Entenda quais são as oportunidades no varejo com o período de viagens e comemorações

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Reportagem SA+ -

A SA Varejo ouviu fornecedores de algumas das principais categorias presentes nas lojas. Confira


Foto: iStock

Viagens e encontros com amigos e familiares estão entre as prioridades do consumidor para aproveitar melhor seus dias durante o verão. Para entender as oportunidades no varejo, ouvimos fornecedores de algumas das principais categorias presentes nas lojas. 

Protetor solar

Nivea

Vendas


“Temos grandes expectativas para o verão de 2022/2023, pois será a nossa primeira temporada com a população mais protegida contra a Covid-19 e confortável para aproveitar ao ar livre. Por isso a previsão é de uma forte retomada das vendas de protetores solares”
Melina Navarro - Gerente de categoria Nivea Sun

Produtos
Os mais vendidos da categoria durante a temporada de verão são os protetores corporais de alto fator de proteção. Entre os destaques da marca estão a linha Nivea Sun Protect & Bronze, que protege e estimula a melanina da pele; o Nivea Sun Beauty Expert, com fórmula leve e não oleosa e FSP 50; e os produtos infantis. Para este verão, a Nivea complementa seu portfólio com os seguintes lançamentos: linha facial Nivea Sun Tripla Proteção, que traz benefícios de skincare e ingredientes ativos, como ácido hialurônico, extrato de rosa, sílica, sal do Himalaia e algas marinhas; e o Nivea Sun Pós-sol reparador, uma loção de fórmula suave e calmante com Bio-Aloe Vera e antioxidante que previne a vermelhidão da pele e promove alívio instantâneo. Outras novidades estão na marca para crianças e bebês Brincando na Água, que tem produtos resistentes à água, areia e ao suor, sendo ideal para praia, piscina e esportes, além da Babies & Kids, desenvolvida para a pele sensível a partir de seis meses de idade.

Johnson & Johnson

Produtos
Para a marca Neutrogena, o destaque é a linha Derm Care, que oferece protetores solares faciais com complexo antioxidante. Os produtos estão disponíveis nos FPS 30 e 70, sendo que essa última versão traz produtos com cor em três tonalidades (pele clara, morena e negra) e tem efeito base, de alta fixação, além da opção sem cor. Já com a marca Neostrata, a Johnson & Johnson apresenta a linha Minesol Oil Control, que contém ativos em sua formulação para garantir uma ação antioleosidade e antissinais pró-colágeno. Os produtos contam com a tecnologia Feverfew, antioxidante cinco vezes mais potente que a vitamina C no combate aos radicais livres. O resultado são protetores solares que, com uso contínuo, ajudam na correção das rugas e linhas finas, deixando a pele mais lisa, firme e uniforme. Disponível em quatro tonalidades (claro, médio claro, médio escuro e escuro), além da versão sem cor, a linha oferece proteção contra radiações UVA, UVA longo, UVB, luz visível, poluição e radicais livres.

Execução
Segundo Flavia Marchese, head de marketing das marcas de proteção solar da Johnson & Johnson, para obter sucesso nas vendas é preciso primeiro analisar os produtos que estão sendo oferecidos na loja. “O primeiro passo é entender o papel de cada marca para o consumidor. É necessário ainda entender o valor e benefícios entregues nos produtos e, por fim, fazer uma revisão dos itens ofertados, garantindo que o consumidor encontre o que ele busca”, recomenda ela. Trabalhar bem a comunicação e exposição também é fundamental, garantindo visibilidade aos produtos tanto no ponto natural quanto nos pontos extras criados para a estação.

“A exposição de protetores deve iniciar com produtos faciais, pois têm maior valor agregado, seguidos de protetores infantis, corporais e finalizar com bronzeadores, dentro de um bloco de marca. Quanto às embalagens e aos fatores de proteção, exponha dos maiores para os menores. Essa ordem estimula um tíquete médio maior para a categoria”
Flavia Marchese - Head de marketing das marcas de proteção solar da Johnson & Johnson

Inseticidas

Flora

Vendas
Nas regiões Sul e Sudeste, 60% das vendas ocorrem entre os meses de outubro e março, o que significa um crescimento médio de 50% na procura em comparação com os demais meses do ano. “O aumento no consumo é diretamente influenciado pelo clima, afinal, a combinação de chuvas e temperaturas mais altas favorece a reprodução de insetos, como baratas, moscas, formigas e, principalmente, do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela”, explica Roberto Fernandes, diretor de vendas e marketing de inseticidas da Flora.

Produtos
Nesta temporada, a aposta é a linha Mat Inset, com produtos que oferecem proteção de acordo com o perfil e a necessidade do consumidor. Para uso contínuo, a empresa disponibiliza os aparelhos elétricos (pastilha e líquido), indicados para áreas internas, e o espiral repelente, recomendado para áreas externas. Já as opções de aerossóis ajudam no combate imediato dos insetos.

Execução
Boas vendas são sinônimo de mix e exposição. “Com variedade, o varejo consegue atender as diferentes ocasiões de consumo, aumentando a cesta de compras do consumidor e conquistando um tíquete médio maior”, diz Fernandes. O porta-voz também recomenda criar ilhas na entrada da loja e exposições no corredor de limpeza.

“Exposições adicionais ressaltam a importância da categoria e trazem bons resultados de sell out nesse período”
Roberto Fernandes - Diretor de vendas e MKT de inseticidas da Flora

Reckitt

Vendas
“Esperamos que a temporada de SBP seja mais forte quando comparada ao mesmo período de 2021”, prevê Guilherme Bianchi, gerente de marketing para a categoria de repelentes da Reckitt Hygiene Comercial. O executivo aposta nos índices pluviométricos do período e na sazonalidade: segundo dados da Nielsen Retail, as vendas de inseticidas crescem, em média, 40% durante a temporada de verão, que vai de outubro a março.

Produtos
Inseticidas em aerossol, repelentes elétricos de tomada e repelentes corporais são os produtos mais procurados pelos consumidores no verão. Para a temporada, a marca SBP apresenta dois lançamentos: SBP Ultra, inseticida aerossol que garante uma barreira de 12 semanas de proteção, eliminando rapidamente insetos rasteiros e até escorpiões; e SBP Cheiro Suave, novidade para o segmento de repelentes elétricos, que pode ser usado em ambientes com bebês a partir de seis meses.

Execução
Para maximizar os resultados, a empresa recomenda expor o portfólio de inseticidas com outros produtos que são destaque no período mais quente do ano.

“Uma exposição que une repelentes e inseticidas a outras categorias sazonais, como a de protetores solares, é uma prática muito utilizada para alavancar as vendas no período”
Guilherme - Bianchi - Gerente de marketing

Fotos: Divulgação

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Matéria originalmente publicada na edição de Novembro/Dezembro da SA Varejo

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