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(4 Avaliações)Reportagem SA+ - 12/09/2023
Perfil do shopper tem influenciado nas campanhas de marketing
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Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo
O número de consumidores pessoa física cresceu ao longo dos anos e hoje o Assaí já possui uma quase equivalência entre clientes do varejo e do atacado, embora ainda em algumas regiões, como no estado de São Paulo, os clientes pessoa jurídica sejam maioria.
Por isso, a rede de atacarejo, além de apostar em serviços e necessidades desse shopper varejista, com uma leitura dos comportamentos de consumo, vem investido em uma comunicação específica para cada público e região.
Marly Yamamoto, diretora executiva de marketing e gestão de clientes do Assaí, afirma que não dá para fazer comunicação massiva no Brasil, é preciso investimento em estruturas para ter um olhar cada vez mais regional.
Por este motivo, o grupo criou 4 hubs: Centro-Oeste e Norte; Nordeste; Sul e São Paulo; Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo – organizados de acordo com características em comum das regiões.
Os impactos da pandemia e os avanços tecnológicos
Os consumidores apresentaram algumas mudanças em seus hábitos de compra devido ao isolamento social. As compras online, por exemplo, tiveram um crescimento e para se adequar às novas formas de consumo o Atarejo lançou as compras de “última milha” por meio de parcerias com o Rappi e a Cornershop.
Pensando em aumentar a personalização, a empresa também adotou a estratégia “phygital” que une a loja com o aplicativo para os clientes aproveitarem ofertas mais específicas de acordo com seus gostos.
Além disso, por meio do CRM a rede oferece produtos a partir do conhecimento sobre o comportamento de compra dos clientes, algo que une o atacarejo a indústria e oferece promoções específicas para cada tipo de consumidor.
Entretanto, apesar dos avanços dos canais digitais, a loja física ainda é o local onde o cliente, principalmente os comerciantes, preferem estar.
Aniversário de 49 anos
Com a campanha “Festa em Dobro”, o Assaí irá sortear prêmios de R$ 1 milhão, casas próprias, dois anos de compras grátis e presentes instantâneos por dois meses todos os dias. As recompensas fazem parte da comemoração de 49 anos da rede e de acordo com representantes do grupo é uma das maiores iniciativas de marketing da história do Assaí.
Para alcançar mais clientes, a campanha traz a Regina Casé, atriz global, como garota-propaganda com a função de representar os públicos principais da rede: o consumidor final e o comerciante (revendedor, transformador e utilizador).
Foto: Divulgação
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Fonte: UOL