Produtos locais proporcionam a chance do varejista assumir uma posição mais social

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Natasha Bin - redacao@savarejo.com.br -

Cria-se no consumidor um envolvimento emocional com as marcas e um orgulho de pertencer e valorizar a região

Investir em um mix com produtos locais pode trazer diversas vantagens ao varejista, a começar pelo relacionamento com os clientes. “O consumidor está cada vez mais consciente de suas compras e busca se identificar mais com os produtos que consome.

As marcas locais acabam se destacando nesse aspecto, oferecendo produtos mais saudáveis, sustentáveis e com propósito”, explica Leila Okumura, cofundadora da Local.e , startup que conecta varejo a marcas regionais.

O consultor Ederson Varejo acredita que agregar produtos locais é a chance que o varejista tem de assumir uma posição mais social. “Ajudar o comércio local e a indústria pequena gerando emprego é ótima oportunidade para o varejista aproveitar, valorizando os produtos regionais e agregando também valor à sua marca e consolidando essa empresa”, ressalta.

Ganhos logísticos estão entre as vantagens das marcas locais para os varejistas, além de maior proximidade no relacionamento. O consultor Ederson Varejo recomenda fazer uma visita técnica ao fornecedor e avaliar produção e qualidade dos produtos

Benefícios na opinião do varejo

Princesa (RJ)

  • “O fator social ajuda, mas, sem algumas seguranças, a conta não fecha para o varejo”, avalia João Marcio Castro, gestor comercial da rede Princesa Supermercados. Para ele:
  • “O interesse do consumidor passa por diversos fatores. Ser regional preenche uma parte desse interesse. É preciso aliar diversos outros requisitos que agreguem valor. Ser produto local não é garantia de sucesso”, diz Castro

Com 26 unidades no Estado do Rio de Janeiro, a rede lembra que tributação pode ser um ponto forte ao trabalhar itens produzidos localmente. “Por se tratar de transação dentro do Estado, há possibilidade de ganho tributário”, avalia o gestor do Princesa

Super Nosso (MG)

Para Edmilson Anacleto Pereira, diretor comercial do Grupo Super Nosso, o principal benefício é o envolvimento quase emocional do consumidor com as marcas. Ele se refere ao “orgulho de pertencer e dede valorizar o que é da região, além da economia circular”. Em linha com isso, a empresa:

  • Criou o projeto Mineiridade, dedicado aos itens com produção no Estado
  • Nele, estão incluídas marcas mineiras, começando pelas categorias em que elas são predominantes, como pão de queijo, queijos, doces, cervejas artesanais, frutas e legumes
  • Soma-se a elas a categoria de carnes, com a criação de gado Angus de alta qualidade para a marca própria de carnes da empresa, feita no norte de Minas, gerando emprego e renda para a população local. Há ainda produtos como peixes, chocolates, vinhos e azeites

Super Nosso: variedade de produtos regionais no mix
Segundo a empresa, o consumidor estabelece um relacionamento emocional com esses itens


Foto: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista SA Varejo de julho/2022

 

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