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(3 Avaliações)Alessandra Morita - 23/02/2024
Eles estão exigindo do varejo se antecipar e se adaptar rapidamente aos consumidores, além de criar muito mais laços emocionais, âncora para uma relação duradoura
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Hiperpersonalização , humanização , retail media e aprofundamento da eficiência – tudo isso permeado pela inteligência artificial (IA) . Foram esses os movimentos discutidos, direta ou indiretamente, em muitas das palestras que aconteceram durante o Retail’s Big Show 2024, promovido pela NRF (National Retail Federation), em Nova York (EUA). A combinação de todos esses conceitos, com o impulso da IA, está levando o varejo ao passo seguinte da omnicanalidade: o varejo adaptativo.
Essa transformação foi descrita com detalhes por Anshu Bhardwaj, VP e COO global do Walmart . “Um varejista adaptativo basicamente é capaz de interceptar o consumidor no ponto de sua conveniência para conseguir atender o que deseja e como deseja ser atendido. E não se trata apenas de unir o comércio eletrônico às lojas físicas, mas de dar o próximo passo e implementar a próxima iniciativa”, explicou. Em outras palavras, significa utilizar a IA e outras tecnologias para ser preditivo e responder rapidamente aos clientes, sempre avançando e se antecipando.
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Nem tudo o que vem impulsionando o varejo é novo. O que vem mudando é sobretudo o nível de aprofundamento exigido. Por exemplo: se você tem um CRM, precisa extrapolar o conhecimento do consumidor, entendendo seus mais intrínsecos desejos e necessidades racionais e emocionais. Por meio das ferramentas adotadas, é preciso buscar mais e mais ganhos de eficiência e produtividade e assim por diante.
A SA+ Ecossistema de Varejo fez uma seleção das principais movimentações e tendências compartilhadas por redes varejistas nas palestras da NRF 2024, à qual estivemos presentes por meio do nosso braço SA+ Internacional, em parceria com a Varejo180.
Matéria originalmente publicada na edição de fevereiro da SA+ Ecossistema de Varejo
Hiperpersonalização: Cerca de 90% das vendas de varejista vêm dos consumidores que estão no CRM
Humanização cria conexão e laços afetivos com o consumidor
Eficiência operacional e Retail Media são dois importantes movimentos da nova era do varejo
A inteligência artificial está por trás das decisões que tornam melhor a experiência do cliente