Grupo Zonta entra no segmento de atacarejo com a bandeira Gigante Atacadista

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Reportagem SA+ -

Loja recebeu R$ 75 milhões em investimentos e gerou 350 empregos. Confira também o cenário atual para expansão do formato atacarejo

Foto: Divulgação

O grupo Zonta, que atua no varejo com as operações do Condor Super Center, faz sua estreia no atacarejo e inaugura sua primeira unidade do Gigante Atacadista, em Curitiba. A loja, que recebeu R$ 75 milhões em investimentos, tem 12,2 mil metros quadrados de área construída e 7 mil metros quadrados de área de vendas.  Além disso, a unidade possui 27 checkouts e um estacionamento com capacidade para 3 mil vagas rotativas diárias. O empreendimento gerou 350 empregos, sendo 215 diretos.

Segundo o presidente do grupo, Pedro Joanir Zonta, o Gigante Atacadista foi idealizado após pesquisas apontarem o anseio do consumidor pela presença do grupo neste nicho de mercado. “Para inaugurarmos a primeira unidade do Gigante, escolhemos um local estratégico que faz a ligação de vários pontos da cidade e que também serve de acesso para a Região Metropolitana de Curitiba e o interior do Estado. O nosso plano de expansão prevê, em um curto prazo, a implantação de outras lojas do mesmo perfil em diferentes regiões”, afirma.

A nova bandeira nasce com a proposta de oferecer preços baixos e um mix completo voltado ao consumidor pessoa física, comerciantes e transformadores. Todo o empreendimento foi projetado com o objetivo de ter baixos custos operacionais, aumentar a eficiência, possibilitando a oferta de preços baixos no atacado e no varejo.

Os clientes terão à disposição um mix de 12 mil itens de alimentos e não-alimentos com embalagens unitárias, para quem quer comprar em pequenos volumes, e institucionais, que possibilitam a compra em maiores volumes e preços ainda melhores.

Além disso, tem toda a linha de perecíveis com uma padaria que oferece pão quente a toda hora, hortifruti frescos e açougue com grande variedade de cortes prontos. A unidade ainda conta com um restaurante, loja de celulares e uma de confecções.

A loja oferece também serviço de televendas (0800 641 7788) para realizar a compra com os especialistas e agendar a retirada. O Gigante Atacadista aceita pagamento nos cartões de débito e crédito.

Sustentabilidade

Atento a questão de sustentabilidade, a loja utiliza o CO2 no setor de congelados, um gás refrigerante 100% natural que não agride a natureza e não provoca o efeito estufa. No setor de refrigerados, é usado o Glicool, inofensivo à camada de ozônio e que reduz em até 90% os gases poluentes.

Para otimizar o consumo energético, foram instaladas lâmpadas LED em 100% do empreendimento e um sistema de iluminação dimerizável, que ajusta a intensidade luminosa de acordo com a luz natural, além dos tradicionais Domus Prismáticos na cobertura, que permitem a entrada de luz externa no ambiente e filtram os raios ultravioletas em até 98%.

Outro ponto que preserva os recursos naturais é a instalação do sistema de captação da água da chuva para ser utilizada na irrigação de jardins, limpeza de pisos e descarga de sanitários. A loja também possui uma bacia de contenção para retardo de acúmulo de água da chuva na rua.

Ainda há espaço para crescer

Segundo o sócio líder de varejo da KPMG, Paulo Ferezin, ainda há espaço para o segmento de atacarejo crescer e não só nas grandes capitais. De acordo com ele, qualquer cidade acima de 300 mil habitantes comporta esse modelo. No entanto, o executivo pondera que para dar certo, a empresa precisa manter o faturamento alto, acima de R$ 10 milhões ao mês por loja. E o custo operacional baixo, em torno de 10% do faturamento. Em outros modelos, o custo operacional ultrapassa 20% do faturamento. “O sucesso do formato está baseado no preço da mercadoria, todos querem economizar, não só brasileiros, mas talvez tenhamos necessidade maior porque a população é mais pobre. O modelo do atacarejo permite trabalhar com preços pelo menos 10% mais baixos que os supermercados convencionais”, avalia.

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