Da Espanha, consumidores contam como é fazer compra de supermercado em meio à quarentena

Avaliação:

(12 Avaliações)

Fernando Salles -

Casal morador de Zaragoza percebeu, na prática, mudanças adotadas pelo varejo durante o isolamento decretado pelo governo espanhol. Situação pode se repetir no Brasil

De forma espontânea ou por orientação das empresas em que trabalham, muitos brasileiros já evitam sair de casa, preocupados com o avanço da Covid-19. Na Espanha, onde já há registro de quase 14 mil casos e mais de 600 mortes relacionadas à doença, o isolamento foi decretado oficialmente há quatro dias. A reportagem de SA Varejo conversou com um casal que vive na cidade de Zaragoza para saber como ficou a rotina de compras e de que forma os supermercados se adaptaram a um cenário que pode ocorrer em breve no Brasil.

O trabalho home office já fazia parte da rotina da brasileira Cecília Candeias e do espanhol Tony Galvez, editores do portal Espanha Total , especializado em dicas e roteiros turísticos voltados ao público do Brasil. "Preferimos não estocar alimentos para não contribuir com o pânico disseminado entre muitas pessoas", conta Cecília. A decisão, vale lembrar, considerou a eficiência da cadeia de distribuição de produtos no país em que vivem, considerada entre as mais bem ajustadas de todo o mundo, informação reforçada a todo instante na mídia por representantes dos setores de varejo e indústria. "Mas é claro que acompanhamos constantemente as notícias para checar qualquer sinal de agravamento na disponibilidade de produtos nos supermercados", completa Tony.

Ontem (17/3), o casal foi pela primeira vez ao supermercado após a quarentena entrar em vigor e encontrou pelo menos 90% das seções bem abastecidas. Para aproveitar um dos poucos momentos em que é possível sair de casa, o percurso até uma loja da rede Lidl foi feito sem carro, em uma caminhada de cerca de 15 minutos com Cecília andando na frente e Tony seguindo alguns metros atrás, já que neste momento não se pode caminhar lado a lado nas ruas, por orientação das autoridades. Eles levaram carrinho e sacola de compras para carregar as mercadorias e também deixar claro que se deslocavam para buscar alimentos – é preciso ter uma justificativa para circular pelas ruas da Espanha neste momento, caso contrário são aplicadas multas.

Mudança de horário

Em uma semana normal, o casal teria ido ao supermercado por volta da hora do almoço para encontrar a loja com movimento tranquilo, aproveitando a flexibilidade de horário da qual dispõem. Dessa vez, no entanto, se deslocaram logo pela manhã para ter certeza de que as gôndolas estariam repletas de produtos. "Os supermercados têm as mercadorias no armazém, mas os funcionários estão sobrecarregados e nem sempre conseguem dar conta da reposição", justifica Tony Galvez. 

"Fizemos nossa compra básica semanal. Somente reforçamos um pouco a quantidade de carnes, pois da última vez essa seção estava desabastecida", comenta Cecília Candeias. Outra mudança foi incluir alguns congelados na cesta para os pais de Tony, que são idosos e vivem em outro bairro de Zaragoza. "Estão permitidos deslocamentos para levar alimentos até a casa dos idosos", explica. Com alimentação pessoal mais voltada aos produtos frescos, o casal tem por hábito frequentar o supermercado uma vez por semana, mas já avalia espaçar mais a frequência de visitas.

Entrada restrita e luvas de proteção

Assim como outras redes, o Lidl posicionou um segurança na porta da loja com duas funções principais: controlar o acesso a um limite máximo de pessoas e distribuir luvas que devem ser colocadas pelo shopper antes de ingressar na área de vendas. Em alguns horários, as novas regras resultam em filas na parte de fora, nas quais cada consumidor deve manter distância de um metro de quem está próximo. Minutos antes de entrar na loja, Tony viu oficiais da Polícia checando se as medidas de segurança estavam sendo implementadas. "Todas as autoridades estão levando muito a sério as medidas de segurança e as regras de confinamento", destaca o autor de roteiros e guias de viagem. 

Compra objetiva e pagamento eletrônico

Nos corredores, a orientação é de manter distância dos demais clientes e tocar somente nas embalagens de itens que serão comprados. Outra recomendação é para cada cliente seguir de forma objetiva para o setor dos produtos que vai levar, sem circular aleatoriamente pela loja.

Para organizar a espera nas filas do caixa sem que haja aproximação entre as pessoas, o Lidl fez marcações no chão com distância de 1 metro. Placas de sinalização reforçam a necessidade de observar o local exato para aguardar atendimento. Quem se desloca além do limite é prontamente advertido pelo operador de caixa.

Outra mudança dos tempos de quarentena é a recomendação de que todos tentem pagar suas compras com cartão ou por aproximação via celular, evitando a circulação de notas e moedas que podem conter o vírus. "Operadores de caixa estão usando luvas mais grossas, mas infelizmente não estavam com máscara. São pessoas que podem correr um risco alto por atenderem muitas pessoas sem essa proteção extra", lamenta Cecília, reforçando que esse risco é ainda maior em cidades como a capital Madri, na qual a proliferação de casos de Covid-19 é bem superior à observada em Zaragoza.    

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:          LinkedIn         ,         Instagram         e         Facebook         !

 

 

Veja mais sobre: Lidl, Espanha

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade