Cinco tendências de comportamento do consumidor brasileiro

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Reportagem SA+ -

Uma delas é a economia da experiência. Já ouviu falar?

No mercado de consumo e em todos os segmentos da sociedade, as mudanças acontecem de forma cada vez mais rápida. Sócia-fundadora da PALAS , consultoria de inovação e gestão, Marília Cardoso cita uma frase de Frei Betto que define bem os tempos atuais: “Nossos pais e avós viveram épocas de mudanças. Nós vivemos uma mudança de época”, resumiu o frade dominicano e escritor. Sobre o novo comportamento do consumidor brasileiro, a consultora destaca cinco tendências às quais é preciso estar atento:

Mundo tecnológico

Ela lembra que a internet e, principalmente, os aparelhos móveis permitiram a conectividade entre as pessoas 24 horas por dia, rompendo distâncias geográficas e transformanfo as interações humanas, co direito a potencialização das relações. "Essa ampliação do acesso a tudo e a todos com apenas alguns cliques mudou drasticamente os comportamentos sociais. Tanto é que, para muitos, se tornou tão obsessiva que já há um termo para defini-la: iDisorder, num trocadilho com o iPhone", afirma.

Sustentabilidade

Marília Cardoso destaca que as pessoas estão mais atentas à necessidade de preservar os recursos naturais para não comprometer as gerações futuras. Na análise de consultora, porém, essa preocupação vai além da ideia de conservação, impactando até a relação de interação entre a humanidade e o meio ambiente. "Para termos uma vida mais equilibrada, precisamos ter consciência sobre o que consumimos e como geramos impacto. Felizmente, as pessoas estão mais sensíveis à essa questão e já aceitam até pagar mais caro por produtos sustentáveis. E engana-se quem pensa apenas em meio ambiente quando falamos em sustentabilidade. O termo envolve o tripé entre as áreas sociais, econômicas e ambientais", explica.

Bem-estar

A vida urbana e digital, no entanto, leva muitas pessoas ao desequilíbrio. "Nesse sentido, um mercado que ganha força é o de relaxamento e bem-estar", ressalta a sócia-fundadora da consultoria PALAS. Afinal, Pesquisas comprovam que os níveis de estresse e ansiedade nunca foram tão altos. "Os segmentos de alimentação saudável, fitness e beleza natural estão entre os que mais crescem, mesmo em meio à crise. O aumento da expectativa de vida da população também é um dos fortalecedores dessa tendência", analisa, lembrando que esse comportamento converge para um desejo comum, o de viver mais e melhor.

Economia da experiência

Estamos migrando da cultura do olho, para a cultura da boca, segundo diversos analistas. Isso quer dizer, conforme explica Marília Cardoso, que se antes nos importávamos com as marcas das roupas e dos carros que usávamos, hoje estamos mais interessados com o que sentimos, o que experimentamos e, ainda mais, com o que postamos nas mídias sociais. "Para conquistar o consumidor, as marcas precisam ir além, criando experiências. Todo o processo de compra deve ser acompanhado por algo único, capaz de estimular os sentidos. A experiência na compra e na utilização de produtos e de serviços deve ser memorável e transformar o consumo em algo inesquecível", recomenda.

Economia compartilhada

Outra característica atual é a substituição da era da posse pela era do acesso. "Então, se eu não quiser mais ter bens, posso muito bem acessá-los por meio do compartilhamento", destaca. É fato que muitas empresas e governos ainda lutem contra essa tendência, mas esse é um movimento sem volta, baseado no princípio do “reduza, reuse, recicle, repare e redistribua”. Na visão da especialista, a prática desse comportamento pode se dar na forma de redistribuição, quando um item que não está sendo utilizado é direcionado para outro local, ou na forma de compartilhamento de recursos, como tempo e habilidades.

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