Shopper muda quantidade de SKUs adquiridos por compra

Avaliação:

(6 Avaliações)

Fernando Salles -

Dados recentes desse indicador no atacarejo paulista merecem atenção

Em média, cada tíquete de compra no formato cash & carry apresenta cerca de 22 SKUs (21,81). A quantidade é praticamente o dobro da registrada nos formatos super e hipermercado – nos quais cada cliente leva entre 11 e 12 itens por compra – e o triplo da observada nos minimercados, onde a média é de 7 SKUs por visita.

Os números são referentes à 13a semana deste ano (final de março) e constam de estudo realizado pela  Varejo 360 ,   que ajuda a cadeia de distribuição a entender o comportamento de consumidores e concorrentes. A empresa analisou, de forma detalhada, os impactos da Covid-19 no varejo do Estado de São Paulo, com base no comportamento de 41.070 shoppers que realizaram ao menos uma compra em cada um dos três primeiros meses de 2020 e de 2021.

Apesar de ser o formato no qual o shopper leva a maior quantidade a cada ocasião, o cash & carry foi o único a apresentar queda na média de SKUs por tíquete, atingindo no final de março o pior índice no intervalo analisado – desde 19 de janeiro, ínicio do período de análise em 2021, a quantidade adquirida por compra sempre ficava acima de 23 SKUs e, em dois momentos, superou a marca de 28 unidades em média. "Avaliamos essa variação como um corte na cesta de produtos da compra do mês. Será importante analisar este indicador nas próximas semanas e avaliar se esse comportamento é permanente/tendência", ressalta Fernando Faro, COO da Varejo 360 e autor da pesquisa. 

O executivo lembra que, ao analisar a média de SKUs por tíquete em relação ao ano anterior, principalmente nas últimas semanas, fica clara uma forte queda em relação a 2020 em todos os formatos. Na visão da Varejo 360, cinco fatores explicam este efeito:

  1. Compras de estocagem que ocorreram no início da pandemia em 2020;

  2. Aumento da inflação;

  3. Estagnação da renda;

  4. Medo de ficar desempregado;

  5. Fim do auxílio emergencial

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                LinkedIn               ,               Instagram               e               Facebook               !

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade