Saiba quais são os alimentos mais buscados no verão

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Reportagem SA+ -

As opções para o período vão de praticidade à indulgência, passando pelo apelo ao gourmet e à saudabilidade


Foto: iStock

Seara

Vendas
A marca está otimista com a categoria de pratos prontos congelados no período, principalmente devido à retomada das confraternizações e viagens em família.

“Projetamos crescimento de demanda dos pratos prontos congelados, que entregam praticidade e são atrelados a momentos de lazer, encontros e passeios em família”
Rafael Palmer - Diretor de marketing de alimentos preparados da Seara

Produtos
Segundo Palmer, as vendas mantêm o mesmo patamar o ano inteiro. O que muda do inverno para o verão é o paladar do consumidor, que na temporada mais quente do ano acaba preferindo pratos mais leves, como lanches e massas com acompanhamentos de fácil digestão. Para este verão, a marca aumentou a família Levíssimo, que sai da gôndola de frios e chega aos congeladores. São três opções de pratos prontos, todos com 25% de redução de sódio e gordura: Fettuccine com brócolis, Recheado com peito de frango e mussarela e Pizza com brócolis e creme de ricota. Outros destaques da marca para o período são a linha Hot Hit, com hambúrgueres e burritos, e o Pão de Queijo Seara Gourmet.

Execução
Uma comunicação eficaz pode alavancar as vendas da categoria, enfatiza Palmer. “Para reforçar o movimento da compra, indicamos ao varejista direcionar as gôndolas com sinalizações que associam os pratos prontos congelados a itens complementares típicos de consumo da estação”, afirma.

BRF

Vendas
Segundo a BRF, os pratos prontos congelados vêm apresentando crescimento de dois dígitos anualmente.

“Esses produtos têm uma baixa penetração no País. Acreditamos nessa crescente devido à oportunidade de desenvolvimento do mercado e à aceleração verificada nos últimos dois anos”
Menoti Cavalante - Gerente executivo de marketing de categorias (congelados)

Produtos
O segmento de massas é o carro-chefe da categoria. Entre os destaques da BRF estão a linha Meu Menu, da marca Perdigão, e a Mac’n Cheese, da Sadia. Essa última se diferencia no mercado pela tecnologia de aquecimento, levando apenas cinco minutos para ficar pronta, e pela embalagem em formato de bowl, que oferece ainda mais praticidade na hora da refeição. Para esta temporada, a novidade tem sabor de Natal: Torta Chester, que traz ainda mais força para a categoria na marca Perdigão. O lançamento está disponível em dois sabores: Frango com Calabresa e Molho Cheddar e Frango com alho-poró e Azeitonas.

Execução
O principal canal de compra de pratos prontos congelados é o autosserviço, mas dá para ir além. “Reflexos da pandemia permitiram o surgimento de novos hábitos de compra. O brasileiro aprendeu a consumir via aplicativos de delivery e e-commerce, por exemplo, sendo este um novo canal a ser trabalhado. O varejista precisa investir em comunicação e promoções que conversem com o consumo da categoria, além de garantir no online maior diversidade de opções ao consumidor”, aconselha Cavalante.

Vapza Alimentos

Vendas
Com a mudança do clima e da rotina das pessoas durante o verão, a empresa – que fornece alimentos cozidos a vapor e embalados à vácuo – aposta em praticidade e saudabilidade como ingredientes para aumentar em 15% as vendas nesta temporada.

“Mapeamos o aumento de dietas alimentares mais restritas em calorias, que contribuem para a procura de itens mais saudáveis como um todo”
Liza Schefer - Head de marketing & inovação

Produtos
Pratos leves e receitas frias e saudáveis é a sugestão para quem quer equilibrar alimentação saudável, tempo e sabor. “Possuímos uma linha de grãos e vegetais para complementar a salada ou fazer pratos leves e refrescantes. Temos ainda diferentes itens orgânicos, como grão de bico, 7 grãos e mix de quinoa, que são excelentes opções de grãos e leguminosas para o preparo quente ou frio”, destaca Liza. No portfólio, há também seleta de legumes, beterraba e mandioquinha e peito de frango, que já vem pronto, cozido e desfiado. Como hit do verão, a Vapza aposta no Espaguete de pupunha, rico em proteínas e minerais, como cálcio, fósforo e potássio, além de ter baixo teor calórico, com apenas 36 calorias a cada 100 g.

Execução
A head de marketing & inovação da Vapza recomenda comunicar promoções e lançamentos dentro e fora da loja e realizar exposições casadas como forma de aumentar o tíquete médio. “Criar kits de produtos também é uma ação de venda interessante, uma vez que pode estimular o consumidor a comprar e a experimentar produtos novos”, avalia. Expor os produtos da marca nos hortifrútis também aumenta as vendas.

Froneri

Vendas
A fabricante de sorvetes espera aumentar em 28% o faturamento neste verão, comparado ao mesmo período do ano anterior. O período de primavera/verão, que compreende os meses de outubro a março, representa entre 65% e 70% das vendas do ano.

Produtos
Entre as novidades, estão os picolés Sonho de Valsa, Fini Dentaduras e o Nobrelli Tentazione no sabor banoffee. Este último integra o segmento de sorvetes com caldas, aproveitando a tendência de consumo do doce feito com banana. A marca Nobrelli inaugura nova identidade visual e anuncia redução nos preços da linha tradicional (creme, flocos e napolitano) e duo (chocolate com nata e morango com baunilha). A empresa destaca ainda outros itens que costumam ter boa saída no período, como a linha LaFrutta, cuja proposta está ligada à saúde e ao bem-estar.

Execução
A recomendação da Froneri é garantir variedade no sortimento para atender as diferentes ocasiões de consumo.

M. Dias Branco

Vendas


“Estamos otimistas com o verão deste ano pelo término da pandemia, assim como pelo fortalecimento de nosso portfólio de saudáveis e snacks após as recentes aquisições da Latinex e da Jasmine”
Fabio Melo - Diretor de marketing da empresa

Segundo ele, a companhia possui um plano robusto de iniciativas dentro e fora dos pontos de venda para alavancar as vendas no período sazonal.

Produtos
O Wraps sem glúten da marca Jasmine, adquirida este ano pela M. Dias Branco, é a principal novidade do período. Durante a estação, aceleram ainda as vendas da marca Fit Food e outras de apelo à saudabilidade. Nessa linha, também há boa saída dos Biscoitos de arroz cobertos de chocolate e do Veggie Chips: snacks à base de grão-de-bico, pastas de amendoim, mix de nuts e chocolates com alto teor de cacau. “O verão é um momento de bastante oportunidade, pois acelera e evidencia algumas tendências de consumo em categorias de alto valor agregado”, diz Melo. Outras marcas importantes na data são Piraquê, Frontera e Tyrrell’s.

Execução
Uma das recomendações da empresa é o varejista ampliar o espaço de exposição dos saudáveis. Recomenda-se também cross merchandising com hortifrúti, bebidas e no checkout. Os espaços extras são importantes sobretudo para os snacks, por serem uma categoria de compra por impulso. “Esses produtos são uma excelente oportunidade de acelerar a dinâmica, principalmente em setores como bebidas, churrasco e checkout”, diz o diretor de marketing. Soma-se a isso trabalhar com sortimento premium que faça sentido para os consumidores da loja.

Nestlé

Vendas

“Em 2021, lançamos mais de 160 inovações alinhadas às tendências de consumo, ou seja, estaremos ainda mais preparados para atender os desejos do consumidor no verão de 2023”
Thiago Lima - Gerente executivo de trade omnichannel da Nestlé

De acordo com a empresa, em média, as categorias que possuem sazonalidade no período de verão incrementam as vendas em torno de 20% a 25% em comparação com os demais meses do ano.

