Seja para se refrescar ou para relaxar e se divertir, as bebidas são a grande estrela do verão

Avaliação:

(0 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Praticamente todas as categorias da seção apresentam alguma movimentação diferente no período. Veja algumas delas e como as indústrias estão se preparando


Foto: iStock

Danone

Vendas
A Danone trabalha com a expectativa de aumento de 7% em volume no consumo de iogurtes neste verão em relação ao anterior e de 11% em valor. Esse crescimento se deve a três fatores principais, de acordo com Juliana Moreti, diretora de trade marketing e e-business:

01. Deflação apresentada nos últimos meses, que faz o consumidor retomar parte do seu poder de compra devido à diminuição do ICMS e à queda do preço do petróleo
02. Arrefecimento da pandemia e consequente retomada de circulação dos consumidores nas ruas
03. Maior oferta e demanda em categorias de valor agregado, como probióticos e proteínas

Produtos
As principais novidades são Activia Zero; o YoPRO pote 480 g, marca líder no segmento, Danone Grego e Danoninho Ice – relançado para o verão 2022 em formato para levar e pronto para ser congelado. Neste verão, além de receber espaço de destaque nas exposições e ativações da marca, a linha é reforçada com o sabor “sorvete de creme”.

Execução
A Danone recomenda ao varejista criar pontos extras para expor a categoria e garantir a conversão, uma vez que os iogurtes têm o papel de rotina no varejo alimentar. Convém alocar nesses espaços produtos que entreguem benefícios adicionais e se conectem com o que o shopper está buscando nessa época do ano.

“Segmentos com alto teor de proteína, por exemplo, são uma ótima aposta para o verão, quando os consumidores ficam ainda mais propensos à prática de atividades físicas”
Juliana Moreti - Diretora de trade marketing da Danone

“Quando falamos do ponto natural, é fundamental trabalhar com uma exposição organizada, que facilite a navegação do shopper e privilegie segmentos de maior valor agregado, e com o sortimento adequado, que estimule a experimentação e o incremento do tíquete”, diz a executiva. Para auxiliar o varejista, a Danone possui o Portal de Gerenciamento de Categorias, que sugere o mix e os planogramas ideais, de acordo com a realidade de cada varejo. Acesse e confira: www.gc.danone.com.br

Ambev
 

Produtos
Águas saborizadas, tônicas e isotônicos são as apostas da Ambev para o verão. Segundo Manuela Rosolen, diretora de não alcoólicos da empresa, essas categorias têm um apelo sazonal forte, com um peso 7% maior nas vendas no último trimestre do ano em relação aos refrigerantes. Elas também contam com boa margem para o varejista e possuem altas taxas de crescimento: 17,8% ao ano nos últimos quatro anos.

 

 

Zanlorenzi

Vendas
Produtora de vinhos e sucos, a empresa espera que suas vendas aumentem em média 38% na comparação com os demais meses do ano. Para o verão 2022/2023, a expectativa é de crescimento de 72% em relação ao ano anterior.

Produtos
Para o período, a Zanlorenzi está lançando os vinhos Campo Largo em lata e o Campo Largo Tinto Suave em garrafa PET de 2 L, bem mais econômico e que pode ser usado em drinks e receitas. Também chega às gôndolas sua primeira linha de espumantes, nas versões Moscatel, Moscatel Rosé e Brut. A empresa está promovendo ainda sua linha de sucos com nova volumetria, de 2 L para os sabores de laranja, maçã e uva. Outra aposta são a água de coco e os chás funcionais.

Execução
Gôndolas bem abastecidas, organizadas e precificadas facilitam ao shopper encontrar o que procura. A empresa também recomenda utilizar pontos extras e cross merchandising para alavancar o sell out dos produtos.

Britvic

Vendas

 

Para a fornecedora de sucos, água de coco e chás, entre outras bebidas, o volume de vendas sobe cerca de 15% no verão em comparação aos outros meses do ano. Além disso, a empresa projeta faturamento de dois dígitos no ano fiscal de 2022 em relação ao ano passado.

 

Produtos
A novidade com boa expectativa é a linha Coco Refresh nas versões 1 L e 180 ml e Puro Coco Sabores de morango e maracujá, que trazem a refrescância como mote de campanha. Outra aposta para o verão é o suco diluível de alto rendimento - até 4 litros, também utilizado em drinks, da Dafruta Tropical, lançado em 2020, mas que é um recorde na categoria. Ainda em 2023, a marca Maguary fará 70 anos e a empresa planeja ações em redes sociais com influenciadores e ativação em loja.

Execução
A Britvic manterá um time de promotores pronto para executar o conceito de loja perfeita, projeto que visa olhar 360º a execução e a ativação dos produtos nas lojas. “Vamos mostrar ao varejista que esse é um corredor rentável. Mas, para isso, é preciso ter volume, escala e mix corretos”, afirma Thiago Gaviolli, diretor comercial e de marketing da empresa.

“Queremos ser parceiros do varejo e investir no corredor de bebidas não alcoólicas como nunca foi feito. Vamos oferecer o melhor planograma, um enxoval de comunicação para o PDV, além de fechar um JBP consistente”
Thiago Gaviolli - Diretor comercial e de marketing da Britvic

Natural One

Vendas
Com foco em sucos 100% naturais, a empresa espera um crescimento de vendas de 20% em volume e de 25% em faturamento em 2022/23 na comparação com o verão de 2021/22

Produtos
A Natural One lançou uma edição especial em outubro, o Pink Lemonade. Também aposta nos produtos cítricos, como limonada e veggies (detox).

“A área da padaria também é uma excelente oportunidade de incrementar vendas por impulso, porque o consumidor, ao buscar o pãozinho, já leva o suco para o café da manhã”
Rodrigo de Zorzi - Diretor comercial da Natural One

Execução
“Os varejistas podem aumentar a exposição dos produtos com algumas ações simples, como colocar os sucos refrigerados na seção de hortifrútis, pois quem busca produtos naturais já vai encontrar os sucos prontos para consumo de forma prática”, recomenda Rodrigo de Zorzi, diretor comercial da empresa.

Mondelez

Vendas
Para a Mondelez, dona das marcas Tang, Fresh e Clight, os meses de calor garantem um faturamento entre 25% e 30% maior para as bebidas em pó sobre outros meses do ano. No verão 2022/23, a expectativa é gigante.

“Vamos investir 53% mais neste verão em toda a parte de comunicação e ativação do ponto de venda, uma vez que estamos em um momento de transformação da categoria”
Paloma Angélica Di Santo - Responsável pelo marketing de bebidas em pó na Mondelez

Produtos
A marca Tang foi renovada e agora oferece 100% da recomendação diária de vitaminas C e D e de zinco, com produtos que rendem 1 L. “Criamos um portfólio com o melhor custo x benefício em termos de sabor e nutrição”, afirma Paloma. Além disso, Tang agora fará parte do café da manhã das famílias. A Mondelez está lançando uma versão para mistura com leite nos sabores morango e vitaminas de frutas. “São 2 SKUs de 125 gramas, mas que rendem igual aos da concorrência porque são muito mais concentrados. E o melhor: custam metade dos similares”, afirma a executiva. Por enquanto, esse lançamento está apenas em São Paulo, mas a empresa pretende estendê-lo a todo o País. Já a marca Fresh terá a identidade modernizada e será expandida para outras regiões fora do Rio de Janeiro, onde as vendas se concentram atualmente.

Execução
A Mondelez está iniciando um trabalho com o varejo para transformar a categoria de bebidas em pó. “Contratamos duas consultorias e elas nos mostraram que o consumidor enxerga esse corredor como escuro e desinteressante. Desenvolvemos uma proposta para o varejo, com transformação da comunicação e novo visual e código verbal”, diz Paloma. Ela também sugere que o varejo mantenha um sortimento correto, conforme o perfil do shopper, e repense a exposição da categoria para que esteja perto, por exemplo, das águas e de outros produtos complementares. “Por fim, o preço é a chave do momento no contexto inflacionário em que vivemos e um desconto por volume adquirido pode ser essencial agora”, avalia.

Ajinomoto

Vendas
A companhia prevê crescer 10% em vendas neste verão na comparação com 2021/22. Segundo Anna Rocha, gerente de marketing da Ajinomoto do Brasil, os meses que vão de janeiro a março respondem por 27% das vendas anuais de sucos em pó.

Produtos
Ao perceber o interesse cada vez maior do consumidor por saúde e alimentos funcionais, a Ajinomoto lançou recentemente o MID Zero, versão sem açúcar da bebida em pó. Mas o período favorece o consumo de toda a linha. Para elevar as vendas, a companhia tem muitas ações planejadas. “Em janeiro, iniciaremos a promoção nacional de refrescos, além de ações de sampling para gerar experimentação e iniciativas que acelerem o giro do produto nos pontos de venda, como brindes e degustações”, afirma Anna. Também haverá forte comunicação da marca nas redes sociais, como Facebook, Instagram e YouTube. Além disso, o plano de comunicação da marca contempla ações de divulgação nas redes sociais da família MID e envio de amostras do produto para consumidores.

Execução
Para o varejista, a Ajinomoto orienta uma exposição na gôndola de refrescos respeitando o planograma, ou seja, com mais frentes para as Top 6 versões (Laranja, Uva, Maracujá, Abacaxi, Limão e Morango). O ideal é aplicar o material de ponto de venda, além de implementação de ilhas e pontos extras. O cross merchandising também é uma boa estratégia, com exposição nas áreas de água, bebidas e drinks.

“Algumas práticas interessantes no período são a realização de degustação, buscando proporcionar ao consumidor uma breve experiência com o produto, as ações de compre e ganhe e as de preço promocional, buscando incentivar a venda”
Anna Rocha - Gerente de marketing da Ajinomoto

Petrópolis

Vendas
A empresa prevê crescer 15% neste verão. “A fidelização do consumidor acontece a partir da oportunidade que ele tem de experimentar as nossas marcas. Por isso, é importante o varejista estar atento à jornada de compras, para sempre oferecer a melhor experiência”, diz José Luiz Sinti, gerente de patrocínio e trade marketing do Grupo Petrópolis.

Produtos
A companhia não tem parado nos últimos meses. Depois de lançar a cerveja Itaipava 100% Malte e a Cabaré Puro Malte, a empresa coloca no mercado um sabor diferente para seu energético, o TNT Focus Pink Lemonade, com framboesa e toque de limão. Além de taurina e cafeína, a linha Focus é rica em colina, não contém açúcar e suas embalagens brilham na luz negra. Em outubro, lançou o TNT Energy Juice Mango Summer, energético com 10% de suco da fruta. “É um sabor bem tropical, composto por um mix de sucos de fruta com predominância de manga, desenvolvido após muitas pesquisas de mercado. O objetivo foi criar um produto leve e refrescante, que possa ser consumido em diversas ocasiões”, conta o gerente de patrocínio e trade marketing da fabricante.

Cia. Müller

Produtos
Segundo a empresa, a tendência é de crescimento para a Cachaça 51 e para a 51 Ice sobretudo entre o Natal e o carnaval. Além disso, aposta no lançamento da 51 Ice Maçã Verde, que chega em garrafa de vidro com 275 ml. De acordo com a indústria, maçã é o 2º sabor em preferência na categoria de energético. A expectativa é grande com a novidade, já que ela foi bem avaliada em pesquisas com consumidores. Outra aposta são os drinks à base de Cachaça 51 (as famosas caipirinhas), que estão em crescimento, além das linhas de 51 Ice RTDs (“Ready to Drink”), que atraem pessoas de todas as idades devido ao sabor e à sua refrescância.

Execução
A ideia é focar pontos extras nas lojas para aumentar a visibilidade dos produtos e elevar o giro, sobretudo da Cachaça 51 e do 51 Ice. Além disso, a experimentação gera a busca e a recompra do produto.

Fotos: Divulgação

Leia também:

Comer:   Saiba quais são os alimentos mais buscados no verão

Viver:   Entenda quais são as oportunidades no varejo com o período de viagens e comemorações 

Matéria originalmente publicada na edição de Novembro/Dezembro da SA Varejo

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn ,   Instagram   e   Facebook

 

 

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade