Mantiqueira adquire operação dos ovos da LAR e fortalece sua atuação na categoria

Avaliação:

(1 Avaliação)

Reportagem SA+ -

A empresa expandiu sua atuação e busca faturamento de R$ 2 bilhões em 2023


Foto: Divulgação

A Mantiqueira , uma das principais granjas do País, comprou a operação de ovos da LAR , a terceira maior cooperativa agroindustrial do Brasil, e marcou sua entrada definitiva no negócio de integrados, um modelo que envolve fornecer galinhas e ração para as famílias avicultoras que são remuneradas pela produção de ovos. A operação já vinha sido testada desde a aquisição da Gralha Azul em 2021, uma pequena empresa no Paraná que conta com 35 famílias produtoras e 250 mil galinhas. Com isso, a empresa também fortalece sua atuação na categoria. 

A operação vendida representa apenas 0,7% do faturamento da Lar, cuja receita líquida foi de R$ 23 bilhões no ano passado. A aquisição aumentará em 10% o plantel de galinhas da Mantiqueira e fortalecerá sua presença nos três Estados do Sul, região que possui 15% do plantel e 20% dos ovos comercializados pela empresa. 

A transação, que depende da aprovação da CADE, tem previsão de conclusão até o primeiro dia de julho e dará à Mantiqueira todo o plantel da LAR, bem como o UPO (Unidade de Processamento de Ovos), o que inclui o prédio e a operação de classificação dos ovos. Para Márcio Utsch, sócio e CEO da Mantiqueira, a compra é uma forma de crescimento com baixo investimento em ativos imobilizados

Márcio ainda acrescenta que o sistema de integração funciona bem no sul do Brasil, além de permitir que a empresa atue em sua área de especialidade na marca e tecnologia durante a certificação e separação dos ovos. 

Em 2022, a Mantiqueira teve um faturamento líquido de R$ 1,5 bilhão em ovos e R$ 450 milhões em suas operações de boi, milho e soja. Em dezembro de 2022, a empresa ficou mais próxima de alcançar o objetivo de faturamento de R$ 2 bilhões com a aquisição da operação de ovos orgânicos da Fazenda da TocaCom. Neste ano, com a mais nova compra, a LAR aumentará o top line da Mantiqueira em R$ 180 milhões, uma vez que a mesma possui 98 famílias e 1,5 milhões de galinhas. 

Por meio de investimentos na área de marketing, a Mantiqueira tem aberto o spread entre o preço consistente dos últimos anos e o preço de mercado da commodity. “Não estamos privilegiando um modelo em detrimento do outro, e sim fazendo um mix entre os dois modelos”, afirma Márcio. O CEO ainda comenta sobre a importância de usufruir de um negócio asset light. “Para nós é uma vantagem competitiva importante, especialmente neste momento com o custo de capital onde está”, conclui Márcio.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:      LinkedIn,      Instagram      e      Facebook 

Fonte: Brazil Journal

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade