Conheça os 5 movimentos de um varejo mais preditivo, adaptativo e humano

Avaliação:

(3 Avaliações)

Alessandra Morita -

Eles estão exigindo do varejo se antecipar e se adaptar rapidamente aos consumidores, além de criar muito mais laços emocionais, âncora para uma relação duradoura


Foto: Adobe Stock

Hiperpersonalização , humanização , retail media e aprofundamento da eficiência – tudo isso permeado pela inteligência artificial (IA) . Foram esses os movimentos discutidos, direta ou indiretamente, em muitas das palestras que aconteceram durante o Retail’s Big Show 2024, promovido pela NRF (National Retail Federation), em Nova York (EUA). A combinação de todos esses conceitos, com o impulso da IA, está levando o varejo ao passo seguinte da omnicanalidade: o varejo adaptativo.

Essa transformação foi descrita com detalhes por Anshu Bhardwaj, VP e COO global do Walmart . “Um varejista adaptativo basicamente é capaz de interceptar o consumidor no ponto de sua conveniência para conseguir atender o que deseja e como deseja ser atendido. E não se trata apenas de unir o comércio eletrônico às lojas físicas, mas de dar o próximo passo e implementar a próxima iniciativa”, explicou. Em outras palavras, significa utilizar a IA e outras tecnologias para ser preditivo e responder rapidamente aos clientes, sempre avançando e se antecipando.


Foto: Divulgação

Nem tudo o que vem impulsionando o varejo é novo. O que vem mudando é sobretudo o nível de aprofundamento exigido. Por exemplo: se você tem um CRM, precisa extrapolar o conhecimento do consumidor, entendendo seus mais intrínsecos desejos e necessidades racionais e emocionais. Por meio das ferramentas adotadas, é preciso buscar mais e mais ganhos de eficiência e produtividade e assim por diante.

A SA+ Ecossistema de Varejo fez uma seleção das principais movimentações e tendências compartilhadas por redes varejistas nas palestras da NRF 2024, à qual estivemos presentes por meio do nosso braço SA+ Internacional, em parceria com a Varejo180.

Matéria originalmente publicada na edição de fevereiro da SA+ Ecossistema de Varejo

Hiperpersonalização: Cerca de 90% das vendas de varejista vêm dos consumidores que estão no CRM

Humanização cria conexão e laços afetivos com o consumidor

Eficiência operacional e Retail Media são dois importantes movimentos da nova era do varejo

A inteligência artificial está por trás das decisões que tornam melhor a experiência do cliente

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade