Projeto oferece auxílio e destaque aos pequenos produtores locais

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Reportagem SA+ -

O Programa Acerola funciona como uma ponte entre esses fornecedores e o varejo, valorizando os sabores locais. Saiba como funciona


Foto: Divulgação
 
O Hortifruti Natural da Terra , em parceria com a Local.e , acaba de finalizar sua primeira turma do Programa Acerola. Segundo Vicente Farah, gerente comercial da rede, o Programa tem um caráter prático focado na estruturação do negócio para o crescimento escalável e foi pensado para auxiliar os pequenos produtores a superarem os desafios da indústria de consumo massivo.
 
 
Nesta edição, das 150 empresas inscritas 13 foram selecionadas. Dentre os fatores de concentração disponibilizados se destaca o acesso – as empresas participantes tiveram a possibilidade de cadastrar seus produtos em 16 lojas da rede, e dependendo do desempenho, de se expandir para as demais unidades. 
 
Outro fator foi o conhecimento, pois as empresas passaram por sessões em grupo e mentorias individualizadas por profissionais da Hortifruti Natural da Terra e da Local.e, com longa experiência no mercado de bens de consumo, para aprimorar estratégias e se aprofundar na dinâmica do varejo. 
 
Por fim, se destaca a exposição. Os produtos das empresas participantes ganharam uma gôndola com posição extra privilegiada chamada “Sabor Local”, aumentando as chances de visibilidade dos itens.
 

Foto: Divulgação
 
Segundo Farah, o Programa surgiu devido à dificuldade do acesso de pequenos empreendedores às grandes redes, que por consequência faz com que produtos de qualidade não cheguem ou encontrem muita dificuldade para chegar ao consumidor final.
 
“Nosso objetivo é facilitar essa conexão. O programa virou uma espécie de “ponte” para conectar duas partes essenciais nesse processo: empreendedores e varejistas do setor alimentício”, comenta Farah.
 
O gerente ainda destaca quais são os fatores para definir os participantes do programa:
 
Se encaixar na categoria de produtos saudáveis (orgânicos, sem glúten, sem lactose, etc), ou produtos de empório (temperos, grãos, etc), ou adega (bebidas alcoólicas e não alcoólicas).
 
Já ter comercializado seu produto no varejo alimentar.
 
Dessa forma, a mais recente edição do Programa contou com 70% das vagas preenchidas por pequenos fornecedores atuais da rede e 30% para novos fornecedores.
 
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