Marcas locais conquistaram 43,4 milhões de novos consumidores em todo o mundo

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Reportagem SA+ -

Conheça também as mais escolhidas pelos shoppers em 2019

Coca-Cola , Colgate e Maggi seguem como as três marcas mais escolhidas pelos consumidores globalmente. É o que aponta o ranking anual Brand Footprint , da Kantar, especializada em dados, insights e consultoria. O levantamento foca no desempenho de longo prazo das marcas.

De acordo com o estudo, ao longo de 2019 mais carrinhos de compras foram preenchidos com as grandes marcas – 20 das 25 principais registraram crescimento na frequência de compra. No entanto, as marcas locais também se mostraram mais fortes: enquanto as globais aumentaram sem 2% sua penetração, na comparação com 2018, o que equivale a 28 milhões de compradores, as marcas locais obtiveram 3,1% de crescimento, ou seja, 43,4 milhões de novos shoppers. 

Outra constatação do estudo é que a competição fica cada vez mais acirrada em todos os setores de bens de consumo massivo (FMCG). Apenas 46% das marcas alcançaram crescimento de pontos de penetração, contra 47% em 2018, 49% em 2017 e 52% em 2016. Com relação aos setores, os que se fortaleceram foram os de saúde e beleza, laticínios, alimentos e bebidas.

No ano passado, 424 bilhões de escolhas de marcas foram feitas, sendo que 40 marcas foram tiradas das prateleiras mais de 1 bilhão de vezes cada pelos shoppers. Cinco delas fizeram sua estreia neste grupo: Brooke Bond, Head & Shoulders, Kinder, Heinz e Oreo.

“As marcas FMCG estão acostumadas a navegar em tempos turbulentos. Em 2019, vimos muita inovação em resposta às diferentes macrotendências. Esse talento para a inovação garantirá que as maiores marcas do mundo sejam capazes de responder aos desafios impostos pelo COVID-19 e pelo mercado FMCG cada vez mais competitivo por meio de novos formatos, canais digitais e do comércio eletrônico. Nosso estudo mostra que a inovação que ressoa e se adapta às novas necessidades dos compradores locais, combinada com o aumento do investimento em mercados emergentes, continuarão sendo alavancas significativas do sucesso futuro”, explica Luis Simões, Diretor de Estratégia da divisão Worldpanel da Kantar.

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