Índice de ruptura atinge 15,3% nos supermercados

Avaliação:

(10 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Ovos são o item com maior indisponibilidade nas gôndolas


Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo

Em janeiro, a ruptura dos supermercados atingiu um índice de 15,3% e o produto com maior indisponibilidade nas gôndolas foram os ovos com 20,6%, ante os 14% alcançados no mesmo período do ano anterior.

Um dos fatores que tem contribuído para a ruptura do item é a queda nos preços desde agosto de 2023, apesar do aumento registrado no primeiro mês do ano de 3,7%. 

Os dados se referem a um levantamento realizado pela Neogrid , e também apontam que os refrigerantes apresentam um índice elevado – cerca de 14,3%, quase 6% a mais do que em janeiro de 2023. O preço da bebida também aumentou cerca de 8,8% em relação ao valor praticado em dezembro. Segundo o estudo, neste caso um dos fatores que podem ter influenciado o aumento na ruptura são as altas na temperatura.

Para Robson Munhoz, diretor de Customer Success da Neogrid, a ruptura que costuma acontecer em janeiro é um movimento natural por conta das festas de final de ano

“Há também o período de férias coletivas na indústria, cuja a volta ocorre no começo de janeiro e daí o ciclo de pedidos, faturamento e entrega começam a acontecer, fazendo com que a ruptura seja maior em janeiro, comparada a outros meses” explica o executivo. 

Munhoz ainda destaca que há um comportamento, em especial nas capitais brasileiras, de êxodo em janeiro para o litoral e, por isso, os supermercados dessas cidades não investem tanto em estoque, ao passo que os estabelecimentos das localidades que recebem esses turistas aumentam a dinâmica de reposição. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn  Instagram  Facebook

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade