Câmeras acumulam e analisam dados

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Reportagem SA+ -

Com soluções de tecnologia para prevenir perdas e melhorar o atendimento no varejo, startup brasileira Gryfo espera crescer 30% neste ano

A Gryfo surgiu como uma startup brasileira de Inteligência Artificial (IA) dedicada à area de segurança, mas passou a desenvolver soluções focadas no varejo, como Check-out Infinity Vision e Gryfo Varejo. Ambas as soluções funcionam com processamento via IA e uso de câmeras.

A Check-out Infinity Vision oferece leitura inteligente de imagens, capacidade média de leitura de 40 produtos por minuto, com sistema de autodiagnóstico gerido pelo software. O principal foco da solução é a prevenção de perdas por erros e fraudes, com redução de custos nos supermercados e outros varejos. Funciona como um scanner com sensores, só que mais preciso, pois, em vez de reconhecer os produtos pelos seus códigos de barras, leva em consideração cores, dimensões, formatos e padrões de suas embalagens. Com duas torres colocadas sobre a esteira do checkout, as câmeras são capazes de “ver” os itens por diversos ângulos, identificando-os individualmente e registrando-os com alto nível de acerto, de acordo com a empresa. Já o Gryfo Varejo é a solução capaz de agregar funcionalidades que contribuem tanto para a segurança dos estabelecimentos quanto para a tomada de decisões destinadas a alavancar as vendas. Compatível com a grande maioria das câmeras de segurança já existentes nos estabelecimentos, promete precisão de 99,8%.

De acordo com Victor Gomes, CEO da empresa, o objetivo da solução é fornecer informações para sanar os gargalos no atendimento. O sistema permite verificar em tempo real o fluxo de clientes, se há alguém sem atendimento (e suas reações), se há demora em filas e se algum funcionário está desatento às suas atribuições. Com a solução é possível mapear as zonas de calor da loja, a fim de identificar os setores mais e menos visitados. Dessa forma, o estabelecimento pode rever o layout e a modelagem das gôndolas, para garantir a circulação desejada. A empresa já implantou sua solução em instituições financeiras, transportadoras de valores, restaurantes de praça de alimentação, entre outros clientes. A implantação de qualquer um dos sistemas de monitoramento da Gryfo custa a partir de R$ 150 ao mês por câmera. O custo médio para um sistema de monitoramento com seis câmeras fica em torno de R$ 15 mil por ano.

 

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