Projeto de revitalização de sortimento aumenta vendas na rede Enxuto

Avaliação:

(1 Avaliação)

Alessandra Morita - alessandra.morita@savarejo.com.br -

Trabalho foi iniciado antes da crise e envolveu categoria que já era tendência. Agora, a rede do interior paulista está incluindo um novo segmento que atende grupo específico de consumidores

Fotos:Divulgação


A crise da Covid-19 foi marcada pela aceleração de tendências que vinham em curso. Uma delas é a alimentação saudável, que já tinha atraído a atenção da rede Enxuto , com 14 lojas no interior de São Paulo. Com a pandemia, o projeto de revitalização do mix nas categorias voltadas à saudabilidade ganhou maior impulso. “Sentimos a necessidade e até mesmo a obrigação de melhorar o portfólio de produtos para atendermos melhor as exigências do shopper”, comenta Waldir Bueno de Godoy Jr., gerente de inteligência comercial da varejista. O trabalho já está implementado em todas as unidades da varejista, com adaptações conforme o cluster de cada uma. Entenda o que foi feito.

Análise de dados

Para identificar as tendências e produtos que poderiam ser incluídos no mix, a equipe do Enxuto buscou informações em diversas fontes e canais. “Visitamos, por exemplo, lojas especializadas em produtos voltados ao segmento, utilizamos matérias de revistas especializadas e ouvimos as indústrias interessadas em apresentar novas oportunidades e inovações. Também analisamos a performance de todas as categorias de saudáveis e dos fornecedores”, explica Godoy Jr. A partir dessas informações, a empresa:

  • Identificou oportunidades de desenvolver produtos que já constavam no sortimento
  • Conheceu os segmentos com melhores condições de ampliar o mix
  • Descobriu onde estavam os maiores gaps e, portanto, as oportunidades de revitalização

Com base em tudo isso, a empresa não apenas ampliou o número de novos fornecedores, como também aumentou o mix entre os parceiros já cadastrados.

Layout das lojas

Em algumas filiais, os produtos saudáveis ficam na frente dos hortifrútis e, em outras, na mercearia. A ideia, entretanto, é migrar todas para o primeiro modelo a partir do final deste mês.

Resultados alcançados

20% Aumento no número de SKUs nas categorias de saudáveis
520 Total de itens do sortimento nesses produtos
12% Aumento de vendas nas categorias com apelo à saudabilidade

Novo segmento em implantação

Uma nova oportunidade identificada pelo Enxuto é a de produtos voltados a quem pratica esporte, como itens à base de proteína, que substituem refeições antes e depois dos treinos. Alguns exemplos são fish snacks, carne de cabra e coquetéis não alcoólicos. Segundo o gerente de inteligência comercial, o Enxuto está no processo final de cadastro dos produtos que compõem esse segmento.

 

LEIA MATÉRIAS COMPLEMENTARES

2021 fortalecerá a casa como centro de consumo das famílias: execução, sortimento e proposta de valor precisam mudar. E já

Por que conhecer o cliente a fundo e ter um posicionamento claro são as armas mais efetivas para prosperar no longo prazo?

Saiba como o Barbosa Supermercados traduziu novos hábitos do consumidor em sortimento e execução em suas lojas

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                         LinkedIn                         ,                        Instagram                        e                        Facebook                        !

 

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade