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(2 Avaliações)Alessandra Morita - alessandra.morita@savarejo.com.br - 13/01/2021
Trabalho foi iniciado antes da crise e envolveu categoria que já era tendência. Agora, a rede do interior paulista está incluindo um novo segmento que atende grupo específico de consumidores
Fotos:Divulgação
A crise da Covid-19 foi marcada pela aceleração de tendências que vinham em curso. Uma delas é a alimentação saudável, que já tinha atraído a atenção da rede
Enxuto
, com 14 lojas no interior de São Paulo. Com a pandemia, o projeto de revitalização do mix nas categorias voltadas à saudabilidade ganhou maior impulso. “Sentimos a necessidade e até mesmo a obrigação de melhorar o portfólio de produtos para atendermos melhor as exigências do shopper”, comenta Waldir Bueno de Godoy Jr., gerente de inteligência comercial da varejista. O trabalho já está implementado em todas as unidades da varejista, com adaptações conforme o cluster de cada uma. Entenda o que foi feito.
Análise de dados
Para identificar as tendências e produtos que poderiam ser incluídos no mix, a equipe do Enxuto buscou informações em diversas fontes e canais. “Visitamos, por exemplo, lojas especializadas em produtos voltados ao segmento, utilizamos matérias de revistas especializadas e ouvimos as indústrias interessadas em apresentar novas oportunidades e inovações. Também analisamos a performance de todas as categorias de saudáveis e dos fornecedores”, explica Godoy Jr. A partir dessas informações, a empresa:
- Identificou oportunidades de desenvolver produtos que já constavam no sortimento
- Conheceu os segmentos com melhores condições de ampliar o mix
- Descobriu onde estavam os maiores gaps e, portanto, as oportunidades de revitalização
Com base em tudo isso, a empresa não apenas ampliou o número de novos fornecedores, como também aumentou o mix entre os parceiros já cadastrados.
Layout das lojas
Em algumas filiais, os produtos saudáveis ficam na frente dos hortifrútis e, em outras, na mercearia. A ideia, entretanto, é migrar todas para o primeiro modelo a partir do final deste mês.
Resultados alcançados
20% Aumento no número de SKUs nas categorias de saudáveis
520 Total de itens do sortimento nesses produtos
12% Aumento de vendas nas categorias com apelo à saudabilidade
Novo segmento em implantação
Uma nova oportunidade identificada pelo Enxuto é a de produtos voltados a quem pratica esporte, como itens à base de proteína, que substituem refeições antes e depois dos treinos. Alguns exemplos são fish snacks, carne de cabra e coquetéis não alcoólicos. Segundo o gerente de inteligência comercial, o Enxuto está no processo final de cadastro dos produtos que compõem esse segmento.
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