Prioridade na Mondelez Brasil, ESG melhora a eficiência logística e beneficia toda a cadeia de distribuição

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Juliana Bonamin, Vice-Presidente de Vendas da Mondelez Brasil, detalha os avanços da empresa em aspectos sociais, ambientais e de governança. Ações beneficiam o varejo e agradam o consumidor

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Fabricante de diversas marcas essenciais ao mix do varejo alimentar, como Lacta, Bis, Oreo, Club Social, Tang e Trident, a Mondelez Brasil trabalha com o objetivo de garantir um negócio saudável e, ao mesmo tempo, deixar um legado para toda a sociedade. Nos últimos anos, a indústria, avançou no propósito de oferecer o snack certo, no momento certo, feito do jeito certo. Nesse trabalho, os princípios de ESG (ambiental, social e governança) são tratados como prioridade.   

"Temos orgulho das nossas decisões, porque acreditamos que podemos crescer e, ao mesmo tempo, ter um impacto positivo no meio ambiente", resume Juliana Bonamin, Vice-Presidente de Vendas. Em entrevista exclusiva, a executiva detalha as realizações para a construção de uma empresa de snacks ainda mais sustentável.

Qual a importância do ESG nas estratégias da Mondelez Brasil? 

ESG é algo inegociável para nós. Sustentabilidade é um dos nossos quatro pilares estratégicos porque realmente acreditamos que, para crescer e construir um legado, é preciso causar impacto positivo na sociedade e no planeta. Essa mentalidade de desenvolvimento sustentável atravessa todas as áreas da companhia e envolve a cadeia de produção, desde o cultivo até o ponto de venda, passando pelos parceiros, fornecedores, colaboradores e consumidores.

Um dos nossos trabalhos nesse sentido tem como foco a construção de um próspero setor de cacau, inovando nas matérias primas das embalagens e fortalecendo a economia circular para a reciclagem. Temos uma rede trabalhando em conjunto conosco e acreditamos que com os parceiros certos, a agenda sustentável é acelerada e ainda nos oferece muito aprendizado.

De que forma o setor de cacau pode se beneficiar?

Nossa missão é liderar a transformação do setor de cacau, trazendo soluções que provoquem mudanças duradouras, com plantações de cacau sustentáveis, responsáveis e de qualidade. Por isso, investimos no Cocoa Life, um programa global de sustentabilidade do cacau que atua no Brasil com mais de 1.869 produtores registrados, beneficiando 4.500 pessoas.

O que é o programa “Investir com Propósito”, lançado pela Mondelez Brasil em 2022?    

O “Investir com Propósito” tem o objetivo de fomentar a cadeia de fornecedores, priorizando fornecedores locais, diversos e inclusivos. A partir dele, investimos em pequenas e médias empresas lideradas por mulheres, pessoas com deficiência, LGBTQIAP+, negros e indígenas que pudessem atender as necessidades de produtos e serviços da companhia. 

O programa recebeu R$ 400 milhões em recursos no ano passado e vai receber aporte de R$ 600 milhões em 2023. O grande resultado do projeto, além da diversificação de fornecedores, é o fortalecimento das comunidades e da economia local. Com o empoderamento financeiro de pequenas e médias empresas, incentivamos a contratação de pessoas, a capacitação de mão de obra e o aumento do poder de compra da população, beneficiando assim o comércio varejista.

Considerando o conjunto de iniciativas de ESG, há avanços já alcançados na cadeia logística?

Recentemente, lançamos um projeto focado em veículos elétricos, com o objetivo de reduzir as emissões de CO2 na distribuição dos produtos. Ainda sobre redução de CO2, a produção de 100% dos nossos snacks em nossas fábricas é feita utilizando energia elétrica limpa. Além disso, quando falamos de redução de carbono, posso dizer que encerramos 2022 com uma redução de 29,2% comparado ao mesmo período de 2018.

Pode detalhar os impactos na distribuição dos produtos ao varejo?

Os caminhões elétricos foram adquiridos em 2022 como uma das iniciativas para cumprirmos nosso compromisso público e global de sermos net zero até 2050. Com o investimento de R$ 406 mil, alcançamos redução de 38% na emissão de CO2 durante a distribuição de produtos e em ações promocionais.

Além disso, implementamos um algoritmo específico para o planejamento de transporte da companhia. Com o projeto 3D, aumentamos em 10% a ocupação dos caminhões a cada carregamento, o que equivale a 55 carretas a menos por mês e gerou uma economia de US$ 1,2 milhão desde o início da operação. As duas iniciativas impactaram, ainda, nosso relacionamento com o varejo, pois conseguimos reduzir em 18% o índice de reclamações dos varejistas relacionadas às entregas.

Essa agenda sustentável contempla também as embalagens dos produtos?

Sem dúvida. Hoje, 95% das embalagens de snacks da Mondelez Brasil são feitas de materiais recicláveis e, enquanto nossos times de pesquisa buscam soluções para substituir ou destinar corretamente os 5% que ainda faltam, investimos no fortalecimento do ecossistema de reciclagem. A meta é chegar, em 2025, com 100% das embalagens de nossos snacks prontas para serem recicladas. ? 

Como tem sido a receptividade dos consumidores aos esforços de ESG da Mondelez Brasil?

O consumidor está cada vez mais atento ao que as empresas estão fazendo e de que forma estão fazendo. Anualmente, a Mondelez International divulga o Relatório State of Snacking, que analisa o papel dos snacks na vida dos consumidores. Na última edição, pudemos confirmar este olhar atento das pessoas:  63% concordam que snacks sustentáveis deveriam custar mais, especialmente os millennials (70%) e a geração Z (69%); 64% estão dispostos a pagar mais por snacks que sejam melhores para o meio ambiente e 65% pagariam mais por snacks com ingredientes de origem ética.

Com esse relatório, constatamos a importância de mostrar cada vez mais as nossas iniciativas em prol de uma empresa de snacks mais sustentável, fundamentada na criação de valor para o negócio.

Ou seja, informar a todos desse compromisso verdadeiro, que vai muito além do discurso. 

Exatamente. São ações reais, com propósito claro, compromissos públicos. A Mondelez International tem como propósito fazer o snack certo, para o momento certo e feito da maneira certa. Isso vai além do negócio. Os resultados de uma empresa precisam caminhar junto às iniciativas sustentáveis. E, para isso, é essencial que todos os nossos parceiros estejam conosco nessa jornada. Como mencionei, a sustentabilidade atravessa todas as áreas da companhia e envolve a cadeia de produção, desde o cultivo até o ponto de venda.

O que os varejistas de todo o Brasil podem esperar da Mondelez Brasil daqui em diante?

Como uma empresa que tem o consumidor como centro das decisões, é essencial que estejamos atentos aos hábitos do nosso público e às necessidades de consumo. Não apenas para desenvolver os snacks certos, que eles desejam, mas para entender o que eles buscam. E não só de produto, mas em termos de iniciativa por parte das empresas. A partir disso, pensamos em uma execução de vendas eficiente para estarmos presentes em todos os pontos de contato, com os produtos certos e garantindo uma experiência inesquecível.

O ponto de venda é fundamental para o sucesso da nossa estratégia: é onde o consumidor faz a sua decisão de compra. Por isso, vamos intensificar os investimentos em ações sustentáveis e na comunicação dos nossos produtos, sem deixar de pensar na qualidade, que é um dos grandes diferenciais de nossas marcas icônicas. 

Seguiremos expandindo nosso portfólio para novas ocasiões de consumo e de compra, com diferentes tamanhos de embalagens, tanto para consumo imediato como para abastecimento da despensa. Outra área foco é o investimento na execução comercial: vamos continuar levando nossas marcas para um número ainda maior de pontos de vendas, priorizando a logística sustentável.

 

 

 

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