Entre as mulheres, 59% estão insatisfeitas com as soluções para o cuidado íntimo. O varejo alimentar pode reverter esse cenário ao disponibilizar modelos de execução ideais já existentes no mercado
Enquanto a categoria de produtos para menstruação e cuidado diário íntimo já está consolidada com 74%, a de incontinência avança muito pouco chegando apenas a 12%.
Esses indicadores não refletem a real demanda existente. Isso porque cerca de 45% das mulheres que menstruam já sofrem com escapes de xixi. Portanto não é surpresa o fato de 59% dessas mulheres apresentarem insatisfação com as soluções encontradas no varejo.
A falta de conhecimento dos produtos corretos, o estigma e a vergonha de falar do assunto com outras pessoas, leva a consumidora a utilizar absorventes comuns menstruais ou até mesmo protetores diários.
É importante destacar que muitas consumidoras negam sua condição por associarem à incontinência mais severa, que tem maior incidência em pessoas com idades mais avançadas.
Solução para impactar a shopper
Para superar todas essas barreiras, a Kimberly-Clark desenvolveu uma solução inovadora, o Intimus 2 em 1, que absorve tanto a menstruação quanto os escapes de urina leves a moderados.
O varejo alimentar é um parceiro estratégico ideal no desenvolvimento dessa categoria, uma vez que 80% do público nos supermercados e hipermercados, e 75% nos cash & carry, é feminino.
O Intimus 2 em 1 absorve 3 x mais que um absorvente comum
Incremento da cesta de compras
Há um aumento de faturamento devido à frequência de uso desse produto poder ser diária, enquanto os absorventes comuns são consumidos por uma semana do mês. O consumo quatro vezes maior pode gerar um incremento de 57% na cesta da shopper que compra produtos 2 em 1.
O varejo alimentar tem ainda um vasto caminho para percorrer na categoria, tendo em vista a baixa penetração dos itens para incontinência urinária leve ou moderada.
Algumas dicas da Kimberly-Clark para potencializar essa oportunidade na categoria de absorventes 2 em 1 para incontinência e ciclo menstrual:
-
A gôndola de cuidados femininos deve ser o ponto natural desse item
-
O ideal é ter a gôndola de cuidados femininos e cuidados íntimos adulto no mesmo corredor
-
Caso não seja possível, fazer dupla exposição na gôndola de adultos
A linha conta com ainda com o protetor diário Intimus 2 em 1, que absorve 2 x mais que um protetor diário comum, e o Intimus 2 em 1 noturno, que possui um sistema de dupla proteção que absorve 5 x mais
Fontes:
Brazil Kimberly Clark Project Amelia Validation Research 2021
Kantar House Hold Panel – Total Brasil – total Abs. Extreno – MAT Q3 2020
Selling Story Intimus 2 em 1
Shopper Journey. GFK Argentina. July 2019