Produtos
Além dos produtos saudáveis, ingredientes para o preparo de receitas aceleram no verão devido às férias escolares e às viagens de fim de ano. Nesse sentido, cresce a procura pelas linhas Maggi, Meu Segredo, Moça e Creme de Leite Nestlé. Outro destaque é a marca Nature’s Heart, que conta com bebidas vegetais, snacks e supercoffees – produtos para manutenção de dietas leves e saudáveis.

Execução
A recomendação da empresa é “usar e abusar” do crossmerchandising das categorias que são foco do verão, criando espaços tematizados ou agrupamentos simples de soluções para os mais diversos momentos de consumo.

Castelo Alimentos

Vendas
Embora exista a tendência de aumento de 10% de consumo em períodos mais quentes, a empresa conta com boa venda de vinagres e outros itens durante o ano todo.

“O clima é um fator que pode influenciar o consumo, mas como temos esse histórico, fazemos um trabalho mais forte no online e nas redes sociais. Nesses canais, realizamos indicações de formas diferentes de uso e aplicações, reforçando o restante da linha, como molhos e patês, principalmente os de pimenta biquinho, e conservas, que não têm essa sazonalidade”
Gislaine Pavani de Freitas - Coordenadora de marketing da Castelo

Produtos
Vinagres e molhos para saladas são as principais linhas da empresa no período. A eles somam-se o sumo de limão e os molhos premium, indicados para uso em lanches.

Execução
A Castelo orienta o varejista a, sempre que possível, posicionar à altura dos olhos os produtos com maior valor agregado, como o vinagre de maçã, na sequência as versões de vinho tinto e branco, seguidas dos saborizados. A exposição deve ser verticalizada. Outra dica é intercalar na gôndola as cores dos rótulos, facilitando ao shopper a escolha. “Essa estratégia de posicionamento favorece uma maior rentabilidade e um maior sell out da categoria”, afirma a coordenadora de marketing.

Pepsico

Vendas
Segundo Gabriela Cortez, diretora de trade marketing da PepsiCo Brasil, a estação é muito positiva para a categoria de snacks salgados. “Praticamente todos os produtos e marcas apresentam crescimento, com destaque para Cheetos, Fandangos, Doritos, Ruffles e os amendoins”, diz ela. Além disso, a água de coco cresce, avançando 45% no período em relação à média do ano.

“Em todo verão observamos a quantidade de novos lares aumentar para a categoria de snacks. Em 2021, por exemplo, tivemos um incremento de 1,7 milhão de domicílios durante a estação. É uma categoria que apresenta crescimento dentro e fora dos lares, chegando a avançar mais de 30% em áreas litorâneas e turísticas no período”
Gabriela Cortez - Diretora de trade marketing da PepsiCo

Produtos
“Todos os anos temos muitas novidades no verão. Inovação é um pilar muito importante para nós, por isso investimos de forma perene para trazer aos nossos consumidores diversas opções de sabores, tamanhos e formatos, com produtos para diferentes ocasiões de consumo”, diz Gabriela. Um dos lançamentos é a batata Lay’s Rústicas, mais grossas, com formato extracrocante, casca e aspecto rústico. Chega aos principais PDVs ao longo de outubro, nos sabores sal marinho e cream cheese. Outras novidades: Doritos sabor Pizza, Elma Chips Ovinhos sabor barbecue, Torcida sabor vinagrete, Ruffles sabor cheetos e Ruffles® sabor baconzitos, Cheetos Patas, este último lançado no início do mês de agosto.

Execução
Como a compra acontece sobretudo por impulso, a PepsiCo indica ao varejista explorar diferentes pontos de exposição na loja, além da gôndola original, o que ajuda a aumentar a conversão e o giro, principalmente no período. Outra dica é ficar atento à reposição para evitar ruptura no ponto de venda.

Fotos: Divulgação

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Matéria originalmente publicada na edição de Novembro/Dezembro da SA Varejo

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