Cinco iniciativas para reduzir riscos nos pagamentos das vendas online

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Reportagem SA+ -

Eduardo Fregonesi, CEO da Synpacom, lista ações para evitar que seu supermercado venda e não receba

A importância do e-commerce para o varejo alimentar brasileiro cresceu muito nas últimas semanas. Além de garantir disponibilidade de produtos e boa logística de entregas, outro cuidado importante tem a ver com a redução de riscos no processo de pagamento. 

Eduardo Fregonesi, CEO da  Synpacom , empresa que oferece gestão personalizada para e-commerces, preparou cinco dicas para que seu supermercado minimize problemas com o pagamento e, de quebra, ofereça um ambiente seguro aos clientes:    

1.  Utilize certificado de segurança 

É um item praticamente obrigatório para a operação de qualquer e-commerce, dos pequenos aos grandes. Basicamente, consiste em uma tecnologia que protege as informações fornecidas pelos clientes na página, dificultando o trabalho de criminosos. A iniciativa também mostra ao visitante que a página e a navegação são seguras, auxiliando-o na tomada de decisão para concretizar a compra.  

2. Conte com um sistema de análise de risco  

Nos últimos anos, tornou-se importante para o e-commerce contar com sistemas que analisam o nível de risco de seus consumidores. Isto é, comparam padrões de comportamento dos usuários, identificando possíveis discrepâncias, como localidade e valor médio gasto. É uma forma eficiente de minimizar as chances de prejuízo por conta de estelionatários. 

3.  Escolha bem os intermediadores de pagamento 

É essencial escolher bem os intermediadores de pagamento que irão operar em seu e-commerce. Tanto para garantir que todas as transações sejam concluídas sem desgaste para o consumidor, quanto para ser uma camada a mais de segurança em tentativas de fraudes. Afinal, essas empresas também analisam os riscos envolvidos antes de liberar o pedido.  

4.  Atualize e cheque os dados cadastrais 

A base de dados de seus clientes é um dos principais ativos do e-commerce, não apenas para gerar insights para campanhas, mas também para evitar fraudes. É essencial que todas as informações estejam atualizadas e completas, pois isso permite que a loja possa verificar se o consumidor que fez uma determinada compra suspeita é legítimo – além de permitir um futuro contato para comunicar a tentativa de fraude.  

5.  Cruze as informações  

Apesar dessa vantagem, o banco de dados cadastrais de seus clientes não pode ser a única fonte de informação para o e-commerce. A principal vantagem dos negócios digitais é a capacidade de cruzar dados para construir um perfil mais completo das pessoas. Isso é útil não só para o departamento de marketing e vendas, mas também para aumentar a segurança nas transações realizadas.  

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