Entenda como garantir velocidade na entrega com preço justo no e-commerce

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Reportagem SA+ -

Sucesso nesse trabalho depende da orquestração logística. Em 5 pontos, especialista explica as razões

Foto: iStock

Somente no primeiro semestre de 2021 o e-commerce cresceu 31% no Brasil em relação ao mesmo período de 2020, quando as vendas já haviam disparado em razão do distanciamento social imposto pela pandemia.

Mesmo a compra online de alimentos, que no passado recente vinha apresentando avanços mais tímidos, entrou de vez na rotina de milhões de consumidores. Esse boom trouxe inúmeras vantagens, mas também carrega desafios importantes que precisam ser resolvidos pelos gestores o quanto antes, conforme ressalta Ricardo Loch, head de vendas (CSO) da Equilibrium, plataforma de orquestração logística que conecta embarcadores com operadores de múltiplas modalidades de transporte e armazenagem. "O principal deles é a logística, ou seja, os procedimentos necessários que fazem o produto comprado pelo consumidor sair do estoque da loja até sua casa", explica o especialista.

Ricardo Loch lembra que há uma demanda cada vez maior por velocidade na entrega com preço justo. Mas como chegar a isso? A resposta, segundo ele, passa pela orquestração logística realizada por soluções tecnológicas. A seguir, o head de vendas da Equilibrium explica o porquê:

1. Integração de pedidos

O primeiro passo para otimizar a logística é garantir que os sistemas conversem. Isto é, quando um pedido é realizado, ele precisa chegar rapidamente à solução de entrega para dar andamento ao processo. Isso parece fácil para uma loja virtual individual, mas imagine o fluxo em uma empresa com diferentes canais de vendas. É fundamental integrar as compras com o ERP e a plataforma logística, permitindo que a cotação de frete aconteça em tempo real com os transportadores em diferentes modalidades, como fracionado, lotação e last-mile.

2. Seleção inteligente de transporte

O preço do frete é um dos principais fatores que influenciam na decisão de compra do consumidor. A percepção de valor do usuário precisa estar alinhada à quantia cobrada pelo serviço. Isso faz com que as lojas virtuais utilizem diferentes transportadoras para encontrar as melhores opções. Contudo, é necessário contar com uma solução que selecione os melhores parceiros para cada pedido, obtendo em tempo real o valor e o prazo de entrega para o despacho – permitindo que o cliente escolha o melhor para sua necessidade.

3. Rastreamento e monitoramento

Uma das formas de garantir transparência nas compras realizadas no e-commerce é possibilitar que o usuário acompanhe todas as etapas de seu pedido após o pagamento. As transportadoras oferecem o serviço de rastreamento, mas cada uma possui características próprias. É preciso que o comércio eletrônico mantenha uma comunicação unificada e padronizada com seus usuários, independentemente do frete escolhido, permitindo o atendimento em diferentes canais e capturando feedbacks sobre a experiência de compra.

4. Auditoria de frete

O procedimento que envolve a logística do e-commerce merece atenção especial dos gestores. Qualquer descuido pode trazer um grande prejuízo que coloca em risco toda a operação. Assim, é preciso controlar todos os custos e pagamentos referentes a esse serviço. Poucos sabem dizer se as transportadoras estão cobrando a mais pelo frete dos produtos. Dessa forma, as melhores soluções de orquestração logística oferecem um recurso de auditoria, capaz de controlar todos os gastos, comparar a cotação com a cobrança e configurar regras que fixam valores e até estipulam frete grátis em determinadas ocasiões.

5. Dados, dados e mais dados

Por fim, Ricardo Loch, head de vendas (CSO) da Equilibrium, deixa claro que a gestão logística de qualquer e-commerce, grande ou pequeno, passa pela análise acurada das informações que toda essa operação proporciona. É por meio dela que os profissionais analisam o desempenho e tiram os insights necessários para melhorar no futuro. A orquestração logística tem a capacidade de trazer os principais indicadores e métricas sobre o processo de entrega, auxiliando na tomada de decisões estratégicas e controlando a logística com a eficiência necessária.

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