Saiba como o Barbosa Supermercados traduziu novos hábitos do consumidor em sortimento e execução em suas lojas

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Alessandra Morita - alessandra.morita@savarejo.com.br -

Com atuação na capital e Grande São Paulo, a rede se adaptou ao que seus clientes queriam. As mudanças passaram, inclusive, por treinamento dos colaboradores para ajudar o shopper na hora da compra

Foto: Divulgação

Com 31 lojas na capital e Grande São Paulo, o Barbosa Supermercados esteve atento às mudanças nos hábitos de compra durante a pandemia. A partir disso, adequou espaço e sortimento de algumas categorias que ganharam impulso no período. Entre elas estão as relacionadas à higiene e limpeza, como álcool, água sanitária, sabonete e papel-toalha. “Elevamos a participação delas nas gôndolas para garantir o abastecimento e evitar rupturas e ampliamos o sortimento para atender o cliente que passou a buscar soluções e novidades, como álcool em spray e sabonetes bactericidas”, explica Carlos André, diretor operacional da varejista.


40% foi o crescimento de algumas categorias na rede Barbosa. Parte delas tem mantido o patamar de vendas

 

Segurança na escolha

Segundo o diretor operacional do Barbosa Supermercados, a pandemia tornou o consumidor mais atento às funcionalidades dos produtos de limpeza. “Mesmo que não continue limpando a própria casa, ele estará mais ligado na qualidade do serviço executado e se manterá fiel a marcas que apresentaram melhor desempenho no momento em que colocou a mão na massa”, analisa Carlos André.

Indulgência

Tendência anterior à pandemia, esse comportamento se transformou no consumo de “pequenas indulgências”, como define André. Para ele, a satisfação e a sensação de bem-estar ao consumir esses produtos têm se fortalecido cada vez mais, assim como a compra de determinados itens que remetem a lembranças ou conferem prazer.

Alimentos

Para André, o ato de cozinhar em casa, inserido na rotina do consumidor durante a pandemia, incentivou algumas pessoas a experimentar essa atividade pela primeira vez. “Muitos continuarão cozinhando por terem gostado”, avalia o executivo. Para ajudar os consumidores, o Barbosa treina o time do açougue a dar sugestões dos cortes de carne mais indicados para cada receita. “Também incluímos no sortimento opções como o short ribs e o Brisket de Temperos para atender esse novo momento de consumo. Além disso, intensificamos nas nossas redes sociais e no site a publicação de dicas de receitas como forma de estímulo”, acrescenta o diretor.

 

“O isolamento social tem sido um divisor de águas na sociedade, impactando as relações de consumo e incentivando as pessoas a cuidar mais do lar. O consumo em casa é uma tendência que se manterá. A cozinha se transformou num cenário de desafios de novas receitas e o ‘Faça você mesmo’ ganhou ainda maior força. Essas novas habilidades e talentos que cada um descobriu durante a quarentena vieram para ficar”

Carlos André
Diretor operacional do Barbosa Supermercados (SP)

 

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