Saiba como redes estão aumentando sua rentabilidade com a seção de flores e plantas

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Bárbara Fernandes -

Sortimento, serviços, ambientação e combos estão entre as estratégias para aumentar as vendas


Foto: Divulgação. Da Santa - Unidade Vila Mariana (SP)

A seção de flores e plantas pode atrair mais clientes, estimular compras impulsivas, criar um clima agradável no PDV, aumentar o tíquete médio e a margem, além de promover a fidelização. Por isso, é importante entender como você pode trabalhar essa seção para extrair o máximo de rentabilidade.

Segundo estimativas do Ibraflor (Instituto Brasileiro de Floricultura), em 2023 houve um crescimento de 8% no setor de floricultura no Brasil em toda a cadeia. Para Willian de Wit, presidente do Instituto, um dos fatores por de trás desse resultado são os PDVs que procuram atender melhor as necessidades e desejos de seus consumidores. 

De olho nessa tendência, no final de 2021 o Da Santa  inaugurou uma floricultura anexa ao estacionamento de sua unidade localizada na Vila Mariana, um bairro da capital paulista. Assim, em conjunto ao espaço dedicado a seção dentro da loja, os consumidores encontram uma variedade maior de itens. “Após a pandemia, o costume de ter flores em casa aumentou, e não só para presentear. Por isso, pretendemos fazer cada vez mais ações com esses itens como feiras e workshops”, comenta Julio Aoki, fundador do Da Santa.


Foto: Divulgação. Da Santa - Unidade Vila Mariana (SP)


Foto: Divulgação. Da Santa - Unidade Vila Mariana (SP)

Essa iniciativa vai de acordo com o que o Veiling , cooperativa de flores e plantas de Holambra (SP) e principal fornecedora da rede, recomenda. Ter um mix de produtos amplo, preços competitivos e serviços diferenciados, como floristas para fazer buquês personalizados, são algumas das estratégias destacadas pelos representantes da empresa. 

“Posicionar a seção de flores em uma área de alto tráfego ou nas proximidades de produtos relacionados, como presentes ou cartões é uma boa estratégia. Outra forma de atrair a atenção dos clientes é criar arranjos de impacto visual, principalmente em datas comemorativas”, destaca Thamara D’Angieri, gerente marketing e produto da Veiling. 

Em sua loja, Aoki procura realizar o cross com vasos de vidro e acessórios para fazer um bom buquê, além dos chocolates e outros itens presenteáveis.

Thamara recomenda incluir informações sobre cuidados com os itens e realizar um treinamento especial com a equipe para garantir que os colaboradores estejam aptos para cuidar e vender as plantas. Além disso, a gerente ressalta que proporcionar a comodidade de ter tudo em único local atrai os consumidores. 


Foto: Divulgação. Savegnago

Mara C. Capassi, gerente comercial do Veiling, ainda informa que para montar seu sortimento, é preciso levar em consideração alguns fatores como classe social, região (clima), hábitos de consumo, área de vendas e modelo dos expositores. A gerente também comenta sobre algumas das plantas mais comercializadas pelos varejistas – orquídeas, kalanchoes, violetas, samambaiais e suculentas.

A sazonalidade tem impacto direto nessa seção, o dia das mães, dia da mulher, dia dos namorados, dias dos finados e dia dos pais são algumas das datas principais, porém é importante também explorar datas secundárias que estão em crescimento no varejo como o dia da vovó, dia da sogra e valentine’s day. Aoki comenta que conforme a data, as vendas em suas lojas podem dobrar ou até triplicar em relação ao período normal.

Em relação ao descarte ou manejo das flores não vendidas, Aoki afirma que recebe os itens semanalmente para garantir seu frescor e qualidade, enquanto Ícaro M. Vidal Guimarães, gerente de trade marketing da cooperativa, indica o uso de um planograma, além do treinamento da equipe de cuidados básicos.


Foto: Divulgação. Brasil Atacadista

“Garantir o giro é a melhor estratégia para evitar perdas ou quebras. Temos oferecido ao varejista materiais com informações de como cuidar dos produtos, além de um trabalho de trade marketing com separação por cores e tamanhos e expositores adequados e iluminados”, conta o executivo.

Para 2024 a tendência é que esse mercado permaneça em alta devido a crescente curva de aprendizagem, nas lojas, expansão de sortimento e aumento de espaço dedicado à categoria. 

Natural da terra abre espaço dedicado às plantas

Seguindo a tendência de crescimento dessa seção, em novembro de 2023, o Natural da Terra da Vila Madalena, bairro nobre de São Paulo, em conjunto com a Vasart lançou um plant shop de 332 m². Dentre os produtos oferecidos se destacam a variedade de plantas, vasos, insumos e sementes. Além disso, o local conta com profissionais para fazer o plantio, caso o cliente queira levar o vaso pronto.

O espaço também proporciona workshops voltados para jardinagem e paisagismo, uma área para montagem de presentes e mesas expositoras para os vasos e arranjos.

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