E-commerces da América Latina não oferecem uma boa experiência de compra

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Reportagem SA Varejo -

No Brasil, a categoria Pet e Agro foi a que teve o melhor desempenho, com 52 pontos

Foto: istock

Estudo criado pela Lett, startup especialista em Trade Marketing Digital e adquirida recentemente pela Neogrid , mostra que a falta de comentários foi o fator que mais impactou negativamente na experiência de compra online.  Os dados do E-commerce Quality Index (EQI) , único estudo na América Latina que analisa a qualidade das informações nas páginas de produto do e-commerce sob o ponto de vista do consumidor, analisou o conteúdo digital de mais de 160 e-commerces, 170 mil marcas e mais de 3 milhões de páginas de produtos na Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, México e Peru.

Os dados foram coletados entre os meses de agosto e setembro deste ano e avaliam as informações nas páginas de produtos que mais impactam na experiência de compra do consumidor final. Em 2021, em uma escala de 0 a 100 pontos, o EQI da América Latina atingiu nota 44. A pontuação é inferior ao índice de 60, recomendado pelo estudo para uma boa experiência de compra online. 

O índice analisa o número de imagens presentes nas páginas de produto, número de palavras na descrição, quantidade de caracteres no título e categorização do item no e-commerce e quantidade de avaliações e comentários dos consumidores.

Na classificação por país, o Brasil foi o que teve o melhor desempenho com 45 pontos, seguido pela Colômbia com 42, Chile e México ficaram empatados com 39. A Argentina ocupa a 4° colocação com 34 pontos e o último no ranking é o Peru com apenas 32.

Em relação a 2020, a nota do EQI Brasil 2021 mostrou um pequeno avanço em relação à qualidade das informações nas páginas de produtos, com aumento de 5%. De 43 o EQI Brasil 2021 subiu para 45 pontos.

No entanto, mesmo com a melhora apontada pelo estudo, o índice do país ainda está abaixo do recomendado. No Brasil, o maior problema do e-commerce é o pouco uso de ferramentas de avaliações e comentários nas páginas de produtos, situação que já havia sido apontada por edições anteriores do índice.

Por outro lado, os varejos do país têm focado cada vez mais em títulos completos, produtos categorizados e em um maior número de imagens

No Brasil, de acordo com os sites analisados, a categoria Pet e Agro foi a que teve o melhor desempenho com 52 pontos, seguida por Casa & Cia e Marketplace que empataram com 48.

Na categoria Pet e Agro, o varejo Pet Love e a marca Whiskas conquistaram as primeiras posições na classificação do índice.

As categorias Produtos de Alto Giro e Eletro ficaram entre as piores categorias analisadas pelo estudo.

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