionais que abastecem os supermercados, precisaram observar e absorver as necessidades do shopper, os novos hábitos de consumo e entender de que maneira ele pode facilitar a jornada do cliente no PDV. Muito além de fazer a reposição, demonstração e de analisar os itens que tem mais saída, onde tem mais saída, os promotores também são responsáveis por promover o cross merchandising de produtos. Afinal são eles – junto ao gerente de loja – que pensam e criam ambientes ‘temáticos’, como ter um local específico para itens de café da manhã, ou para o churrasco, a fim de deixar o momento de compras mais ágil", explica.  

Segundo Claudirene Matos, as circunstâncias exigiram uma habilidade nova, a de olhar de forma mais ampla, uma visão 360 graus. "É papel do promotor fazer uma análise detalhada da concorrência, coletar dados estratégicos e fundamentais para a indústria. Mas o promotor não atua sozinho. Junto dele há uma equipe de planejamento, de Business Intelligence, que possui ferramentas adequadas e um time atento às inovações e tendências do mercado. Somente assim, e com todos os envolvidos alinhados, é possível tomar decisões rápidas e assertivas", garante.

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